Como não esquecer o que estudo?

Como não esquecer o que estudei

Enem, vestibular direto, passar em medicina, passear com o cachorro, beber água, manter uma alimentação saudável, fazer uma atividade física, dormir 8 horas, ter vida social, descansar, ufa! cansei só de escrever, imagina você medaholic que deve fazer todas essas coisas na corrida para entrar numa escola médica. Além de todas essas coisas, paira uma pergunta no ar: Como não esquecer o que estudo?

A pergunta de milhões que vamos responder aqui nesse texto, e te ajudar nesse processo.

Um dado curioso, e é bem comum entre os estudantes, então se você anda esquecendo do que estudou, calminha aí: o ser humano tende a esquecer 70% do conteúdo que acabou de aprender, e como sair dessa curva e reter o conhecimento? Se liga nessas dicas:

Como não esquecer o que estudo?

Memorizar é bem melhor do que decorar, isso é fato. o que acontece quando você decora o assunto? Você esquece dele mais rápido do que imagina, ou seja, você não aprendeu, apenas decorou, não entendeu de fato aquele determinado conteúdo.

Lembrando que, para fórmulas de disciplinas exatas não tem outro jeito, tem que decorar mesmo, apenas nesses casos.

Nas outras disciplinas, você precisa aprofundar, aprender, e contextualizar, beleza?

Faça pausas

Eu sei que a ansiedade é grande nessa corrida de passar numa escola médica, você quer dar conta de tudo, e não quer perder tempo, porém para ganhar aqui nesse caso, é necessário fazer pausas, e isso não significa que você está perdendo tempo, medaholic, você está ganhando qualidade.

Você sabia que quando você estuda mais de 2h ininterruptas, seu cérebro perde a capacidade de assimilar as informações? e por quê isso ocorre? porque sua massa cinzenta já está cansada, ela precisa de um tempo para ganhar “um gás”.

Faça pausas de 15-20 minutos de um conteúdo para outro, e não ultrapasse mais de 2h de estudos por disciplinas, você não vai conseguir render, aprender, e a probabilidade de esquecer, ou deixar alguma coisa passar, vai ser grande.

As pausas oxigenam seu cérebro, lembre-se disso.

Faça revisões

Revisar o conteúdo é muito importante na rotina de estudos, além de você entender quais assuntos você já está dominando, e quais precisa melhorar, essa é uma excelente tática para memorização, seu cérebro entende que você já viu essa informação antes, e isso te ajuda a fixar tudinho na sua cabecinha.

Se possível faça uma revisão 24h depois do conteúdo que você estudou, essas informações estarão bem frescas na sua memória.

Escreva, escreva, escreva. . .

Eu sei, no mundo digital que vivemos, tudo é no teclado, mais rápido, não é mesmo? Porém ter um pouquinho de trabalho nas anotações vai fazer a diferença. Anote tudo à mão, força na “munheca” e escreve modaholic.

Serve para flash cards, mapas mentais, revisão de conteúdo, escrever o que você entendeu determinada disciplina. Você pode pensar: poxa, isso vai me custar tempo. Não pense assim, pense que nesse caso você terá mais qualidade, e seu tempo estará sendo bem aproveitado.

Rotina é constância.

Leia em voz alta

Depois desse tópico acima,  escrever à próprio punho, que tal ler para você, ou para alguém o que você acabou de escrever, ou que acabou de aprender, e/ou entender?

Essa é outra tática para ficar o que foi aprendido e não esquecer o conteúdo.

Nesse tópico também vale, você ensinar para alguém, seja para alguma familiar, ou formar um grupo de estudos, e explicar para seu amigo medaholic o que você acabou de estudar, veja se ele conseguiu entender, e faça essa troca com ele, os dois, ou o grupo, saem ganhando, aprendem, trocam informações e fixam o conteúdo no cérebro.

Faça simulados

Uma das melhores maneiras de estudar para determinada prova, seja Enem, ou vestibular da Universidade X, é pegar as provas antigas, dos últimos dois anos de preferência, e resolver a prova, ver o que você acertou, o que errou. Dessa maneira você vai ter uma ideia no que você precisa aprofundar, e no que você está dominando. Assim você otimiza tempo, e foca no que realmente precisa ser melhorado.