Redação: como estuda isso, gente?

Compartilhar:

Redação: como estuda isso, gente?

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

A redação é a prova mais importante do Enem e, por isso, muitos estudantes têm tanto medo dela. Mas será que realmente a redação é um bicho de sete cabeças? Será que não existe um meio de fazer redações de forma fácil? Afinal, como estuda isso, gente?

Primeiro passo: entenda o tema

É triste, mas você não vai nem saber por onde começar sem nem ter entendido o tema proposto. Uma dica para compreender o que o tema pede é destacar as palavras-chave e relacioná-las. Por exemplo, na redação do Enem 2021 o tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Em até 30 linhas, os estudantes tiveram que redigir uma dissertação-argumentativa propondo soluções para esse problema.

Já no Enem de  2019, o tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, temos como palavras-chave democratização, acesso, cinema e, claro, Brasil. O tema citado não quer saber apenas sobre cinema, não quer saber sobre a democratização de qualquer serviço, ele quer que você fale sobre o acesso ao cinema, se existe ou não essa democratização e quais os problemas enfrentados nesse meio. Entendeu?

Lembre-se que o tema sempre virá relacionado ao Brasil, por isso, fique atento na hora de pensar nos argumentos para trazê-los à realidade brasileira e não ficar algo muito amplo. Outra dica para entender o tema é ler os textos motivadores, afinal, eles não estão ali à toa. Eles servem de norte para que você compreenda o que o tema quer que você escreva.

Texto dissertativo-argumentativo

Entendido o tema, é importante que você saiba o tipo de texto que está produzindo. Afinal, para saber como escrevê-lo, você precisa saber sua estrutura e seu objetivo principal. A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, é um texto no qual você constrói e defende seu ponto de vista. Portanto, você deve apresentar uma tese inicial e os argumentos que embasam o seu ponto de vista, a fim de desenvolvê-los no corpo do texto.

Baixe a nossa folha de redação!

Estrutura de uma redação dissertativo-argumentativa

Como eu disse agorinha, você precisa saber a estrutura desse tipo de texto. A redação dissertativa-argumentativa é dividida em três partes:

  • Introdução: tese e ponto de vista
  • Desenvolvimento: argumentos
  • Conclusão: proposta de intervenção

Introdução

A introdução exige que você contextualize o tema, seja por meio de uma série, um filme, uma música, um documento oficial (como a Constituição ou um Tratado), um livro, enfim, o que você tiver nas mãos que sirva de contextualização para o tema.

Por exemplo, digamos que o tema seja “saúde pública no Brasil”. Você pode contextualizá-lo utilizando a Constituição Federal de 88, que afirma que saúde é um dos direitos básicos de todo cidadão brasileiro. Consegue distinguir?

Além disso, é na introdução que você problematiza o tema e apresenta seus eixos argumentativos, que serão desenvolvidos logo a seguir.

Desenvolvimento

O desenvolvimento vem após a introdução, contendo, geralmente, dois a três parágrafos. É aqui que você vai retomar seus eixos argumentativos da introdução e defender por que eles contribuem para a problemática que você propôs.

Continuando com o tema “saúde pública no Brasil”, mas agora de uma forma mais específica: “Atendimento à comunidade LGBT na saúde pública no Brasil”. Vamos problematizar e defender um ponto de vista, vamos dizer que esse atendimento não se dá de forma igual quando comparado ao público heteronormativo. Por quê?

  • Eixo argumentativo 1: muitos profissionais da saúde não se atualizam nos temas de saúde LGBT e os os atendem seguindo um padrão heteronormativo
  • Eixo argumentativo 2: o preconceito persistente na sociedade brasileira implica em uma visão errônea da saúde LGBT, espelhando-se no atendimento

Claro que você pode pensar em eixos argumentativos diferentes e bem melhores que o meu, mas acho que deu pra entender o caminho, né?

Agora, separando um parágrafo por eixo, você vai desenvolvê-lo e defendê-lo, utilizando dados, referências, atualidades e até mesmo os textos motivadores. Mas pelo amor de Deus, NÃO COPIE OS TEXTOS MOTIVADORES! Isso classifica-se como plágio, o que vai fazer com que você perca uma nota absurda!

Atualidades para o Enem: União Europeia

Atualidades para o Enem: Entenda o Desmatamento na Amazônia

Conclusão

Calma, estamos quase acabando… Chegando na conclusão, você deve retomar o seu ponto de vista, fazendo uma síntese de tudo o que você disse. Depois você vai apresentar sua proposta de intervenção, que consiste na solução do problema que você atingiu.

A proposta de intervenção deve conter 5 critérios:

  • agente (quem faz?);
  • ação (o que faz?);
  • modo/meio (como faz?);
  • finalidade (para que/quem faz?);
  • detalhamento.

Atendendo a todos esses critérios, é muito difícil que você não consiga atingir a nota 200 na última competência da redação.

Como chegar na nota 1000 da redação?

A pergunta de 1 milhão de reais! Tal qual um atleta medalha de ouro, para chegar na nota 1000 você tem que treinar. Recomenda-se uma redação por semana, sobre os mais diversos assuntos. Se manter atualizado para ter um bom repertório sócio-cultural é indispensável. Tire um tempinho para ler notícias, jornais, podcasts, o que você preferir.

Além disso, você pode ficar ligado nas lives que fazemos com convidados mais que especiais. Já tivemos live com Camila Ferreira, especialista em TRI, com a Prof. Vina Queiroz, ex-corretora do Enem e muitos outros conteúdos!

Depois de todas essas dicas, eu duvido que sua nota na redação não aumente, medaholic! Vamos fechar um acordo: depois de ter lido essa matéria, toda vez que você tirar uma redação 900+, marca a gente lá nos stories do Insta, beleza? Quero ver muita marcação, hein?

Confira outras coisas que podem te interessar:

Como tirar nota mil na redação do Enem

Faltam 180 dias até o Enem, e você consegue passar em medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?