Como funciona o processo para se inscrever no sisu

Medicina no Sisu

Resultado do Enem saiu semana passada e agora? Agora a corrida para se inscrever no Sisu começou, e você já começou a se alongar para dar início a essa corrida, quer dizer, começar as inscrições para o Sisu?

Que o Sisu é um programa que veio para ajudar você através de benefícios, como participar de inúmeros processos seletivos ao mesmo momento, e sem passar por provas, todo mundo já sabe né?

A cada ano, o sistema tenta ser gradativamente mais simplificado, e com diversas utilidades para o aluno, porém mesmo assim ainda existem algumas dificuldades que podem acontecer na sua rotina, e está tudo bem caso você tenha alguma dificuldade, por isso é importante ficar atento a algumas recomendações para não se perder.

COMO SE INSCREVER NO SISU?

As inscrições para o Sisu são abertas duas vezes ao ano. Mas é preciso ficar atento ao prazo das inscrições e se cadastrar dentro do tempo disponível. E em relação ao prazo é só ficar ligado aqui no portal, ou em nossas redes sociais que avisamos viu?

DATA DE INSCRIÇÃO:

15/02 até ás 23:59 do dia 18/02.

Como se inscrever?

Acesso ao sistema, entre 00h do dia de abertura das inscrições e 23h59 do dia de encerramento; (aviso de amiga, o sistema sempre trava no início das inscrições então se não conseguir acessar não precisa se desesperar que depois volta ao normal).

Confirmação de dados  – é necessário certificar que todos estão corretos e alterar os que estiverem errados;

Pesquisa de cursos – a pesquisa pode ser feita por cidade e por instituição de ensino;

Escolha de cursos – o estudante poderá escolher a primeira e a segunda opção, de acordo com o seu interesse. Também é possível conferir a quantidade de vagas disponíveis por ampla concorrência ou por ações afirmativas e as notas de corte.

Separamos uma listinha de coisas para você se ligar antes de fazer a inscrição.

1. Estude a lista de opções das universidades

Um dos primeiros passos que você deve fazer é estudar toda a lista de opções antes de fazer a inscrição.

Por que, você pode questionar. Porque é importante que você saiba o que cada instituição pode agregar para você, e como sua nota pode ser usada de forma estratégica em cada uma das opções.

1. Se liga na nota de corte

Seja o stalker de nota de corte (não precisa ser stalker na linha Joe do seriado You quem acompanha o Medflix tá ligado rsrs) você precisa entender como as notas funcionam em cada instituição, lembrando que as notas de corte podem variar ao longo do processo e suas expectativas também.

1. Olhos de rapina

Se você não sabe o que é olhos de rapina, calma! A gente explica rapidinho. Rapina são aves que possuem visão de longo alcance e são destemidas, caçadoras natas. Dito isso, vamos lá.

Não tenha receio em fazer alteração de curso ou instituição, saiba que você é o ponto principal de todo e qualquer processo, ampliar sua visão nunca é demais.

1. De olho na sua caixa de e-mail

Nunca deixe de olhar o email, lembrando que a maioria das universidades poderá entrar em contato com você por lá, então lembre de acessar diariamente.

1. Documentação na mão

Deixe toda a documentação necessária separada e se atentar com os prazos, com certeza você não vai querer ficar de fora. Foco na organização.

Que tal agora conhecer alguns aplicativos que poderão te ajudar nos estudos?