Estudantes de medicina e cuidado com a saúde mental

Blog
Reading Time: 3 minutes

Estudantes de medicina podem pensar que ao passarem em um processo seletivo para Medicina, todo o  estresse de estudos e dedicação integral aos livros acabaram ou, pelo menos, vão diminuir. Isso é um grande erro. Na verdade sua caminhada de intensos estudos está apenas começando. Estudante de medicina fique atento a sua saúde mental!

O curso de Medicina dura, no mínimo, seis anos e exige uma dedicação integral dos estudantes por causa da quantidade de disciplinas e atividades laboratoriais que são necessárias para formar o profissional. Tudo é feito de forma presencial. 

A universidade e depois os hospitais se tornam praticamente sua segunda casa.  Isso exige muito dos estudantes de medicina. Tanto fisicamente quanto psicologicamente e o cuidado com a saúde mental tem que ser constante. 

Vamos te dar umas dicas preciosas de como se manter bem e motivado para os desafios da Medicina!  

O que você vai ler neste artigo:

  • Cuidado com a informação em excesso.
  • Procure sempre se divertir e fazer atividades prazerosas.
  • Não perca o seu sono de vista.
  • Que tal utilizar a estratégia A.C.A.L.M.E.-SE?

Cuidado com a informação em excesso!

Informação é que não falta durante a graduação em Medicina. Nos primeiros períodos, tem o Ciclo Básico com aulas teóricas trazem um conteúdo reflexivo quanto ao exercício da profissão e matérias introdutórias onde os estudantes de medicina aprendem sobre o funcionamento do corpo humano. Depois vem o Ciclo Clínico, onde os estudantes começam a lidar com os pacientes e traz um estudo aprofundado de doenças. 

Por último, vem o Internato que é o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a jornada. São plantões em hospitais com uma rotina bem puxada. Então, informação é que não falta e você tem que saber organizar seu tempo e qualidade de estudo. 

Isso significa dizer que você tem que “ouvir” seu corpo e entender quando é a hora de descansar para repor às energias. Gerenciar o excesso de informações é o primeiro passo para cuidar da saúde mental.

Procure sempre se divertir e fazer atividades prazerosas

Participar de reuniões em família, bater papo com amigos, se alimentar bem e fazer uma atividade física são fundamentais para manter a saúde mental em dia. 

Lembre-se que durante a formação em Medicina você tem que lidar com doenças, o sofrimento do paciente e saber lidar com a morte. Muitas vezes é difícil esquecer algumas situações vividas em plantões ou no cotidiano da aprendizagem, mas você precisa construir uma rede de apoio e estratégias de relaxamento.

Nós te damos uma ótima dica para recarregar as energias: planejar viagens! Destinos próximos ou distantes podem fazer uma enorme diferença e renovar o ânimo. Não precisa ser uma viagem cara! Mas só o fato de sair dos ambientes roteiros já faz um bem enorme. Cuide do seu corpo! Boa alimentação e atividades físicas são fundamentais.

Não perca o seu sono de vista!

Dormir nunca é perda de tempo. Seu organismo precisa desse momento com qualidade para se restaurar. Cultive realmente bons hábitos para cuidar do seu sono. 

A falta de sono sobrecarrega o corpo e a mente. Então evite levar trabalho e estudo pra cama, faça uma meditação ou alongamento para relaxar. Se precisar de uma ajudinha para dormir, que tal um bom e quentinho chá de camomila? O ambiente precisa está escuro e aconchegante, ok? 

A falta de sono também causa ansiedade e pode ser uma porta de entrada para várias doenças físicas e mentais. Os estudantes de Medicina precisam manter essa rotina de sono em dia porque tudo que se aprende na universidade é importante e pode fazer uma enorme diferença no seu futuro profissional se você não consegue acompanhar o conteúdo. 

Estudantes de medicina: Que tal utilizar a estratégia A.C.A.L.M.E.-SE?

O psicólogo e pesquisador paulista Bernard Rangé, criou a estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E para ajudar a lidar com crises de Pânico e Ansiedade. Esses transtornos são os mais frequentes quando há alguma sobrecarga mental. Cada letra indica uma ação a ser feita. Vamos decorar e aplicar?

  • A – Aceite as sensações geradas pela ansiedade porque elas são passageiras.

 

  • C – Contemple o ambiente ao seu redor para que seu corpo lide com a ansiedade.

 

  • A – Aja apesar da ansiedade. Não tente fugir porque pode aumentar o medo. Continue fazendo suas atividades.

 

  • L – Libere o ar dos pulmões. Respire calmamente e profundamente. Uma dica: inspire pelo nariz contando mentalmente até três, segure o ar por mais três segundos e solte o ar lentamente pela boca contando até seis.

 

  • M – Mantenha o ritmo anterior até a ansiedade diminuir.

 

  • E – Examine seus pensamentos. Evite pensamentos ruins porque a crise vai passar.

 

  • S– Sorria porque você conseguiu passar pela crise.

 

  • E – Espere o futuro com aceitação e aprenda a conviver com os problemas.

 

Leia mais sobre esse assunto estudantes de medicina:

  1. Muita calma nessa hora, estudar para medicina também é ter saúde mental
  2. Live sobre saúde mental

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina