O que você precisa saber sobre português

o que você precisa saber sobre português

O que você precisa saber sobre português para ter um bom resultado seja no Enem, ou em provas de vestibulares diretos. Vem com a melhores escolas médicas nesse texto, que vamos te explicar.

Dentro das noções de linguagens, o que é cobrado na prova de português?

Interpretação de texto

É o conteúdo mais básico dessa disciplina, e esse conteúdo não vai só te ajudar na prova de português, ela vai ser essencial em todos os conteúdos, de todas as disciplinas, está ligado a habilidade leitora, e a maneira como você entende os enunciados das questões, dominando a interpretação de texto, você pode ter mais chances de acertar questões. Passa pela leitura de textos e resolução de questões.

Dicas para Interpretar um texto:

• Leia lentamente o texto todo
  • Releia o texto quantas vezes forem necessárias
  • Sublinhe as ideias mais importantes
  • Separe fatos e opiniões
  • Retorne ao texto sempre que necessário
  • Reescreva o conteúdo lido.

Tipos e gêneros textuais

A tipologia textual está relacionada a aspectos que são abstratos, são grandes conjuntos de elementos, e dentro desses conjuntos são colocados textos que possuem objetivos.

Tipologia narrativa: textos que têm objetivo de contar uma história, não importa como essa história vai ser contada.

Gêneros textuais são características específicas, ou que se repitam, por exemplo, toda crônica vai ter uma característica X, todo conto vai ter uma característica Y.

Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais não têm uma estrutura limitada e definida, logo, eles são bastante diversos. Além disso, eles podem sofrer algumas modificações ao longo do tempo, devido às mudanças de comunicação na sociedade.  Dentre os gêneros textuais mais comuns estão: conto, crônica, artigo, resumo, receita culinária, carta, propaganda, novela, dicionário, resenha, poema e e-mail.

Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade. Ou seja, resumidamente, os tipos textuais são responsáveis pela forma como um texto se apresenta, e os mais usados são: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

Funções da linguagem

São as formas que usamos para nos comunicar,  organizar a fala, levando em consideração qual é a mensagem que queremos  transmitir e a intenção por trás dessa mensagem. Cada uma das funções da linguagem desempenha um papel relacionado aos elementos presentes na comunicação. Existem 6 tipos de linguagens e cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto. Assim, elas determinam o objetivo dos atos comunicativos.

Os 6 tipos de linguagens:

• Função Referencial
  • Função Emotiva
  • Função Poética
  • Função Fática
  • Função Conativa
  • Função Metalinguística.

Lembrando que não são só esses os conteúdos que você precisa dominar em português, aqui foi uma pequena dose da melhores escolas médicas para você, continue nos acompanhando para mais conteúdos.

O que você precisa saber sobre Geografia.

Já conhece nosso perfil do Instagram?