E aí medaholic, se você é aquele estudante que não tem afinidade e não sabe como estudar matemática para o enem, seus problemas acabaram, porque a Melhores Escolas Médicas vai te ajudar nesse probleminha.
Dominar o conteúdo de matemática na prova do Enem é muito importante, ela e a Redação são provas que podem aumentar e muito sua pontuação final, ou seja, não tem para onde correr, mesmo não gostando ou não sabendo muito, tem que enfrentar esse dragão, ou melhor essa disciplina.
Lembrando que a prova de matemática tem possui 35 questões, divididas em:
- 12 básicas
- 21 intermediárias
- 12 complexas
Dominando o assunto básico você já tem 12 acertos, beleza? mas é claro que para passar em medicina você precisa acertar bem mais que isso, mas tudo tem um começo, com as básicas você acerta 12, daqui a pouco você está dominando todo conteúdo e acertando as 35 questões!
Matemática, como começar a estudar?
Pegue seu planner para anotar tudo o que você tem fazer na sua rotina de estudos, e anote lá: estudar matemática para o enem, todos os dias, nem que seja 30 minutos por dia, mas essa danadinha tem que estar presente.
E por onde começo? Pela matemática básica! E o que é essa matemática básica?
É um conjunto de habilidades, conceitos e operações mais simples que vão te ajudar a passar para assuntos mais complexos.
Quando você sobe uma escada você pelo degrau de cima? Não, né! Na matemática é a mesma coisa, não adianta querer aprender assuntos mirabolantes se aquela conta de dividir ainda é uma pedra no seu sapato. E não há vergonha em não saber matemática básica, hein? Vergonha é não buscar aprender!
Quais são os assuntos básicos de Matemática para o Enem?
- 4 operações e suas propriedades
- Conjuntos numéricos
- MMC E MDC
- Frações
- Decimais
- Potenciação
- Radiciação
- Racionalização de denominadores
- Produtos notáveis
- Fatoração de expressões numéricas
- Porcentagem
- Equação de 1°grau e do 2° grau
- Sistema de equação de 1° e 2° grau
- Critério de divisibilidade
- Razão e proporção
- Regra de 3 simples e composta
- Logaritmo
Pratique bastante
Aqui vai mais uma analogia: você não aprende a tocar um instrumento profissionalmente em 1 dia. Nada melhor que se aperfeiçoar em algo do que praticar a mesma coisa quantas vezes for necessário. Para isso, faça baterias de questões, simulados e provas anteriores. Vai por mim, uma hora se torna automático e os cálculos vão ser tão naturais quanto respirar. Isso vai te dar confiança para partir para os assuntos mais complexos.