Quantas horas por dia de estudo para passar em Medicina?

valor da Faculdade de Medicina em Curitiba

Um total de zero pessoas ficariam chocadas ao me ouvir dizer que o processo seletivo de uma Escola Médica exige a dedicação de um bom tempo de estudos. O elevado nível de conhecimento que será disponibilizado na graduação e requisitado na prática profissional fazem com que esse seja um vestibular bastante criterioso. Nesse sentido, você já deve ter se perguntado: quantas horas por dia de estudo para passar em Medicina são necessárias? Siga a leitura e vem descobrir com o MEM Responde.

Mas, antes, meu amigo medaholic, eu quero falar sobre comprometimento. Essa palavra grandinha faz uma diferença enorme no seu desempenho em todos os aspectos da vida e na hora de prestar um vestibular para passar em Medicina. Mandando a real, não vai adiantar muito passar horas a fio com a cara nos livros se a sua mente não estiver focada nesse objetivo da aprovação. Agora, se você já assumiu um compromisso com o seu sonho, saiba que tamo junto pra te ajudar a conquistá-lo.

O curso de Medicina prepara os estudantes para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática, na pesquisa, na saúde pública e na gestão de saúde. Nesse sentido, é justo que a seleção dos futuros médicos tenha critérios bem definidos.

Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Quantas horas de estudo para passar em Medicina?

Primeiro, você precisa entender que o cronograma é diferente do plano de estudos. Esse último está relacionado com a organização da rotina do aluno. Qual momento que assiste aula, estuda o que primeiro, que horas vai fazer atividade física, quantas horas de sono. Pegou a visão? Por outro lado, o cronograma de estudos, é uma espécie de roteiro sobre o conteúdo a ser estudado. Por exemplo: vc tem um horário de matemática, quais temas, questões e teorias serão trabalhadas nesse período? Ficou fácil, né?!

Quer mais dicas sobre como estudar para vestibular de medicina? Vem cá que eu te conto!

Cada pessoa tem seu ritmo e seus horários, portanto não existe uma ‘receita de bolo’ ou ‘fórmula mágica’ para estabelecer quantas horas por dia de estudo para passar em Medicina. Dessa forma, estou querendo dizer que nada adiante você separar 12 horas por dia para estudar se a cada 5 minutos você se distrai e não consegue manter sua concentração.

É por isso que um cronograma de estudos é chave para organizar os conteúdos e criar uma rotina saudável que vai permitir maior aproveitamento das matérias e do seu tempo na preparação para passar em Medicina. É preciso definir a estratégia que melhor se adapta ao seu contexto.

Lembre-se que fatores como humor, tarefas em casa, relacionamentos e até questões financeiras influenciam e muito no rendimento dos seus estudos. Por isso, identifique os vilões do seu desempenho e busque maneiras de neutralizá-los para fazer cada minuto de estudo valer a pena até a sua aprovação no vestibular de Medicina.

Anota esses três pontos: organização, disciplina e uma rotina saudável.

Veja uma simulação que eu elaborei com base nos depoimentos de alguns medaholics que já conseguiram ingressar numa Escola Médica. Imagine que você estabeleceu uma grade de estudos que vai das 7h até às 15h, todos os dias úteis, de segunda a sexta, com intervalos, é claro. Você pode optar por fazer 1 hora e meia por matéria, com intervalo de 15 minutos entre elas. Nesse tempo de descanso, aproveite para destravar as articulações, tomar água, dar aquela respirada, ou seja, literalmente oxigenar o cérebro para retomar com gás.

O bom desempenho no vestibular de Medicina depende, consideravelmente, da estratégia que você utiliza para absorver o conteúdo. Ou seja, é essencial tomar a iniciativa e ser proativo para não ficar para trás. Aliás, alguns métodos para ajudar você nesse quesito, pega a visão:

-Anotar o que você aprendeu, ler e reler esses pontos;
-Elaborar esquemas novos para compreensão do conteúdo;
-Refazer os exercícios e também as provas.
-Diversificar os formatos de conteúdo (vídeo, texto, podcast, etc…)

Agora que você já tem uma noção de quantas horas por dia de estudo para passar em Medicina, que tal conhecer 4 métodos de estudos que irão mudar sua vida? Clica aqui, medaholic!