Otimismo e medicina: história do aprovado

História do Aprovado

Na história do aprovado de hoje, vamos falar sobre otimismo e medicina, estrelando Tainah Fontes Ramos, estudante do quarto período de medicina da Universidade Tiradentes (SE).

Ei, medaholic, estamos chegando cada vez mais perto do Enem, e nessa altura do campeonato, o cansaço está batendo, né? E a desmotivação? Essa também pode abalar sua rotina, mas calma, respira, vem recuperar o foco com essa história do aprovado de hoje.

Medicina sempre foi sua primeira opção?

“Com certeza! Parece clichê falar isso, mas, dentro de mim, desde pequena, sempre soube que cuidar do outro seria o que encheria os meus olhos e o meu coração.”

No meio do caminho, pensou em desistir?

“Nunca pensei em desistir, mas afirmar que foi fácil e que o desânimo nunca tomou conta, não seria condizente com a realidade. Todavia, quando temos certeza do que queremos e quando temos uma forte rede de apoio, que foi o meu caso, desistir não se tornava uma opção. Minha família, meus amigos e alguns professores me ajudaram muito nisso.”

E a saúde mental?

“Confesso que eram dias e dias. Tinham momentos em que estava motivada para estudar e para seguir todo o cronograma necessário, mas, tinham outros em que o cansaço vinha à tona e a saúde mental ficava prejudicada. Por isso, aconselho cuidar dela com muito zelo, procurando ajuda de um profissional capacitado, para que ela não seja um obstáculo no caminho de vestibulando que já não é nada fácil.”

Enem? Ou vestibular direito?

“No ENEM passei em outros cursos que não desejava e nas particulares – em Sergipe, na Bahia e em Maceió- passei em medicina.”

É da galera do cursinho ou galera que estudou em casa?

Fiz cursinho e indico demais! É nele que você amadurece o seu conhecimento, que entende  o universo do vestibular, e que aprende a estudar da forma correta. Acredito que estudar em casa é muito desafiador, principalmente para quem não tem disciplina ou está desmotivado.”

Método de estudos

“Eu usei o método de estudo reverso, no qual estudava em cima das questões daquele vestibular que desejava passar. Então, eu pegava questões de vestibulares anteriores daquela banca, fazia simulações do dia da prova, contabilizava erros e acertos e depois tirava todas as dúvidas. Com isso, eu conhecia a banca e conseguia ver a minha evolução. Sempre fui bem organizada, então anotava todos os meus erros, quantidade de acertos de cada matéria e fazia um cronograma que eu conseguisse cumprir. Acredito que organização e planejamento é o segredo.”

Como é sua rotina de estudos agora que é estudante de medicina?

A rotina é puxada, mas, satisfatória e bem diferente da realidade da escola e do cursinho. O método de ensino da faculdade que estudo é o PBL, que é uma metodologia ativa de ensino, em que tenho algumas aulas “expositivas”, tutoria e convivência nas Unidades básicas de saúde(UBS) toda semana.”

A vida na prática do estudante de medicina

Eu estou gostando bastante do curso, apesar de terem momentos, principalmente em semana de prova e em final de período, em que o cansaço toma conta e a preocupação em dar conta de tudo também. Mas, no final, sempre dá certo. A faculdade, desde o primeiro período, nos faz lidar com a realidade dos postos de saúde e com os pacientes, o que já me fez sentir o prazer do que é cuidar do próximo e do quanto é importante ter um olhar humano frente aquele indivíduo.”

E a especialidade, já decidiu?

Nossa, ainda não! O universo é bem amplo rsrs. Entrei pensando em pediatria, mas hoje já admiro a ginecologia e obstetrícia e várias outras”

Tainah tem um recado para você, medaholic.

“O recado que dou para quem está vestibulando, é o que falo para todos os meus alunos de aula particular que estão na mesma situação de vocês: nunca desistam dos seus sonhos, por mais distante que você ache que a realização deles esteja. Deus sabe o tempo certo para todas as coisas, basta você confiar nEle e fazer a sua parte.”

Tem novidade para você medaholic,se liga no link abaixo:

Edital vestibular de medicina Emescam 2023.1