Já ouviu falar em residência médica?

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

E aí medaholic, nós sabemos que você é acompanhado com uma leve ansiedade, e tô falando daquela ansiedade boa, que te leve para frente viu? Pensando em você que acabou de entrar na faculdade de medicina e já está pensando em nos seus próximos passos enquanto estudante de medicina, hoje vamos falar sobre residência médica.

RESIDÊNCIA MÉDICA, O QUE É?

Ela foi instituída no Brasil em 1977, e é mundialmente reconhecida como a forma mais adequada – e única, em alguns países – de formação de médicos especialistas.

Trata-se de uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, na forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviços sob responsabilidade de instituições de saúde (universitárias ou não), com a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. Ao final do programa de residência médica, o médico recebe o título de especialista.

É OBRIGATÓRIO FAZER RESIDÊNCIA MÉDICA? 

O Médico recém-formado não é obrigado a fazer a residência médica. Faz residência quem quer se especializar. Caso não faça, o médico não pode se declarar especialista. A aprovação em uma residência médica requer muito estudo. O processo seletivo é feito em três etapas:

  1. A primeira etapa da seleção consiste em uma prova teórica, com cerca de cem questões sobre assuntos estudados ao longo do curso: clínica médica, pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrícia e medicina social. Essa prova representa 90% da avaliação;
  2. A segunda etapa é a análise de currículo;
  3. A terceira etapa é a entrevista pessoal.

QUANTO TEMPO DURA?

O ingresso em programas de RM credenciados se dá mediante processo seletivo e chamamento público. A duração dos programas varia de dois a cinco anos. A especialização em determinadas áreas de atuação pode acrescentar um ou mais anos em alguns programas. O financiamento da RM no Brasil é majoritariamente público.

São concedidas bolsas mensais (valor bruto de R$ 3.330,43 em 2020), em regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais. As bolsas de RM podem ser custeadas por múltiplas fontes.

O Ministério da Saúde, principal financiador, aloca recursos em bolsas vinculadas a políticas dirigidas ao SUS, como o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), enquanto o MEC financia bolsas de hospitais universitários federais.

As secretarias estaduais da saúde são a segunda principal fonte financiadora de RM, mas também há bolsas pagas por municípios, hospitais filantrópicos e hospitais privados.

VEJA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?