Começamos com o choque de realidade que é bem importante nesse processo, a partir de hoje, 13 de maio, faltam 6 meses para o Enem, e se você quer passar em medicina estudando nesse período é possível.
Antes de qualquer coisa, você precisa entender:
Comprometimento: com você, com seu sonho, e com o processo de estudar. A melhores escolas médicas não faz milagre, mas está aqui para te ajudar, e você precisa ter consciência de tudo que vai acontecer daqui para frente. Não tem truque mágico, mas com esforço, trabalho e vivenciar essa estratégia de maneira correta.
Estratégia para aprovação
Pense nesses 6 meses para o Enem de forma certa, o que pode te impedir de conseguir um bom resultado é a sua mente.
Repita: EU AINDA TENHO 180 DIAS DIAS ATÉ O ENEM. Pensar dessa maneira faz com que seu cérebro comece a buscar alternativas para aproveitar esse tempo, e não focar o lado da escassez, do pessimismo. Aproveite esses 180 dias do jeito que puder, porque será fundamental.
180 dias de uma rotina é bastante tempo, dê preferência a qualidade e não quantidade, e elimine todos os sabotadores, por exemplo, uma tia, um amigo, pai, mãe, que pode virar para você e dizer: não estudou antes e agora quer começar? Isole esses comentários, fortaleça sua mente, e lembre do seu sonho e do seu querer, você é capaz, e isso é possível.
Esse será o melhor Enem da sua vida, você está construindo sua estratégia da melhor maneira e terá o melhor resultado.
Nem só de estudo vive o medaholic
- Se você quer fazer o melhor Enem da sua vida, cuide do seu bem estar, dormir 7/8h por noite, descansar é essencial para estar descansado durante o dia, no momento que você dorme é quando você fixa o conteúdo estudado durante o dia.
- Faça uma atividade física, seu cérebro funciona melhor.
- Faça coisas que te dão prazer, cinema, maratonar séries, sair com amigos, ver a família, se for da balada se joga (com moderação).
- Passar em medicina não precisa ser sofrido, pelo contrário tem que ser prazeroso, vai ser fundamental no seu resultado.
- E por que isso é essencial? Porque 6 meses só de privações é desgastante, em algum momento você pode ficar sobrecarregado, estafado, ansioso nível hard, e chutar o balde, e depois para pegar esse balde de volta é mais difícil. Então foca no bem-estar.
Priorize conteúdos para passar em medicina
- Se esse texto fosse escrito em Janeiro você não teria tempo de estudar tudo, e hoje 13 de maio, faltando 6 meses, continua não dando tempo de ver tudo. Então relaxa, e o que importa é sua estratégia de estudos, existem provas e conteúdos mais importantes!
- Pesquise a faculdade que você quer, leia o edital, veja quais conteúdos têm mais peso na referida faculdade, não dá para começar a estudar sem isso. tem que estudar tudo de tudo, mas focar no peso das provas do Enem que cada faculdade cobra, isso também vale para vestibular direto, certo?
- Independente do peso, quando falamos no Enem, você precisa focar em duas disciplinas: Redação e Matemática, elas são provas que podem colocar sua nota lá em cima.
- Escreva uma redação por semana e a corrija.
- Matemática, estude todos os dias, pelo menos 30 minutos por dia, comece pela matemática básica, para evoluir nos outros conteúdos. Foque nesses conteúdos: trigonometria, geometria analítica, probabilidade, análise combinatória, algoritmos, normalmente são conteúdos que caem no Enem de forma mais complexa. Vale ressaltar que a matemática básica serve para outras disciplinas como biologia, física, química e geografia.
- Estude os conteúdos mais recorrentes, e como saber quais são esses conteúdos? Respondendo provas antigas do Enem. Além de conhecer os conteúdos, você vai saber como está seu desempenho, o que você domina e o que você precisa melhorar.
- Domine habilidade leitora.
- Organize sua rotina de estudos. Esses conteúdos precisam estar bem distribuídos no seu dia a dia.
- Exceto matemática, você pode ter flexibilidade nos conteúdos estudados.
- Corrija todas as questões que você errou. Não adianta responder, e não corrigir, vai ser perda do seu precioso tempo.
Veja mais dicas para passar em medicina:
Como organizar seu horário semanal?
Planner de estudos
Quer mais dicas, se liga nessa live com Camila Ferreira, especialista em TRI.