Atualidades: Entenda o Desmatamento na Amazônia

Desmatamento na Amazônia

Desmatamento na Amazônia tem pior 1° semestre da história

O desmatamento na Amazônia é um assunto que precisa ser comentado cada vez mais, pois segundo o G1, a floresta amazônica teve o seu pior primeiro semestre da história quando falamos sobre desmatamento ilegal.

Com um registro de 312,23km² de área desmatada em março, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, afirmou que esse é um dado que surpreendeu a todos justamente por Janeiro, Fevereiro e Março serem os 3 meses de menor foco dos desmatadores. Ao juntar a área desmatada dos meses citados, dá um pouco mais de 940km² de floresta perdida, uma alta de 64% com relação a 2021.

Esses dados foram divulgados na mesma semana em que o Brasil divulgou suas metas para redução de gases do efeito estufa. Em fala, Cristiane Mazzetti, do Greenpeace disse: “A conservação de florestas e outros ecossistemas está entre as soluções apontadas pelo IPCC para limitar o aquecimento do planeta em 1,5ºC . No entanto, o Brasil, que teria plenas condições de ser uma liderança climática, passa por uma gestão federal que caminha deliberadamente na direção oposta, agindo de maneira incompatível com os avisos da ciência”

A época de janeiro a março é marcada pela quantidade excessiva de chuva, que normalmente deveria abaixar a massividade do desmatamento.

Veja mais atualidades para o Enem:

Saiba como estudar atualidades para o Enem: