180 dias até o Enem: você consegue passar em medicina

Compartilhar:

diferentes tipos de carreira para fazer Medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Começamos com o choque de realidade que é bem importante nesse processo, a partir de hoje, 13 de maio, faltam 6 meses para o Enem, e se você quer passar em medicina estudando nesse período é possível.

Antes de qualquer coisa, você precisa entender:

Comprometimento: com você, com seu sonho, e com o processo de estudar. A melhores escolas médicas não faz milagre, mas está aqui para te ajudar, e você precisa ter consciência de tudo que vai acontecer daqui para frente. Não tem truque mágico, mas com esforço, trabalho e vivenciar essa estratégia de maneira correta.

Estratégia para aprovação

Pense nesses 6 meses para o Enem de forma certa, o que pode te impedir de conseguir um bom resultado é a sua mente. 

Repita: EU AINDA TENHO 180 DIAS DIAS ATÉ O ENEM. Pensar dessa maneira faz com que seu cérebro comece a buscar alternativas para aproveitar esse tempo, e não focar o lado da escassez, do pessimismo. Aproveite esses 180 dias do jeito que puder, porque será fundamental.

180 dias de uma rotina é bastante tempo, dê preferência a qualidade e não quantidade, e elimine todos os sabotadores, por exemplo, uma tia, um amigo, pai, mãe, que pode virar para você e dizer: não estudou antes e agora quer começar? Isole esses comentários, fortaleça sua mente, e lembre do seu sonho e do seu querer, você é capaz, e isso é possível. 

Esse será o melhor Enem da sua vida, você está construindo sua estratégia da melhor maneira e terá o melhor resultado.

Nem só de estudo vive o medaholic

  • Se você quer fazer o melhor Enem da sua vida, cuide do seu bem estar, dormir 7/8h por noite, descansar é essencial para estar descansado durante o dia, no momento que você dorme é quando você fixa o conteúdo estudado durante o dia. 
  • Faça uma atividade física, seu cérebro funciona melhor. 
  • Faça coisas que te dão prazer, cinema, maratonar séries, sair com amigos, ver a família, se for da balada se joga (com moderação).
  • Passar em medicina não precisa ser sofrido, pelo contrário tem que ser prazeroso, vai ser fundamental no seu resultado. 
  • E por que isso é essencial? Porque 6 meses só de privações é desgastante, em algum momento você pode ficar sobrecarregado, estafado, ansioso nível hard, e chutar o balde, e depois para pegar esse balde de volta é mais difícil. Então foca no bem-estar. 

Priorize conteúdos para passar em medicina

  • Se esse texto fosse escrito em Janeiro você não teria tempo de estudar tudo, e hoje 13 de maio, faltando 6 meses, continua não dando tempo de ver tudo. Então relaxa, e o que importa é sua estratégia de estudos, existem provas e conteúdos mais importantes!
  • Pesquise a faculdade que você quer, leia o edital, veja quais conteúdos têm mais peso na referida faculdade, não dá para começar a estudar sem isso. tem que estudar tudo de tudo, mas focar no peso das provas do Enem que cada faculdade cobra, isso também vale para vestibular direto, certo?
  • Independente do peso, quando falamos no Enem, você precisa focar em duas disciplinas: Redação e Matemática, elas são provas que podem colocar sua nota lá em cima.
  • Escreva uma redação por semana e a corrija.
  • Matemática, estude todos os dias, pelo menos 30 minutos por dia, comece pela matemática básica, para evoluir nos outros conteúdos. Foque nesses conteúdos: trigonometria, geometria analítica, probabilidade, análise combinatória, algoritmos, normalmente são conteúdos que caem no Enem de forma mais complexa. Vale ressaltar que a matemática básica serve para outras disciplinas como biologia, física, química e geografia. 
  • Estude os conteúdos mais recorrentes, e como saber quais são esses conteúdos? Respondendo provas antigas do Enem. Além de conhecer os conteúdos, você vai saber como está seu desempenho, o que você domina e o que você precisa melhorar.
  • Domine habilidade leitora.
  • Organize sua rotina de estudos. Esses conteúdos precisam estar bem distribuídos no seu dia a dia. 
  • Exceto matemática, você pode ter flexibilidade nos conteúdos estudados.
  • Corrija todas as questões que você errou. Não adianta responder, e não corrigir, vai ser perda do seu precioso tempo. 

Veja mais dicas para passar em medicina:

Como organizar seu horário semanal?

Planner de estudos

Quer mais dicas, se liga nessa live com Camila Ferreira, especialista em TRI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?