Entenda de uma vez sobre a guerra na Ucrânia

Compartilhar:

Entenda de uma vez sobre a guerra na Ucrânia

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Quer se atualizar para a prova do Enem? Neste blog post vamos tirar suas dúvidas sobre a Guerra da Ucrânia.

E aí mediciner, como está sua rotina de estudos para redação? Não custa nada lembrar que ela é queridinha, e pode te render 1000 pontos do Enem, né? Além das competências exigidas para escrever uma boa redação, o que você precisa saber? Atualidades! Sim! Informação é tudo, para você ter conteúdo para escrever sua redação, tirar uma boa nota e ficar mais perto do sonho da aprovação.

Então, fica confortável, e vem com a melhores escolas médicas entender sobre a Guerra da Ucrânia.

Já adiantamos que, se você acha que a Guerra da Ucrânia aconteceu do nada, está enganado, tem todo um contexto por trás dessa Guerra, e se formos analisar as outras Guerras que já aconteceram, podemos perceber que não foi por um único motivo, ou do absoluto nada.

Vamos entender sobre a Guerra da Ucrânia

O ano 2022, eclodiu a Guerra da Ucrânia, mas ela não teve início neste ano, vamos lá para o passado, revisitar a história, em 1991 o fim da União Soviética, a dissolução do pacto de Varsóvia, e a manutenção da OTAN, e os acordos que foram fechados naquela época. Vale lembrar também da briga antagônica entre Estados Unidos e URSS. E qual o pano de fundo para tudo isso? O Capitalismo imperialista versus o Socialismo. Outro fator que contribuiu para o conflito da Ucrânia foi a Guerra da Crimeia, em 2014.  Percebe como esse rolê é mais profundo do que imaginávamos?

Com a dissolução da União Soviética, a Rússia fez um pacto com a Otan, e o que diz nesse pacto? Que a Otan não avançaria nos países do leste Europeu, local onde está localizada a Rússia, e nos arredores desse território estão os países que são “as grades de proteção” da Rússia. Lembrando que vários países foram criados a partir da dissolução da União Soviética, a Ucrânia foi um desses países.

Baixe nossa folha de redação e pratique sua redação para a prova do Enem!

Guerra da Crimeia

No início de 2014, a Crimeia se tornou o foco de uma das piores crises entre a Rússia e países como EUA e Reino Unido desde a Guerra Fria, depois que o ex-presidente da Ucrânia, o líder pró-russo Viktor Yanukovych, foi deposto após uma série de protestos.

O povo ucraniano estava dividido entre aqueles que queriam uma maior integração com a Rússia e aqueles que apoiavam uma aliança com a União Europeia. E Moscou decidiu intervir.

De acordo com o Kremlin, Yanukovych enviou uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, solicitando uma intervenção para restaurar a ordem na Ucrânia.

Guerra da Ucrânia: Fevereiro 2022

O atual governo da Ucrânia, chefiado por Volodymyr Zelensky, tentou fazer parte da Otan, mais uma vez contrariando a Rússia, e o que a Rússia fez? Com o sentimento de que essa atitude por parte da Ucrânia colocaria em risco a segurança nacional, invadiu a Ucrânia. 

Desde 2021 a Rússia se pronunciou abertamente, pedindo que a Otan se retirasse da região e não avançasse mais no território pactuado lá no início dos anos 1990.

Atualmente a Guerra da Ucrânia é uma guerra local, porém é um conflito que gera vários interesses, políticos, bélicos, militares, e econômicos.

Essa guerra interfere na economia mundial, muitas empresas ganhando com isso, e outras empresas que retiraram suas filiais na Rússia, impactando na economia.

Deu para ter uma noção de como essa guerra eclodiu? No mais é aguardar cenas dos próximos capítulos.

Veja mais atualidades para o Enem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?