Entenda o Método de Estudos Progressivo

Como estudar de forma eficiente

Pensando em como escolher o método de estudo que você mais se adeque a sua realidade medaholic? Preparamos mais um texto sobre método de estudos progressivo para você.

E o método de hoje é de estudos progressivo, que consiste em progredir (ah vá!) a aprendizagem a partir de um ponto zero. O objetivo desse método é atingir o pico de aprendizagem pouco tempo antes da realização de um vestibular.

Método de Estudos Progressivo: Como começar?

Um bom passo inicial é estudar apenas uma matéria por 1 hora diariamente durante um mês. Você deve manter essa rotina para que seu cérebro se acostume à ideia de que ele deve se manter concentrado naquele período, além do seu físico entender isso também.

Lembre-se de que é uma progressão

Passado o primeiro mês de estudos, avance na progressão. Passe agora a estudar duas matérias por dia durante 2 horas. No terceiro mês, acrescente uma matéria e mais uma hora e assim por diante, até você chegar num ponto que consegue estudar 5 matérias por dia durante 5 horas, totalizando uma carga horária de estudos de 35 horas semanais.

Recapitulando:

• Primeiro mês: 1 matéria/dia durante 1 hora
  • Segundo mês: 2 matérias/dia durante 2 horas
  • Terceiro mês: 3 matérias/dia durante 3 horas
  • Quarto mês: 4 matérias/dia durante 4 horas
  • Quinto mês: 5 matérias/dia durante 5 horas

Uma vez atingido seu máximo de potencial de estudos, é hora de partir para as revisões e resolução de questões. Beleza que você já estará fazendo isso desde o primeiro mês, mas agora você conseguirá voltar sua atenção um pouco mais a essas atividades. Nos últimos momentos antes da prova, ou seja, nas últimas semanas, faça e refaça questões para treinar todo o aprendizado que você obteve nos meses anteriores.

BAIXE NOSSO PLANNER DE ESTUDOS!

Não cometa esse erro!

Um erro muito comum entre os estudantes é se jogar logo de cara em um milhão de matérias de uma vez, quando isso não é recomendado. As chances de haver um declínio nos seus estudos são enormes, o que vai fazer com que seu cérebro interprete que você é incapaz de manter uma rotina de estudos, quando na verdade você só começou do jeito inadequado. Por isso eu repito: lembre-se de que é uma progressão. Comece aos poucos que você vai evoluir naturalmente.

Veja mais sobre método de estudos progressivo: