Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Compartilhar:

Enem ou Particular

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Ei caro estudante, se existe um ponto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ele se chama redação. Temida por muitos, ela é uma parte realmente importante da prova e pode ser decisiva na sua aprovação em Medicina, mas não é nenhum bicho papão. Com a preparação adequada, as chances de ter um texto nota 1000 são grandes. Nest post, eu separei algumas curiosidades sobre a redação do Enem para te provar que ela pode ser uma aliada e não uma inimiga. Vamos juntos? 

A redação do Enem é considerada um dos principais desafios dos candidatos porque ela envolve não apenas muito conhecimento teórico, mas principalmente porque requer a habilidade para transmitir mensagens de maneira clara  e persuasiva. O que isso quer dizer? Simples, saber apresentar seus argumentos com coesão e estruturar seu ponto de vista é o que te coloca mais perto da nota mil. 

A redação representa 20% da nota da prova, o que justifica a dedicação ao treino em busca de uma redação nota 1000.

Confira abaixo as curiosidades sobre a redação do Enem 

O primeiro tema

“Viver e aprender”, simples e poético. Era isso aí mesmo, medaholic. Pelo jeito, o Inep só queria estimular o potencial argumentativo dos estudantes. Já para motivar, também tinha um trecho da música de Gonzaguinha “O que é o que é”.

Modelo Dissertativo-argumentativo

A redação do Enem adota o modelo dissertativo argumentativo, pois consegue avaliar se o candidato tem conhecimento abrangente sobre atualidades e expor seus argumentos de maneira convincente. A estrutura dela tem uma introdução breve, de um parágrafo, o desenvolvimento, com cerca de 15 linhas, e a conclusão.

Quem faz a correção

A banca avaliadora da redação do Enem é composta por professores escolhidos pela Fundação Vunesp. Os textos são digitalizados logo após a aplicação do exame e enviados para os corretores. Contudo, as notas demoram um pouco mais para serem divulgadas, diferentemente do que acontece com o resultado das questões objetivas.

Segundo as regras, cada texto é enviado para dois avaliadores, que não mantêm contato algum durante a correção. Se as notas forem muito diferentes, ele é enviado para uma terceira pessoa. O resultado, então, será calculado a partir da média das duas pontuações mais próximas.

De acordo com o Inep, alguns professores chegam a corrigir cerca de 1.220 peças, o que dá uma média de 50 a 100 textos por dia. É redação pra caramba. 

A escolha do tema

Os especialistas selecionados pelo Inep fazem a escolha do tema a partir de algum fato que impactou ou exerce influência sobre a sociedade no contexto atual, seja brasileiro ou internacional. 

E aí, conhece mais alguma curiosidade que não está na lista? Conta pra gente, medaholic.

Depois de tudo que vimos, separei umas dicas para você fazer uma boa redação, aprimorar seu texto e conseguir uma redação nota 1000:

  • Mantenha o hábito da leitura e da escrita sempre;
  • Conheça as novas regras gramaticais;
  • Preste muita atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
  • Procure ser criativo e espontâneo. Evite copiar o estilo de texto de outra pessoa. 
  • Não utilize palavras de baixo calão, palavrões e gírias;
  • Mantenha distância da linguagem coloquial, informal;
  • Exercite a sua opinião e faça críticas próprias;
  • Tenha muita atenção à relação lógica das ideias (coerência);
  • Nunca se afaste do tema e do tipo de texto propostos;
  • Faça um rascunho para evitar rasuras;
  • Cuidado com as repetições de palavras e ideias. Elas podem deixar seu texto cansativo e comprometer a objetividade
  • Nunca utilize palavras ou expressões que não conheça seu significado;
  • Clareza nas ideias demonstra domínio de conteúdo e concisão no texto, capacidade de síntese.

Importante ressaltar o que não fazer na prova de redação

Quase 96 mil estudantes zeraram a redação do Enem na edição de 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Enem). O principal motivo que levou os alunos a terem a prova zerada foi redações em branco, representando 43.391 casos. Em seguida, fuga ao tema, em 28.408 casos. Os demais foram: cópia do texto motivador (7.551), texto insuficiente (6.215), não atendimento ao tipo textual (4.865), parte desconectada (2.818), e outros motivos (2.540).

A ausência da nota da redação impossibilita a participação em processos seletivos como o Prouni e o Fies. Algumas Escolas Médicas particulares também estabelecem esse como um dos critérios para desclassificação do candidato. Portanto, é fundamental entender o formato correto do texto que deve ser escrito no formato argumentativo-dissertativo. 

Se um dos objetivos da redação é conhecer o nível linguístico do candidato, e ele não produz, não pode obter nota. No entanto, o candidato que apresentar um texto com menos de sete linhas também terá sua redação anulada, pois não cumpriu o mínimo de linhas exigidas.

 

Não ultrapasse 30 linhas

Para produzir uma redação dissertativa-argumentativa, você deve seguir uma estrutura dividida em 3 partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Você deve escrever o seu texto em no máximo 30 linhas e no mínimo 8, para não ser eliminado. Porém, é praticamente impossível passar por todas as etapas do texto dissertativo-argumentativo com uma redação tão pequena!

Em suma isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

Veja uma sugestão de como você pode distribuir o seu texto no espaço que tem:

  • Introdução: 1 parágrafo com cerca de 6 linhas;
  • Desenvolvimento: 2 parágrafos com cerca de 7 linhas cada;
  • Conclusão: 1 parágrafo com cerca de 6 linhas.

 

De olho nos vestibulares diretos

Sabemos que o sonho do medaholic é passar no Enem, e escolher a universidade que gostaria de estudar, no entanto alguns estudantes já sabem qual determinada faculdade querem estudar, e se preparam especificamente para isso.

Alguns vestibulares de instituições de ensino superior possuem provas próprias, bem distintas do Enem, inclusive a redação.

Vale a pena ficar atento a isso, para saber como direcionar o estudo para cada processo seletivo.

Contudo algumas universidades seguem o modelo de prova do Enem, da Redação por exemplo. Uma boa dica na hora de estudar e selecionar a faculdade, caso você faça os dois processos seletivos.

A Faculdade Tiradentes por exemplo, utiliza o modelo de redação aplicado no Enem.

Para se inscrever no vestibular de medicina é só clicar AQUI e conquistar o seu sonho de ser MED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?