Como voltar a estudar depois de muito tempo parado

como-voltar-a-estudar-depois-de-muito-tempo-parado

A vida adulta está cheia de desafios, com o passar do tempo sonhos, objetivos e metas pessoais podem ser deixadas de lado. Tem trabalho, contas para pagar, talvez tenha formado uma família, e com ela várias responsabilidades. Ou até mesmo achou que não era capaz de ser aprovado em medicina, sabemos que o curso é bastante concorrido, por isso a dificuldade na aprovação. Como voltar a estudar depois de muito tempo parado?

Mas agora você mudou, esse antigo objetivo está ali martelando na sua cabeça e você quer voltar a estudar, mas está muito tempo parado, longe dos estudos e não sabe como voltar a estudar depois de muito tempo parado.

É comum a insegurança de retomar os estudos quando já tem algum tempo longe das instituições de ensino.

No entanto, se você quer voltar a estudar, é possível fazer isso mesmo que tenham se passado anos desde a última ida à faculdade.

Você só precisa de um empurrãozinho, e  algumas dicas sobre como voltar a estudar depois de muito tempo parado

O processo pode ser um pouco difícil, mas não é impossível, basta ter dedicação, um pouco de tempo e foco nos seus objetivos.

Qual o primeiro passo para voltar a estudar?

Se você chegou até aqui significa que o primeiro passo você já deu, que é procurar uma solução para voltar a estudar depois de um tempo parado.

Veja só, você já tomou essa decisão, e agora é necessário persistir nela, mesmo com todas dúvidas e questionamentos, que é completamente normal.

Como disse, o primeiro passo você já deu, veio buscar informações.

Como voltar a estudar depois de muito tempo parado

Agora que você definiu seu objetivo, é muito mais fácil escolher os materiais de estudos atualizados para voltar a estudar e definir o que você não lembra, ou não sabe, o que precisa ser revisado e o que você deve estudar novamente.

Procure saber quais são os melhores materiais para estudar para medicina, e tente estudar por eles.

Com o material atualizado em mãos, é hora de ir fundo nos estudos. Monte o seu cronograma de estudos e, aos poucos, estude as disciplinas que você mais se lembra por revisões e resolução de exercícios.

Não exija muito de você nesse primeiro momento

Pense comigo: você ficou longe dos estudos há um tempo considerável, você não vai assimilar tudo na primeira semana de estudos. Lembre-se que precisa ter constância, e tenha a maturidade como sua aliada. Nada de ansiedade, nervosismo ou estresse. Faça a linha estudante mestre Yoda.

Assim como quem quer ter um corpo torneado, na primeira semana na academia esse resultado não vai surtir efeito, o que você quer virá a longo prazo.

Aos poucos, com foco e calma você vai pegar o ritmo novamente e só vai no embalo, tipo descer de bicicleta numa ladeira.

Se na sua época de estudante você estudava oito horas por dia, não adianta tentar engatar esse ritmo logo no primeiro dia de estudos, até porque parte do processo de voltar a estudar depois de muito tempo parado, é compreender que sua rotina não retornará assim tão fácil.

Retome seus estudos aos poucos, sem desânimo.

Como é sua rotina diária?

Você mais que ninguém sabe como é o seu dia a dia, quais são suas obrigações, horário de trabalho, cuidar dos filhos, se a grana tá curta, entre outros entraves da vida adulta.

Identifique esses pontos, e a partir daí você vai elaborar seu plano de estudos. Lembre-se que seu plano de estudos tem que caber na sua rotina, não o contrário, beleza?

Sua saúde mental agradece.

Mude seu mindset

Eu sei que é difícil voltar a estudar depois de muito tempo parado, mas não seja você seu próprio sabotador, quebre suas crenças limitantes, mude seu mindset, como?

Nada de achar que voltar a estudar depois dos 30, ou fazer outra graduação é medicina é impossível, ou não é para você.

Por isso, criar uma rotina de estudos que funcione para você e fuja dessas crenças limitantes, é importante.

Rotina de estudos

A rotina de estudos funciona como uma espécie de mapa que funciona como um passo a passo, um guia para o estudante seguir e organizar seus estudos sem se perder. Além disso, permite que o estudante crie a sua própria autonomia e aprenda a conciliar os acontecimentos e obrigações do seu dia a dia, com os estudos.

A prática de estudar começa a se tornar um hábito e, quando a rotina é organizada de forma saudável, o estudante consegue absorver os conteúdos com mais eficiência, sem sobrecarga.

Aqui vai uma lista:

• Ajuda a ter foco
  • Aumenta a autoconfiança e autonomia
  • Amplia a capacidade de concentração
  • Eleva a produtividade e desempenho
  • Evita a sobrecarga

Respeite seus limites

Não pense em compensar o período que ficou sem estudar com maratonas de estudo ou acelerar os estudos abruptamente.

Em vez disso, é recomendável realizar descansos regulares, que são essenciais para não comprometer a sua capacidade de reter informações.

Seu planejamento deve ser real, é necessário para evitar a sobrecarga. Comece com poucas horas por dia, depois você aumenta o ritmo gradativamente, o importante é ter constância.

Vale ressaltar que: livre-se das distrações! Por exemplo: celular, televisão, e o que acontece ao seu redor. Faça pausas entre um estudo e outro.

Lembrando que atividade física e uma boa alimentação também ajudam no bom rendimento dos estudos.

Recompensa

Para não desanimar no meio do caminho, estipule pequenas metas e recompense-se ao cumprir cada uma delas.

Essa é uma boa maneira de premiar seu esforço nos estudos e, aos poucos, fazer com que você aumente sua jornada.

As recompensas não precisam ser grandiosas e podem ser um jantar com os amigos ou outras atividades que você goste de fazer.

Por isso, mantenha o foco e a determinação em um só objetivo, que é entrar em medicina mesmo que esteja longe dos estudos há algum tempo, é possível.