Estou com dúvidas se quero a carreira médica mesmo. E agora?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Após tanto dedicar-se, o estudante que almeja a graduação em Medicina pode se deparar com o seguinte questionamento: “será que eu realmente quero uma carreira médica?”

 

Isso acontece, geralmente, após a frustração de não se ter conseguido alcançar a aprovação por uma ou até mais vezes. E convenhamos, é realmente desanimador passar por horas de estudo e dedicação para, no final das contas, não colher os frutos do esforço.

 

Existe também a circunstância de que o estudante já seja um graduando em Medicina e simplesmente sinta que o chão sob seus pés tem começado a desabar, devido à pressão constante para manter um bom desempenho durante o curso.

 

Contudo, se essas situações já ocorreram com você — ou com algum conhecido seu —, saiba que não há necessidade de se desesperar ou se entregar às crises de ansiedade. Na verdade, não há nem mesmo utilidade em deixar que elas tomem o controle dos seus pensamentos. O que você tem de fazer é justamente o contrário: respirar fundo e tentar ser pragmático(a)!

 

Quer entender, de verdade, o que fazer se começar a ter dúvidas relacionadas ao seu futuro na Medicina? Continue a leitura conosco para descobrir!

 

Os pilares para a convicção sobre uma carreira médica

 

Como dito há pouco, deixar o nervosismo te dominar não ajuda em nada. Em primeiro lugar, tente buscar uma situação de relaxamento para em seguida começar a estruturar uma trilha de pensamentos racionais e lógicos, com leveza e estabilidade, levantando alguns pontos-chave para a sua decisão.

 

Busque uma conversa honesta consigo mesmo, direcionada a um maior e melhor autoconhecimento, de modo que as respostas obtidas realmente façam sentido para você. E para obter uma melhor compreensão a respeito da possibilidade de continuar percorrendo a jornada de uma carreira médica, é necessário que você olhe a partir de uma perspectiva panorâmica. Por isso, existem alguns pilares sobre os quais você deve voltar a sua atenção antes de fazer qualquer escolha. São eles:

 

Suas motivações

 

Antes de qualquer coisa, para que um estudante e/ou profissional sinta-se realizado e satisfeito com o caminho percorrido, é necessário que ele mantenha consigo lembretes relacionados às suas motivações pessoais. Então, sempre que se sentir desanimado(a) em relação à sua escolha, é importante questionar-se: “por que eu escolhi a carreira médica?”.

 

Suas motivações devem ser fortes o suficiente para te manter olhando para a frente e seguindo o caminho necessário para a graduação, ou mesmo para a aprovação no curso de Medicina. Caso contrário, vai ser um pouco mais difícil encontrar argumentos a favor da manutenção do sonho médico.

 

As causas da insatisfação

 

Apesar de serem o pilar central para a sua decisão, as motivações não são o único tópico para o qual você deve olhar. É importante entender também os principais motivos que tem te levado à ideia de abandonar o caminho da carreira médica.

 

Se o principal fator for relacionado à vocação ou à aptidão, talvez não seja má ideia pensar em mudar o foco para outra graduação. Afinal, o esforço que você tem feito tem o intuito de alcançar uma realização tanto profissional quanto pessoal, certo?

 

Mas se as causas do descontentamento forem circunstanciais, como o cansaço da rotina, o sentimento de incapacidade, as comparações com outros colegas ou mesmo a pressão familiar, vale a pena tentar corrigi-las pontualmente, de modo com que elas não façam a chama do sonho médico se apagar.

 

Para isso, você pode tentar abordá-las tanto por conta própria — caso sinta que consiga —, quanto conversando com outros colegas que podem estar passando pela mesma situação. Dividir o fardo com pessoas que podem entender o que você está passando pode tornar a situação mais fácil.

 

Ou ainda, se preferir, pode até mesmo buscar a orientação de um profissional de Psicologia, que lhe ajude a lidar melhor com essas questões e lhe direcione a um caminho mais claro.

 

Custo-benefício

 

Existe outra questão norteadora que pode lhe orientar em relação ao fato de seguir em frente: a relação de custo-benefício. Afinal, tempo e dinheiro foram investidos para que você pudesse ingressar na faculdade médica, certo?

 

No caso do estudante que ainda não conseguiu ingressar na graduação, a situação pode ter um peso ainda maior, já que o primeiro objetivo ainda não foi alcançado. Por isso, é importante colocar na ponta do lápis se você ainda tem recursos suficientes para se manter firme dentro da sua preparação para os exames de admissão, como o Enem e o vestibular.

 

Já no caso do acadêmico de Medicina, é interessante parar e olhar por trás dos ombros, para entender quanto do caminho já foi percorrido e se talvez não valha mais a pena continuá-lo do que deixar todo o esforço para trás.

 

Plano B

 

Certo, você pode até ter percebido que suas motivações não são tão fortes, ou que você não tem tanta aptidão para o curso, ou até mesmo que seus recursos financeiros já não são tão fartos, mas você já sabe o que fazer, caso realmente vá mudar o seu foco?

 

É extremamente importante que antes que você decida mudar de carreira, analise suas alternativas e pense em um plano B, para ter um direcionamento seguro e não vagar inerte entre as possíveis opções.

 

Diante de um cenário de incerteza a respeito das suas possibilidades, talvez possa ser válido seguir com a ideia da carreira médica, afinal, você já está mais familiarizado(a) com ela.

 

Lidar com o recomeço

 

Não é exatamente fácil para um estudante — ou profissional — saber que vai ter de começar toda uma carreira do zero e deixar alguns anos de estudo e experiência para trás. Por isso, a ideia do recomeço acaba fazendo muitos estudantes que estão inseguros a respeito de seus futuros na Medicina reverem suas decisões.

 

No entanto, existem estudantes que se sentem renovados com a possibilidade de um novo começo e, nesse caso, a mudança pode realmente vir a oxigenar sua vida acadêmica e profissional.

 

Então, se você se encontrar a ponto de bater o martelo em relação a uma troca de carreira, imagine-se na situação de começar a estudar tudo do início, novamente. Se isso não for, de fato, um problema, talvez você verdadeiramente esteja precisando de novos ares para a sua vida.

 

Conclusão

 

São raros os profissionais que nunca passaram por crises ou incertezas a respeito das suas carreiras. Existem, inclusive, algumas dúvidas que provavelmente ainda vão fazer parte da sua vida. Contudo, o que há de se fazer é manter a calma e tentar pensar, ponto a ponto, quais são, realmente, as melhores escolhas para uma tomada de decisão acertada. E lembre-se: não é porque você não se sente pronto(a) para a Medicina hoje, que talvez não se sinta amanhã. Quem sabe você e a carreira médica não cruzam seus caminhos novamente no futuro?

Gostou do conteúdo? Então fique ligado(a) no nosso site para mais informações e textos relacionados ao estudante de Medicina!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?