Convocação de aprovados na Lista de Espera do Sisu começa hoje, 16

Os candidatos que manifestaram interesse em participar da Lista de Espera do Sisu 2024, devem ficar atentos à convocação dos selecionados a partir de hoje, 16 de fevereiro. Participaram da Lista os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções do processo seletivo.

A Lista de Espera destina as vagas não ocupadas na primeira fase da edição aos candidatos que demonstraram interesse em continuar participando do processo seletivo. O prazo para manifestar interesse ocorreu do dia 30 de janeiro a 7 de fevereiro, através do Portal Único de Acesso.

A data precisa da divulgação dos resultados desta lista pode variar dependendo da instituição de ensino superior. Portanto, é aconselhável consultar o cronograma diretamente com a universidade de interesse.

Como conferir a Lista de Espera?

É importante ressaltar que o MEC não publica a Lista de Espera. Por isso, para saber se foi aprovado ou não, é necessário que os candidatos acessem o portal da instituição escolhida para concorrer a uma das vagas.

Dentro do sistema da instituição, busque por categorias relacionadas à lista de espera ou à sua candidatura. Haverá uma seção designada especificamente para que o candidato verifique o status atual da sua inscrição, incluindo se foi selecionado na lista de espera para o curso de sua preferência.

A partir desta edição do processo seletivo, haverá apenas uma Lista de Espera do Sisu, utilizada durante todo o ano pelas instituições de ensino superior participantes da seleção. Então, os candidatos que não foram selecionados neste momento, devem estar ateto às próximas convocações. Por inúmeros fatores, geralmente, há desistências durante o processo de matrículas.

Quais documentos levar para a matrícula?

Foi convocado na Lista de Espera do Sisu 2024? Confira os documentos necessários para realizar a matrícula:

• RG (pode ser Carteira Nacional de Habilitação e Carteira Profissional);
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Comprovante eleitoral;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Documento que comprove estar em dia com os serviços militares (para candidatos homens);
  • Certificado do Ensino Médio em escola pública;
  • Fotos 3×4.

Mas antes, é necessário ressaltar que cada instituição tem a relação dos documentos, portanto, fique atento se sua instituição pede alguma outra documentação que não está incluída na lista acima.

Além disso, os candidatos que se inscreveram através de cotas, como PcD ou que atendem aos requisitos de baixa renda, devem estar atentos aos documentos comprobatórios, assim como, laudos médicos ou extrato de conta bancária.

Ainda não foi chamado? Veja o que fazer:

Se seu nome ainda não foi convocado, não desanime. É possível ainda utilizar sua nota do Enem para ingressar no curso dos seus sonhos. Existem outras instituições que utilizam a nota do Enem como forma de ingresso.

Além disso, também é possível participar da 2ª fase do ProUni, processo seletivo para ingresso em instituições privadas a partir de bolsas de estudos de 50% ou 100% disponibilizadas pelo governo.

Outra forma de utilizar a nota do Enem também em instituições privadas, é através o Fies, financiamento estudantil. O financiamento do governo usa a nota do Enem como um dos critérios para selecionar os beneficiários. Quer saber mais sobre como usar sua nota do Enem? Veja no artigo:

Como utilizar a nota do enem para a aprovação em medicina.