Internato em medicina: É a melhor fase do curso?

Compartilhar:

humanização na medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Todo mediciner que tá ai vivendo a sua jornada dentro do curso já se preocupou ou ainda se preocupa com o momento que irá chegar o internato em medicina. Essa etapa do curso é um momento é essencial para desenvolver de forma prática o aprendizado dos estudantes que estão no final do curso. A realização da atividade é regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação e desenvolvida em unidades de saúde da própria universidade ou de parceiros.

Há quem pense que essa atividade é como um estagio e sim, é, porém sem toda a parte da remuneração.

O que de fato é o internato em Medicina?

Internato em Medicina diz respeito a um estágio curricular obrigatório, realizado nos dois últimos períodos do curso. Essa etapa permite que os estudantes adquiram aprendizado prático e cotidiano da profissão ao exercerem atividades em unidades de saúde como hospitais, ambulatórios e clínicas credenciadas à instituição de ensino.

Durante o internato, os estudantes desenvolvem atividades médicas em casos reais. Os internos são autorizados a sugerir soluções, mas não possuem autonomia para tomada de decisões sobre os casos, ainda que em situações aparentemente simples. O parecer final fica ao encargo de médicos e residentes.

A carga horária do internato de Medicina

O número de horas de atividade no internato não pode ultrapassar 40 horas semanais. A definição de como as tarefas serão distribuídas varia e, em geral, engloba ocupações em enfermarias, ambulatórios, estudos teóricos e plantões nas áreas de urgência e emergência. A duração do internato de Medicina é pelo menos 35% da carga horária total do curso.

Tudo que você precisa entender sobre residência médica

Diferença entre internato em Medicina e residência médica

Quem pensa em ingressar no curso, é possível que surja a dúvida sobre a diferença entre o internato em Medicina e a residência médica. Tratam-se de duas etapas distintas. O internato faz parte da graduação em Medicina, já a residência médica é realizada após a formação do curso e quando o médico tem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) da sua região.

Enquanto no internato o estudante está nos últimos anos do curso de Medicina, na residência o médico participa de uma pós-graduação na forma de especialização. Outra diferença é que internato é uma etapa obrigatória desde 1969, para a formação médica.

Vídeo: Conheça as melhores escolas medica do Brasil 

Mas… e se eu estiver no inicio do curso?

A monitoria acadêmica é uma atividade muito popular entre os estudantes de faculdades aqui no Brasil, que buscam experiência voltada à sala de aula, ou que procuram atividades extracurriculares para dar aquele upgrade no currículo antes de concluir a graduação.

Em suma, o monitor vai estar presente no dia a dia das aulas do curso auxiliando o professor e os alunos que estiverem fazendo aquela disciplina durante o semestre de monitoria. Logo, estar presente nessas etapas trará conhecimentos de como funciona o processo de aprendizagem em um curso de graduação e vai mostrar um pouco de como é a rotina de um docente na prática.

O que é monitoria acadêmica?

O foco da monitoria acadêmica é melhorar e apoiar o ensino na faculdade, portanto é uma atividade que aproxima o estudante da prática da docência e que tem, inclusive, amparo legal. A Lei 9.394/1996, diz que “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”.

O que faz um monitor?

O monitor é responsável por dar apoio à dinâmica de ensino e aprendizagem de uma disciplina. Se liga em algumas atividades desenvolvidas pelo monitor:

  • Tirar dúvidas dos alunos;
  • Orienta os estudantes ao longo das atividades propostas;
  • Participa de trabalhos e estudos em grupo;
  • Interage com o professor para apresentar andamento da turma;
  • Aprender como é a rotina acadêmica dos professores.

Qualquer aluno que esteja cursando o ensino superior pode se candidatar à monitoria, caso tenha o desejo de participar dessa experiência, que segundos especialistas da área é uma excelente maneira de atuar na vida acadêmica do curso, e no caso dos alunos de medicina, ver na prática, algumas matérias específicas, que podem ajudar a decidir sua especialização médica, por exemplo. Boas notas e participação ativa serão seus aliados.

Em suma, ao falar em critérios de seleção, a Universidade Tiradentes tem um edital próprio para esse processo seletivo de monitoria.

 

Existe vestibular unificado englobando os polos da Universidade Tiradentes.

Para se inscrever no vestibular de medicina é só clicar AQUI e conquistar o seu sonho de ser MED!

 

Leia a matéria completa sobre “Monitoria na faculdade de medicina” em: melhoresescolasmedicas.com/blog/monitoria-na-faculdade-de-medicina-voce-sabe-o-que-e/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?