Como funcionam os pesos da nota do Enem no Sisu

Uma das maneiras de ingressar em uma universidade é através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Enem, cada área tem um peso diferente de acordo com a graduação escolhida. Quem pretende cursar medicina, por exemplo, deve ficar atento nas áreas de aplicação da prova e, com dedicação e esforço, conseguirá ingressar na graduação.

O Enem utiliza um cálculo matemático básico, a média ponderada, com pesos diferentes para cada prova, que é utilizado pelas universidades de acordo com o curso a ser escolhido, o peso das disciplinas, que pode ser de 1 a 3, também é determinado pela própria instituição. Na graduação de medicina, as disciplinas com maior peso são: redação, biologia, química, física e matemática.

Isso não significa que as outras disciplinas não são importantes, muito pelo contrário, cada questão é importante e cada ponto adquirido faz diferença vale para conquistar a tão sonhada vaga na universidade, mesmo que com peso abaixo.

Pesos Diferentes

As notas do Enem podem servir para alguns cursos e para outros não, cada instituição de ensino vai definir qual peso cada área do conhecimento terá. Para um estudante de administração, por exemplo, as notas das áreas de exatas valem mais peso do que as das áreas de humanas ou natureza. No caso de profissões da área de humanas, o peso das questões da área de exatas não terão o mesmo peso.

Essa distinção ocorre porque o Enem utiliza o método de avaliação TRI, que determina o peso de cada questão da prova. Esse sistema de avaliação é utilizado para distinguir cada aluno para a profissão que desejar seguir futuramente.

Para calcular a nota do Enem com peso, é necessário saber qual o peso que a instituição escolhida determina a cada disciplina equivalente a cada curso.

Como verificar o resultado do SiSU?

O SiSU é um sistema automático e seleciona os candidatos melhores classificados em cada curso, segundo as notas obtidas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Portanto, as maiores pontuações vão recebendo os primeiros lugares, até que todas as vagas daquele curso sejam preenchidas.

Só são selecionados os candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo sistema, de acordo com o curso escolhido, por tipo de concorrência. Importante! Em casos onde a nota do estudante permita sua classificação em duas opções de vagas (primeira e segunda opção SiSU), ele será convocado apenas para a primeira opção.

Algumas instituições podem adotar notas mínimas e/ou médias mínimas para a inscrição em determinados cursos, como medicina, por exemplo. Caso o candidato queira fazer sua inscrição, mesmo tendo obtido nota abaixo daquela estabelecida como mínima para o curso desejado, receberá o alerta do sistema.

Como participar da lista de espera?

O candidato que se inscrever no SiSU e não for selecionado nas opções de chamada única regular do sistema, ainda tem a oportunidade de entrar na universidade. Será possível ingressar na lista de espera SiSU e optar pela primeira ou segunda opção de curso informada no momento da inscrição.

O candidato que integrar a lista de espera do SiSU deve acessar o sistema durante o período determinado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera.

VEJA MAIS SOBRE COMO FUNCIONA O SISU:

Atenção total porque, nesse caso, caberá à própria instituição de ensino convocar o estudante. O candidato deve acompanhar as convocações da lista de espera da instituição na qual tenha manifestado interesse de ingresso.

Nota de corte no SiSU e nota mínima: qual a diferença?

Nós já falamos sobre nota de corte aqui no blog. Nos cursos de medicina essas notas costumam ser bem altas por causa da relação entre concorrência e o número de vagas. No SiSU, além da nota de corte, algumas instituições podem criar notas mínimas para acesso a alguns cursos, como medicina, por exemplo. A nota mínima é fixa, ou seja, ela não vai variar de acordo com a pontuação dos candidatos. Dessa forma, já é possível saber se a pontuação é suficiente para ingresso no curso.

No nosso grupo do Telegram informamos todas as notas de corte atualizadas para diversas Universidades de Medicina no Brasil: acesse agora.

Já a nota de corte é calculada diariamente pelo sistema enquanto as inscrições estiverem abertas. A nota de corte é diferente da nota mínima porque não veta a participação do candidato, funciona como uma base para que possam saber qual posição está ocupando diante dos outros concorrentes para o mesmo curso e instituição.

Esse é um calculo individual por universidade, por quê?

Porque cada universidade tem a liberdade de fazer a distribuição de notas da maneira como quiser.

Por exemplo: a UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, tem peso 1 para todas as provas, uma média aritmética simples, já em outras universidades é média ponderada.

Se liga nesse ponto importante:

É fundamental pesquisar qual universidade você quer, levando em consideração essa variação dos pesos, assim você consegue jogar sua nota de maneira mais assertiva.

Como assim?

Se você teve uma nota melhor em Natureza, muitas faculdades de medicina colocam o peso em natureza, ou seja, suas chances são melhores, optando por esse tipo de cartada no jogo dos pesos das notas. Está pensando que para entrar em medicina é só estudar? Haha tem que ser bom em estratégia também. CALCULE AQUI SUA NOTA

VEJA MAIS SOBRE :