Fatos sobre o Método de Estudo Ativo

Blog
Reading Time: 3 minutes

Encontrar o método de estudo ideal nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente com TANTOS métodos existentes. Isso acontece por inúmeros fatores: o processo de aprendizagem é diferente para cada indivíduo, você pode não ter testado um bom número de métodos, você pode até estar preso ao método tradicional de estudo que é o que menos dá certo! Por isso, fizemos este texto de hoje para te apresentar o método de estudo ativo, leia, teste e veja se funciona para você, mediciner.

Método de Estudo Ativo

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar nele, mas o que é o método ativo? Como o próprio nome já diz, ele é o oposto do método passivo, aquele que utilizamos na escola. No estudo ativo, o aluno é o protagonista da “aula”. É através dele que o conteúdo é pesquisado, lido, questionado, analisado, resolvido e assim por diante. A principal ideia do estudo ativo é que o estudante se envolva com o assunto, que ele vá a fundo atrás de respostas à medida que as dúvidas vão surgindo.

Técnicas do Estudo Ativo

  • Resolução de questões

Resolver provas, simulados e questões sobre o assunto que você está estudando é a forma perfeita de reter um conhecimento, pois além de você identificar o que domina sobre esse assunto e o que ainda tem dificuldade, te ajuda a guiar os estudos até se tornar um verdadeiro especialista nele.

Ah! Não podemos esquecer da frase mais clichê que você já ouviu: “é errando que se aprende”. Ao resolver questões e mais questões, você vai errar muito (e faz parte, ok?), porém você deve aprender com ele. Ao errar uma questão, substitua o sentimento ruim de incapacidade pelo sentimento de “eu posso melhorar nisso”, para que, da próxima vez que você se deparar com uma questão parecida, você já saiba como resolver e acertá-la.

Além disso, se você está estudando para passar em um determinado vestibular, não tem como ficar familiarizado com a prova dele, senão resolvendo provas anteriores. Então, aqui temos um combo: você estará mensurando seus pontos fortes e fracos e ainda vai estar se acostumando com o estilo da prova, montando estratégias de estudo e monitoramento do tempo.

BAIXE NOSSO PLANNER DE ESTUDOS!

  • Flash Cards

Pequenos, fáceis de carregar e simples de fazer! Os flash cards são materiais perfeitos para revisão de fórmulas, conceitos e ideias complexas. É nele que você escreve, de forma bem direta e resumida, os pontos mais importantes sobre o que você está estudando, a fim de consultá-los sempre que a dúvida bater, ou até mesmo no seu tempo livre, numa viagem, no ônibus, você escolhe!

Outra possibilidade para os flash cards é a de que eles servem como uma espécie de quiz, que você pode fazer sozinho. É bem simples: escreva a pergunta na frente e a resposta no verso, e tire um tempinho em um dia aleatório para se testar. Nada de spoilers! Tente responder a pergunta usando toda a sua capacidade sem olhar a resposta antes, dessa forma, você estará praticando o active recall, ou também chamada de recordação ativa.

  • Mapas Mentais 

Os mapas mentais são perfeitos para colocar a criatividade em prática e, de quebra, retomar o conteúdo estudado. O objetivo do mapa é que você organize os principais tópicos de determinado assunto, de uma forma que você bata o olho no papel e relembre o que já aprendeu. Existem infinitos mapas mentais disponíveis na Internet, mas o recomendado é que você mesmo faça os seus, basta colocar o título do assunto no centro da folha e ir ramificando tópicos como: datação, definições, fórmulas, nomes importantes etc.

Saiba mais sobre métodos de estudo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
Blog

Faculdade de medicina: Como escolher a melhor para você?

Blog

Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Norte

Blog

Passei em medicina, como organizar o bolso?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina