Por que um plano de carreira é importante na medicina?

O que cai no vestibular de medicina?

Quando você é estudante, a coisa na qual você mais pensa é, provavelmente, ingressar numa faculdade de medicina, aproveitar ao máximo cada experiência e se formar com mérito. Mas e depois? É aí que entra o plano de carreira.

Tudo bem que a gente não precisa ficar queimando etapa, no entanto é interessante que você saiba quais são as possibilidades para buscar aquelas que estão mais alinhadas às suas expectativas e desejos.

Então vamos descobrir o que é e como o plano de carreira é importante para a sua jornada médica. Leia até o fim!

O que é um plano de carreira?

Um plano de carreira, como o nome bem diz, nada mais é do que um projeto profissional de crescimento. Ele pode ser feito, geralmente, por empresas com uma estrutura formal e bem desenhada das metas a cumprir, habilidades a desenvolver e dos caminhos possíveis para escalar na carreira.

Contudo, mesmo sozinho você pode traçar o seu próprio plano para chegar aonde quer, seja como profissional contratado por clínicas e hospitais ou com um consultório próprio.

Uma das possibilidades para a sua carreira são as especialidades médicas. Se você optar por esse caminho, você terá pela frente seis anos da graduação, dois da residência e o tempo da especialidade que escolher.

Eu entendo que pode parecer muito tempo, mas lembre-se de que o seu conhecimento poderá salvar muitas vidas e ainda gerar uma renda maior para você.

O curso de Medicina da Universidade de Vassouras conta com uma estrutura de alto nível para capacitar os alunos durante a graduação e para especialidades logo depois.

Por que o plano de carreira é importante?

Ao longo da vida, podemos nos sentir perdidos, principalmente se as coisas não saem como o esperado. Nesse sentido, ter um plano de carreira é importante para que você entenda para onde está indo na sua jornada médica.

Dessa forma, se algo sair dos eixos, você terá uma visão mais clara sobre a situação e poderá escolher contornar o problema e voltar para o caminho traçado ou mudar de direção já que a nova poderá ser mais interessante e fazer mais sentido para você.

Qual é a média dos salários médicos no Brasil em 2023?

Agora vamos falar de dindim que não é tudo, mas é bem importante para a sua vida!

Quem define o piso salarial do médico é a Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Os valores são fixados tendo como base a chamada Lei do Médico (Lei n° 3.999 de 15 de dezembro de 1961), que dá disposições sobre o salário mínimo de médicos e de cirurgiões dentistas.

Para o ano de 2023, o piso foi fixado no valor de R$ 18.709,99 pela jornada de 20 horas semanais. O valor da consulta foi estabelecido pela entidade foi de R$229,77.

Preciso entender de tecnologia para me dar bem no mercado?

É fato que a tecnologia está presente na medicina, seja por meio da telemedicina ou do uso de robôs na realização de cirurgias que viabilizam procedimentos menos invasivos, próteses feitas em impressoras 3D.

Nesse contexto, a inteligência artificial e o big data podem antecipar diagnósticos e direcionar os profissionais. Além de detectar alterações em exames mais facilmente, o que proporciona o tratamento preventivo de doenças.

A comunidade médica extrai diretamente da fonte de desenvolvimentos tecnológicos e suas aplicações no campo da saúde. Portanto, é de extrema importância que estudantes e profissionais médicos estejam atualizados com as novas tendências e eventos atuais da medicina. O aprendizado não termina com a obtenção de um diploma.

Como o intercâmbio contribui para a valorização do médico

Para todo estudante, fazer um intercâmbio de medicina e ter uma experiência internacional pode ser uma oportunidade marcante e, muitas vezes, um divisor de águas em sua carreira estudantil e profissional.

O contato com outros sistemas de saúde e a possibilidade de vivenciar experiências possibilitadas por outra cultura contribuem para a tomada de decisões importantes. Isso principalmente no que diz respeito para onde seguir depois da graduação.

Quando se fala em medicina, então, a coisa se torna ainda mais interessante já que é possível ter contato com outro tipo de formação e atendimento médico e isso contribui para a valorização do currículo profissional.

Curtiu esse conteúdo? Então você também pode gostar: Quais especialidades médicas pagam melhor?