Simulado e a importância na sua aprovação

simulado-e-a-importancia-na-sua-aprovacao

A importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou vestibulares diretos na vida do estudante que quer  ingressar no ensino superior é relevante. Além de testar o desempenho em relação às matérias que estudou, o resultado do exame pode ser a chance de entrar numa escola médica. Simulado e a importância na sua aprovação.

Porém, para conseguir um bom desempenho no dia da prova, não tem jeito: você precisa estudar e praticar. Por isso, além do estudo focado nas áreas de conhecimento que a prova exige, o simulado é fundamental para se familiarizar com esse tipo de avaliação e entender onde estão as suas maiores dificuldades e o que a prova quer de você.

O que é o simulado?

Simulado, segundo o dicionário, está relacionado a aparência da realidade. Portanto, uma prova simulada é um conjunto de questões organizadas no mesmo formato de um determinado exame, seja o Enem ou os vestibulares diretos.

Normalmente, são utilizadas as mesmas questões que estiveram presentes nos vestibulares anteriores.

O simulado do Enem corresponde a um compilado de exercícios dispostos da mesma forma que o exame original, permitindo que o candidato treine noções importantes, as quais o ajudarão a ter um melhor desempenho durante a realização da prova. Por isso, é muito importante que na sua jornada de estudos você faça esses simulados, esse exercício vai te ajudar com alguns pontos, que citaremos no decorrer do texto.

Identifique dificuldades

Quando você resolve os simulados, isso te dá uma visão sobre quais assuntos você está dominando, e quais assuntos você precisa se dedicar mais nos estudos.

Dessa maneira, você otimiza seu tempo, dando prioridade às disciplinas que merecem uma atenção extra.

Tempo de prova

Lembre-se que na prova do Enem, ou de vestibulares diretos você terá um tempo específico para resolver as questões da prova. Portanto, precisa se organizar com o número de questões e a média de tempo que você vai gastar para resolvê-las. Por isso, use o simulado como seu aliado para treinar seu tempo de prova.

E fica a dica: quando for treinar, faça de maneira real, evite distrações, lembre-se que está se preparando real e oficial para passar na faculdade.

Habilidade leitora

A habilidade leitora está ligada à capacidade de interpretação, atribuir sentido e alcançar a clareza sobre as informações sobre aquele conjunto de ideias apresentadas nos enunciados das questões.

Por isso, você deve ler com atenção, em alguns casos as respostas estão ali, no enunciado, e pode passar despercebido porque você não deu a devida atenção.

Foque nas provas que você quer fazer

Vale ressaltar que cada universidade, ou processo seletivo tem suas especificidades, ou seja, faça todos os simulados dos processos seletivos que você almeja entrar, seja Enem, Fuvest, Ita, entre outros.

Qual o seu nível de aprendizado?

Se você for um aluno iniciante, você vai ter que voltar em assuntos básicos, embora os alunos mais avançados voltem para esses assuntos básicos, eles voltam de maneira mais rápida, como?

Fazendo exercícios, por isso é importante resolver simulados. Esse aluno que volta para os assuntos básicos, ele não precisa ficar afiado no ganho do conteúdo, basicamente só faz uma revisão.

Então caro colega iniciante, se você tem assuntos básicos que não domina, é melhor você começar por eles, e você é um aluno intermediário ou avançado, se não lembra de algum assunto básico, vale a pena fazer alguns exercícios para ativar sua memória.

A questão é a seguinte: o ponto que você está, básico, intermediário ou avançado, vai determinar o quanto você precisa se empenhar para dominar determinados assuntos que são importantes e recorrentes para a prova.

Readequar seu cronograma de estudos

A partir da análise do seu desempenho, agora chegou o momento de reorganizar seu cronograma de estudos.

• Se seu maior problema foram os erros por conteúdo, que tal aumentar o tempo dedicado a determinadas disciplinas?
  • Faltou tempo ou ficou bem corrido? Então é a hora de treinar ainda mais o tempo dedicado a cada questão.
  • Está disperso? Treine muito a leitura, dê mais atenção aos enunciados, e livre das distrações, por exemplo: celular, televisão, entre outras coisas.

Prática leva à perfeição

Não tem jeito, para se dar bem na prova de vestibular que você quer fazer, tem que simular, no caso aqui, tem que resolver os simulados, dessa maneira você vai chegar tranquilo e afiado no dia da prova, ter familiaridade com a prova, te deixa menos ansioso, e mais confiante.

Vem revisar conteúdos.

Resolva provas de simuladão.