Por que financiar o curso de medicina?

Compartilhar:

medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O curso de medicina é uma das graduações mais caras do Brasil, e muitas vezes, o sonho de seguir essa carreira é interrompido pela falta de recursos financeiros. No entanto, financiar o curso de medicina pode ser uma excelente opção para aqueles que desejam realizar esse sonho. Neste artigo, vamos discutir três motivos pelos quais vale a pena considerar o financiamento do curso de medicina.

Acesso a oportunidades melhores

O curso de medicina é uma graduação exigente e longa, que envolve muitas horas de estudo e dedicação. No entanto, ao final da graduação, o médico formado tem acesso a diversas oportunidades de carreira, seja na área pública ou privada.

Os médicos podem atuar em clínicas, hospitais, laboratórios, consultórios e até mesmo empresas, como consultores médicos. Além disso, existem diversas especializações que um médico pode seguir, como cardiologia, neurologia, oncologia, pediatria, entre outras.

A remuneração de um médico é uma das mais altas do país, e com a demanda crescente por profissionais de saúde, a tendência é que essa remuneração continue a crescer. Financiar o curso de medicina pode ser a chave para ter acesso a essas oportunidades e a um futuro promissor.

Investimento no futuro

Financiar o curso de medicina é um investimento no futuro. Ao se formar, o médico terá uma profissão estável e bem remunerada, o que permitirá pagar os financiamentos e ainda ter uma vida confortável.

Além disso, o médico formado pode se dedicar a ajudar outras pessoas, seja através do atendimento médico ou da pesquisa científica. A medicina é uma profissão que tem um impacto significativo na sociedade, e o médico pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar a salvar vidas.

Financiar o curso de medicina é, portanto, uma forma de investir em si mesmo e no bem-estar da sociedade. O médico pode ter a satisfação de saber que está fazendo a diferença na vida das pessoas.

Tipos de financiamento

Para começar temos que destacar o maior financiamento público de educação do Brasil, o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil
O fundo de financiamento estudantil é um programa federal criado pelo Ministério da Educação em 2001 e que passou por algumas mudanças com o tempo. O programa de Financiamento público concede financiamento para estudantes que farão o curso em Instituições de Ensino Superior Privada que aderem ao programa, como, por exemplo, a Universidade de Vassouras.

Youtube | Vale a pena financiar medicina pelo Fies?


Como participar do FIES?

Para participar do Fundo de Financiamento Estudantil é necessário cumprir alguns requisitos.

O candidato deve ter feito o Enem a partir de 2010 e diferente do Sistema de Seleção Unificada(SISU) o candidato pode escolher qual a edição do Enem ele poderá usar, o que dá a possibilidade do candidato escolher o ano em que teve o melhor desempenho. Além disso, tem que possuir média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. No entanto, não basta apenas participar do Enem, os candidatos devem ter renda familiar bruta mensal de até 3 (três) salários mínimos por pessoa.

Saiba mais em: Financiamento Público | Portal MEM

Pravaler

O Pravaler é provavelmente um dos programas privados de empréstimos estudantis mais conhecidos do país, oferecendo uma solução para quem deseja financiar cursos de graduação, incluindo medicina. O programa é oferecido a partir do 4º mês de graduação, o que significa que pelo menos o 4º período do programa a ser financiado deve ser cursado.

O processo de inscrição é totalmente online e não é necessária nenhuma agência bancária. As taxas e juros do Pravaler dependem da IES (Instituição de Ensino Superior) selecionada, por isso é importante realizar uma simulação.

É importante destacar que para contratar o financiamento do Pravaler é necessário que a instituição tenha convênio com o programa. O Pravaler disponibiliza uma lista com as Instituições de Ensino Superior que aceitam esse financiamento.

Santander

O Santander é um dos bancos que oferece crédito estudantil vinculado a diversas instituições de Ensino Superior espalhadas pelo Brasil. Para aderir ao financiamento do Santander, é imprescindível que o solicitante seja correntista do banco e esteja no mínimo no 4° período do curso. Também é preciso que exista um fiador para arcar com as dívidas em caso de inadimplência.

O financiamento pode ser renovado periodicamente e possui taxas a partir de 1,82% ao mês. O valor é debitado automaticamente da conta do contratante.

Bradesco

Com o Bradesco, você pode ter até 100% do valor do curso financiado. Primeiramente é preciso checar se a instituição possui convênio com o banco e realizar o passo a passo para solicitar o crédito:

  • 1 – O estudante faz a solicitação para pagamento do valor total do semestre com a Universidade;
  • 2 – Leva esse valor até o Bradesco para que seja feito o cálculo de juros e solicita o empréstimo;
  • 3 – O valor é repassado em parcela única para a instituição;
  • 4 – O aluno paga o valor diluído + os juros do banco mensalmente, descontado na conta corrente por até 12 meses, ou seja, o dobro do tempo para o pagamento de um semestre.

Saiba mais em: Financiamento Privado | Portal MEM

Conclusão

Financiar o curso de medicina pode parecer um grande investimento, mas os benefícios a longo prazo compensam o esforço. Acesso a oportunidades melhores, investimento no futuro e realização de um sonho são apenas alguns dos motivos pelos quais vale a pena considerar o financiamento do curso de medicina.

Se você tem o sonho de ser médico, não deixe a falta de recursos financeiros impedir a realização desse sonho. Existem diversas opções de financiamento, como o FIES e o ProUni, que podem ajudar a tornar esse sonho realidade. Invista em si mesmo e no seu futuro, e seja um médico que faz a diferença na vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?