Redação nota mil – Dicas para a prova

Blog
Reading Time: 2 minutes

Redação nota mil, será um sinal do universo que esse texto está aparecendo para você hoje? Segundo os místicos, hoje, 07/07 é um dia muito auspicioso, de muita energia cósmica, se você é um medaholic místico, e acredita, ótimo, se você faz parte turma cética, não tem problema, porque esse texto vai te ajudar de qualquer jeito.

Além da rotina de estudos, cronograma, dormir bem, ter uma boa alimentação, revisar matérias, e resolver simulados, outro ponto importante para jogar sua nota lá em cima, independente do processo seletivo que você vai fazer para entrar numa escola médica, a redação é a queridinha do Brasil. 

Antes das dicas, vale a pena ressaltar alguns pontos sobre a redação.

Quase 96 mil estudantes zeraram a redação do Enem na edição de 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Enem). O principal motivo que levou os alunos a terem a prova zerada foi redações em branco, representando 43.391 casos. Em seguida, fuga ao tema, em 28.408 casos. Os demais foram: cópia do texto motivador (7.551), texto insuficiente (6.215), não atendimento ao tipo textual (4.865), parte desconectada (2.818), e outros motivos (2.540). Como você notou, a reprodução de trecho ou da íntegra do texto motivador, assim como a fuga do tema são alguns pontos que já vão te orientar sobre o que não pode citar na redação do Enem. 

Não faça isso!!!

  • Desrespeito aos direitos humanos;
  • Linguagem coloquial;
  • Erros gramaticais (acentuação, ortografia, pontuação, etc);
  • Erros de concordância e regência verbal ou nominal;
  • Escrever um texto que não é coeso ou coerente;
  • Não detalhar a proposta de intervenção, etc.
  • Escrever o texto predominantemente em outro idioma que não seja português;
  • Inserir qualquer tipo de identificação fora do lugar designado para isso (assinatura, nome, apelido ou rubrica, por exemplo.
  • Inserir um trecho desconectado do tema no meio da redação;
  • Inserir desenhos ou outras formas não verbais no texto;

 

Como fazer uma redação nota mil?

A Professora Kátia Regina, explica melhor sobre esse assunto. Se liga:

Para atingir a pontuação máxima na redação do Enem, ou seja, a nota 1000, o texto precisa apresentar:

  • Domínio da Escrita Formal;
  • Compreensão da proposta apresentada (para isso, é preciso abordagem completa do tema.); Estrutura Dissertativa-argumentativa e Repertório sociocultural (legitimado, pertinente e com uso produtivo);
  • Argumentação de forma consistente e organizada, com autoria, em defesa de um ponto de vista;
  • Mecanismos linguísticos (eles irão auxiliar na construção argumentativa);
  • Proposta de intervenção exequível, sem ferir os direitos humanos e articulada à discussão e com os 5 elementos válidos (agente + ação + meio + efeito + detalhamento).

Aquela ajudinha. . .

Ler é essencial, estar inteirado sobre assuntos da atualidade, se liga na interdisciplinaridade, matérias como geografia e história podem te ajudar no embasamento de possíveis assuntos.

Filmes, séries, livros, podcasts são excelentes fontes para reunir informações que vão deixar sua redação nota mil, lembre-se que você precisa ter conteúdo para escrever. As habilidades são importantes sim, mas se não tiver o embasamento, seu texto pode fugir do tema, ser raso, e você não quer isso né medaholic? Nós, da melhores escolas médicas queremos e e sabemos que você também quer estar lá, na lista de aprovados. 

Mais dicas de redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina