Internato em medicina: como funciona?

Compartilhar:

internato em medicina - procedimentos médicos de alta complexidade

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Uma das horas mais esperadas pelo estudante de medicina é o momento em que todo o seu aprendizado vai ser finalmente posto em uma prática real. Esse momento é o internato em medicina, que normalmente fica para os dois últimos anos do curso.

O internato

O internato em medicina é enfim o momento da formação profissional onde os saberes, habilidades e atitudes adquiridas ao longo dos outros períodos do curso são de fato aperfeiçoadas em 4 semestres (2 anos). Esse tempo é composto por práticas supervisionadas que culminam com a graduação de egressos com o perfil pré-definido pelas Diretrizes Curriculares de Medicina (DCM).

O curso tem como um dos seus papéis, viabilizar que aconteça o internato em todos os níveis de complexidade da Rede de Atenção à Saúde, procurando desenvolver habilidades e competências necessárias para a “práxis médica”.

Esse período consiste no treinamento em serviço sob supervisão de preceptores e docentes do curso de medicina, com uma clara função de orientar e criar vínculo adequado entre orientador e aluno para que exista toda uma rede de suporte perante o desenvolvimento das atividades. Na Universidade de Vassouras, o internato em medicina é realizado nos seguinte hospitais:

Ambos os hospitais acima estão sob a gestão da mantenedora da universidade, e nas Unidades Conveniadas a seguir:

  • UPA-Três Rios;
  • UESF dos Municípios de Vassouras, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin;
  • Centro de Atenção Psicossocial de Miguel Pereira;
  • Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – HFSE;
  • Hospital de Força Aérea do Galeão – HFAG.

Características e áreas abordadas

No internato em medicina de Vassouras, estão inclusos alguns aspectos referentes as áreas abordadas dentro dos dois anos, são elas: Atenção Básica (com foco em Medicina da Família e Comunidade), Urgência e Emergência, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

A partir das DCNs de 2014, foram instituídas novas práticas nesta etapa da formação profissional, como a inclusão gradual da área de Saúde Mental, mesmo para os alunos que seguem a antiga matriz curricular e se encontram, atualmente, nos últimos períodos. A operacionalização do Internato, referente às duas matrizes em andamento, encontra-se descrita no Regulamento do Internato, amplamente divulgado aos internos e disponível neste site.

Inscrições – Vestibular de Medicina Vassouras

Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPp

Dentre todo esse processo de internato, que sabemos que é bastante puxado, a saúde mental precisa ser pauta a se preocupar, por isso a UniVassouras possui o Núcleo de Apoio Psicopedagógico, o NAPp.

O NAPp é um setor institucional cuja finalidade é contribuir e assessorar a comunidade acadêmica em todos os diferentes aspectos que envolvem o processo cotidiano de ensino-aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e emocional, através das competências profissionais de sua equipe de trabalho.

Coordenado por uma psicopedagoga, o NAPp realiza atividades articuladas às do Serviço Escola de Psicologia (SEP). É um dos responsáveis por identificar e acompanhar pedagogicamente discentes com dificuldade na aprendizagem. Para se obter êxito nas tarefas, conta com a colaboração dos Coordenadores e professores dos Cursos de Graduação, coordenadores e supervisores/chefes de todos os setores da IES.

A participação destes é essencial não apenas no que diz respeito ao cuidado em explicar àquele que é encaminhado as razões de tal procedimento, mas também a disponibilidade para discutir as sugestões em que sejam apresentadas para auxiliar na superação das dificuldades existentes.

Saiba mais sobre internato | MEM

Dessa forma, a organização e sistematização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico se justificam em função do interesse da Universidade de Vassouras em proporcionar o bem-estar afetivo-emocional e a oportunidade de crescimento pessoal aos seus alunos, com vistas à sua formação e desempenho enquanto seres humanos íntegros e capazes; além de identificar, acompanhar e intervir pedagogicamente em disciplinas com grande retenção,
abandono e/ou trancamento.

O NAPp conta com a colaboração de uma psicopedagoga, três psicólogos e uma auxiliar administrativa; sob a coordenação de uma Pedagoga especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h. O acesso ao NAPp se faz por demanda livre do discente, por encaminhamento pelo Núcleo de Acompanhamento Discente, pelo NUPEM, pelos docentes ou pela Coordenação do Curso.

Núcleo Pedagógico da Educação Médica – NUPEM

Além do NAPp, o curso de medicina também possui o NUPEM, Núcleo Pedagógico da Educação Médica, que auxilia os alunos do curso a enfrentarem as dificuldades passadas no processo de ensino-aprendizagem. O NUPEM é responsavél por:

  • Realizar atendimento individual dos discentes com dificuldades
    pedagógicas;
  • Contribuir para o desenvolvimento e processo de adaptação dos
    discentes;
  • Acompanhar as atividades de nivelamento;
  • Acompanhar os resultados dos processos de avaliação de
    aprendizagem;
  • Coordenar a Assistência Pedagógica Domiciliar, nos casos amparados
    por lei;
  • Idealizar ações para incluir discentes com necessidades educacionais
    especiais.

Por fim, ainda existe a possibilidade do internato não acontecer de fato nos hospitais conveniados com a Universidade de Vassouras, mas em outros locais. Portanto, o estágio extracurricular não-obrigatório, quando realizado no HUV ou no HMLG de Miguel Pereira, é acompanhado pela Coordenação de Ensino do HUV, através do Centro de Estudos Professor Severino Sombra. As vagas, previstas em edital, são ocupadas exclusivamente por alunos da Universidade de Vassouras, mediante concurso de provas. Os estágios extracurriculares, realizados ou não na Instituição, são computados pelo NUPEM como atividades complementares.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?