Fatos sobre o Método de Estudo Ativo

Compartilhar:

Fatos sobre o Método de Estudo Ativo

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Encontrar o método de estudo ideal nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente com TANTOS métodos existentes. Isso acontece por inúmeros fatores: o processo de aprendizagem é diferente para cada indivíduo, você pode não ter testado um bom número de métodos, você pode até estar preso ao método tradicional de estudo que é o que menos dá certo! Por isso, fizemos este texto de hoje para te apresentar o método de estudo ativo, leia, teste e veja se funciona para você, mediciner.

Método de Estudo Ativo

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar nele, mas o que é o método ativo? Como o próprio nome já diz, ele é o oposto do método passivo, aquele que utilizamos na escola. No estudo ativo, o aluno é o protagonista da “aula”. É através dele que o conteúdo é pesquisado, lido, questionado, analisado, resolvido e assim por diante. A principal ideia do estudo ativo é que o estudante se envolva com o assunto, que ele vá a fundo atrás de respostas à medida que as dúvidas vão surgindo.

Técnicas do Estudo Ativo

  • Resolução de questões

Resolver provas, simulados e questões sobre o assunto que você está estudando é a forma perfeita de reter um conhecimento, pois além de você identificar o que domina sobre esse assunto e o que ainda tem dificuldade, te ajuda a guiar os estudos até se tornar um verdadeiro especialista nele.

Ah! Não podemos esquecer da frase mais clichê que você já ouviu: “é errando que se aprende”. Ao resolver questões e mais questões, você vai errar muito (e faz parte, ok?), porém você deve aprender com ele. Ao errar uma questão, substitua o sentimento ruim de incapacidade pelo sentimento de “eu posso melhorar nisso”, para que, da próxima vez que você se deparar com uma questão parecida, você já saiba como resolver e acertá-la.

Além disso, se você está estudando para passar em um determinado vestibular, não tem como ficar familiarizado com a prova dele, senão resolvendo provas anteriores. Então, aqui temos um combo: você estará mensurando seus pontos fortes e fracos e ainda vai estar se acostumando com o estilo da prova, montando estratégias de estudo e monitoramento do tempo.

BAIXE NOSSO PLANNER DE ESTUDOS!

  • Flash Cards

Pequenos, fáceis de carregar e simples de fazer! Os flash cards são materiais perfeitos para revisão de fórmulas, conceitos e ideias complexas. É nele que você escreve, de forma bem direta e resumida, os pontos mais importantes sobre o que você está estudando, a fim de consultá-los sempre que a dúvida bater, ou até mesmo no seu tempo livre, numa viagem, no ônibus, você escolhe!

Outra possibilidade para os flash cards é a de que eles servem como uma espécie de quiz, que você pode fazer sozinho. É bem simples: escreva a pergunta na frente e a resposta no verso, e tire um tempinho em um dia aleatório para se testar. Nada de spoilers! Tente responder a pergunta usando toda a sua capacidade sem olhar a resposta antes, dessa forma, você estará praticando o active recall, ou também chamada de recordação ativa.

  • Mapas Mentais 

Os mapas mentais são perfeitos para colocar a criatividade em prática e, de quebra, retomar o conteúdo estudado. O objetivo do mapa é que você organize os principais tópicos de determinado assunto, de uma forma que você bata o olho no papel e relembre o que já aprendeu. Existem infinitos mapas mentais disponíveis na Internet, mas o recomendado é que você mesmo faça os seus, basta colocar o título do assunto no centro da folha e ir ramificando tópicos como: datação, definições, fórmulas, nomes importantes etc.

Saiba mais sobre métodos de estudo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?