Rotina Infalível: rotina de estudos

rotina infalível

Rotina Infalível e como funciona? Existem pessoas que estabelecem rotinas só para alguns eventos específicos da vida, outras que se sentem perdidas e não funcionam de jeito nenhum sem uma rotina, e existem as que não conseguem manter nenhum tipo de rotina e acabam se perdendo totalmente nelas. Faltam 4 meses para o Enem, e sabemos que a rotina de estudos é cansativa, você deve estar de saco cheio, ou provavelmente se perdeu na rotina de estudos, se é o seu caso vem conferir o texto de hoje, separamos algumas dicas, que você já deve estar familiarizado, mas não custa nada refrescar a memória, para te ajudar a voltar com sua rotina, te dá um gás novamente. E se você é novo por aqui e quer começar organizar sua rotina, esse texto também é para você.

O que é uma rotina de estudos?

Desde o começo do nosso processo de ensino aprendizagem, quando começamos a frequentar a escola, nos é estabelecida uma rotina. A escola define horários para chegar na escola, para o início das aulas, para o intervalo, e para ir embora.

Essa é uma rotina básica que seguimos quase que mecanicamente, mas o grande desafio é manter uma rotina de estudos fora do ambiente escolar. Isso porque, organizá-la e mantê-la por conta própria não é uma tarefa nada fácil.

Entendeu o que é a rotina de estudos? Agora vamos à dica de rotina infalível.

Dica número 1: Você não é todo mundo

Tá difícil de acreditar que começamos essa conversa assim? Então vamos aprofundar um pouco mais: cada necessidade e objetivo de estudo é individual, assim como as rotinas, manias e lógicas. Já coloque na cabeça que nesse rolê aqui não existe certo e errado, mas sim o que é ou não eficiente para você. Então vamos começar esse processo com a ajuda dos universitários? A minha dica é: inicie um processo terapêutico. Se você já começou, ótimo! Bate um papo com o profissional de psicologia que te atende e trace seus objetivos pessoais e liste os itens indispensáveis em sua rotina pessoal. Vamos ser justos conosco. Para quê abrir mão do que mais gostamos na nossa vida se podemos conciliar? Agora fica o treinamento mental diário para ser disciplinado ou disciplinada. Este é um compromisso pessoal e intransferível.

Dica número 2: Crie o seu planejamento

Esqueça essa história de buscar na internet por um modelo pronto. Lembre da primeira dica: você não é todo mundo, e é por isso que não existe um modelo pronto que atenda às suas necessidades. Pense no seu dia, nos seus objetivos e sua rotina (previamente discutidos com o seu profissional de psicologia) e vamos atrás de um sistema que te auxilie na organização da sua rotina de estudos.

Vamos começar com o básico? Um caderno pode ser uma ferramenta importantíssima para o seu planejamento. Faz uma lista dos seus objetivos, mas tem que ser uma lista bem sincera com o que é possível ser feito. Não pense no número de itens, mas se os itens são possíveis de serem resolvidos.

Ordene a sua lista do mais simples ao mais complexo, pois quando lidamos com listas, a sensação de cortar um dos itens é extremamente satisfatória. Outra ferramenta interessante para se trabalhar é o Planner. Por sinal temos algumas opções de planners lá em nossa página de mimos, todos gratuitos. Ele te ajudará a se organizar a partir de uma rotina pré-formatada. Na hora de escolher um para você, avalie o que tem uma organização mais próxima à sua realidade.

As ferramentas do Workspace do Google também ajudam bastante. Você pode trabalhar com documentos, planilhas, agenda… existem vários recursos que podem se complementar. Mas caso você seja uma pessoa ousada, você pode usar o Notion, uma ferramenta online e gratuita cheia de recursos que pode te ajudar bastante nesse processo.

Então, escolha o recurso levando em consideração o tempo que vai gastar na organização, a facilidade de acesso e a praticidade no uso.

Dica 3: Defina o seu método de estudos

Existem vários métodos de estudos, mas você precisa ter bem claro em sua mente que o melhor método é aquele que é eficiente para você. Você pode conferir alguns deles na matéria Organize a rotina com o método de estudo ideal!

Que fique bem clara uma informação: você pode fazer uso de diversos métodos ao mesmo tempo, assim como abandonar aqueles que não estão sendo eficientes para você.

Dica 4: Mantenha um dia dedicado à organizar a rotina da semana

Pois é, o mundo não se acabará se você parar por um dia para montar a sua rotina de estudos funcional. Deixe bem claro sempre as suas dificuldades, os momentos de revisão e sempre dê uma atenção especial aos assuntos que mais caem nos últimos anos das seleções. A sua rotina de estudos não precisa ser de domingo a domingo e nem começar na segunda. Se para você o melhor dia é na terça, comece nela. Os horários também devem ser estabelecidos de acordo com o seu rendimento. Existem pessoas que são diurnas e outras noturnas, então concentre seus estudos no horário que mais renda para você.

Não caia na besteira de comparar a sua rotina com a do colega. Como está lá na dica 1, você é um indivíduo com características únicas. Seu rendimento é só seu e o tempo de dedicação eficiente também é único.

Nesta competição o que vale não é a velocidade e sim a eficiência.

Dica 5: Não enlouqueça!

Seu cérebro precisa ser estimulado constantemente. Não use-o apenas para os estudos, execute atividades prazerosas, isso vai fazer com que ele contribua mais com os seus objetivos.

Deixe de lado as nóias e vai passear, fofocar com a família, assistir à série ou filme que deseja… enfim, faz atividades que te dão prazer. Equilibre as obrigações com o lazer! Pode ter certeza de que o seu rendimento vai melhorar e muito.