Entenda como funciona a lista de espera Sisu

Depois de uma longa caminhada com cursinhos, maratonas de estudos, fazer Enem, sonhar com o curso superior, perder noites e tanto mais, você deve ficar tão perdido no meio disso tudo que parar pra entender o que é Sisu ou como funciona demanda de um tempo que você não tem. Tudo isso é fato! Porém, para te ajudar, explicaremos como funciona a lista de espera Sisu.

Mas vamos lá, nós entendemos toda sua caminhada nesse período, mas na hipótese em que  não rolou Enem, não rolou nota de corte, você não conseguiu se classificar em nenhuma das duas listas de opções e aí pensa “E AGORA O QUE FAÇO?”

Existe esperança! Após a divulgação do resultado das listas, há uma chance para os inscritos na lista do Sisu, a lista de espera.

Entenda a lista de espera:

A lista de espera é destinada aos alunos que não foram classificados em nenhuma das opções dos cursos do Sisu. As vagas que não foram preenchidas ficam à disposição da galera da segunda onda. Podem participar da lista de espera os estudantes que se inscreveram para o SiSU dentro do prazo regular e não foram convocados em nenhuma das opções de cursos.

O período de inscrições é aberto logo após a divulgação da chamada regular, pela internet. Para tanto, depois de divulgada a chamada regular, os estudantes devem acessar a área do candidato, no site do SiSU, e marcar a opção “participar da lista de espera”.

Mas veja bem, você tem que ficar ligado, porque nem o Sisu, nem ninguém vai te avisar que chegou a hora da segunda chance, e chegou a hora da lista de espera, você tem que ficar colado no site e ver todas informações para não perder essa mais essa chance.

Terminado o prazo para participação na lista de espera, o Ministério da Educação (MEC) repassa a relação de interessados às instituições participantes, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes. Para saber se foi convocado dentro da lista de espera do SiSU, o estudante deve estar atento aos meios de divulgação utilizados pela própria instituição.

Agora que você sabe como funciona a lista de espera do Sisu, vem ver mais um pouco sobre o passo-a-passo para inscrição!

Inscrição:

. Primeiro de tudo, você irá acessar o site oficial do Sisu e escolher a opção “Fazer Inscrição”

Sisu

. Em seguida, escolha a opção “Entrar com GOV.BR”e vá em “Sisu”
. Pronto, sua inscrição foi realizada.

Se mesmo depois de inscrito e com as opções de curso escolhidas, você ainda não conseguiu seu sonho em passar em Med, a segunda chamada pode ser sua salvação.

Mais resoluções sobre o sistema de vagas, você pode conferir aqui

Aaaaaaah e lembrando que só podem participar do processo do SISU quem obteve nota maior que 500 na redação, e não zerou nenhuma das provas do exame.

Confira outras coisas que podem te interessar:

Como aliviar a tensão na espera do resultado do Sisu

Tudo sobre o Sisu