Como estudar biologia para passar em Medicina?

Você já deve estar cansado de saber que Biologia, para quem quer passar em Medicina, é uma das matérias mais importantes para a pontuação. Mas você sabe por onde começar? Quais assuntos priorizar e como responder às questões? Quer saber como estudar biologia para passar em Medicina? Vem comigo!

Top 5 assuntos mais importantes

Vamos direto ao ponto. Em uma de nossas lives do Hackeando o Enem, nossa jornalista Ingrid Seeman bateu um papo com Digenal Cerqueira (@digebio), professor de biologia. Perdeu a live e quer assistir? Basta clicar aqui. Então vamos ao top 5! Segundo o professor Digenal, os 5 assuntos de biologia que você não pode ir sem saber para a prova do Enem são:

•  Ecologia
  •  Biotecnologia
  •  Genética
  •  Citologia
  •  Evolução

Em ecologia, você deve focar nos ciclos biogeoquímicos e formas de poluição. Biotecnologia é um assunto que pouca gente dá importância, mas sempre tem sua questão garantida. Células-tronco, transgenia, identificação de pessoas através do DNA são temas que você rapidinho dá conta de estudar e fazer as questões do Enem sobre eles. Genética não pode faltar, né? Principalmente o sistema sanguíneo (ABO). Em citologia, domine a estrutura da membrana celular, características do citoplasma e das principais organelas celulares. Por fim, mas não menos importante, evolua nas diferenças entre as ideias de Darwin e Lamarck e especiação.

Caso você tenha assistido à live, além desse top 5, o professor Digenal também deu outras dicas sobre a prova de biologia, vale a pena conferir!

Como se organizar para estudar Biologia

Se você é um medaholic comprometido conosco, provavelmente já tem o nosso planner. Beleza, planner em mãos, vamos nos organizar!

É importante que você mantenha uma rotina de estudos, não importa a quantidade de horas por dia que você dedica seu tempo a isso. Constância é o segredo da coisa. Estudar pouco todo dia é melhor do que estudar muito por 2 dias e não estudar pelo resto da semana. Por isso, defina seus horários e foque o máximo que puder naquilo que importa.

Outra dica valiosa é sempre priorizar aqueles assuntos que você tem mais dificuldade e, consequentemente, erra mais questões. Concorda que não faz sentido você dedicar seu tempo em algo que você tem facilidade? Pois é, muitos professores aconselham os alunos a sempre fazer exercícios e enxergar o erro não como falha, mas como um ponto a melhorar.

Para aprender mais sobre organização, acesse o nosso guia básico para iniciantes!

Como responder a prova de biologia no Enem

Certo, medaholic, considerando que você já estabeleceu sua rotina de estudos, identificou quais assuntos tem mais ou menos dificuldade, só falta saber qual a melhor estratégia para responder a prova, né?

Na verdade, essa é uma tarefa bem simples. Vou te relembrar que você tem que fazer primeiro as questões básicas, ou seja, aquelas em que você bate o olho e já sabe a resposta, até olha torto para ela de tão fácil que foi. Depois, procure as intermediárias, você sabe que sabe, mas ainda tem uma pulga atrás da orelha ou não domina tanto aquele assunto. Deixe as mais difíceis ou as que você não sabe por último, é muito melhor dedicar seu precioso tempo resolvendo questões que você sabe do que se prejudicar batendo cabeça por uma que você não faz ideia, concorda?

Quem nos deu todas essas dicas foi a Camila Ferreira, colunista do Arrasando na TRI! Ela aborda a melhor estratégia nos dois dias do Enem, vai lá dar uma olhada!

E aí, foram dicas valiosas ou não foram? Tem alguma sugestão para nos dar? Comenta aí embaixo!

Confira outras coisas que podem te interessar:

Como escolher uma escola médica?

Melhores países para estudar medicina no exterior