Inscrições do Fies 2024 iniciam nesta terça, 12

inscrições Fies 2024

Karla Thyale Mota

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, 12 de março, as inscrições do Fies 2024.1. A partir desta edição, o MEC dará início ao Fies Social, que reserva 50% das vagas do programa a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico.

O Fies é o programa do Governo Federal que oferece financiamento estudantil a estudantes de graduação em instituições privadas. O edital para a edição deste ano foi publicado na última quinta-feira, 7 de março, no Diário Oficial da União.

Nesta 1ª chamada do processo seletivo, o MEC ofertará mais de 100 mil vagas aos estudantes que desejam ingressar no programa e conseguir o financiamento. Continue a leitura, veja como se inscrever e os critérios exigidos para a inscrição.

Como fazer a inscrição do Fies 2024?

Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar a página do Fies, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato precisa informar o CPF e senha da sua conta gov.br. Caso não possua ainda uma conta, é possível cadastrar uma nova conta.

Ao realizar o login, o candidato será direcionado ao sistema de vagas do Fies 2024 para inserir os dados pessoais e escolher os cursos de sua preferência. Cada candidato pode escolher até 3 cursos. Até a edição passada, os cursos escolhidos para concorrer deveriam estar dentro do mesmo agrupamento de áreas. Nesta edição, o candidato poderá escolher cursos de diferentes áreas de conhecimento.

Cronograma Fies 2024

As inscrições do Fies 2024 iniciam amanhã, 12, e seguem até a próxima quinta-feira, 15. Os resultados podem ser conferidos a partir do dia 21 de março.

Confira abaixo o calendário completo do Fies 2024.1:

• Inscrições: 12 a 15/03;
  • Resultado: 21/03;
  • Complemento da inscrições: 22 a 26/03;
  • Participação da Lista de Espera: 28/03 a 30/04.

Critérios cobrados para a inscrição no Fies 2024

Os interessados em conseguir uma das vagas através do programa, devem atender aos critérios estabelecidos pelo MEC para conseguir o financiamento. Este ano, o Fies dará início ao Fies Social, que possui critérios diferentes do estabelecido para o Fies Tradicional.

Saiba mais sobre o Fies Social:

Como funciona o Fies Social: A nova modalidade de financiamento

Confira os critérios para conseguir uma vaga no Fies:

Fies Tradicional:

• Possuir renda familiar per capita de até 3 salários mínimos;
  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2024;
  • Não ter zerado a redação e ter obtido, pelo menos, 450 pontos na média geral das cinco provas do exame.

Fies Social

• Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (mais ou menos R$ 706);
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – adesão antes de fevereiro de 2024.

Quem não pode se inscrever no Fies 2024?

• Candidatos matriculados em uma faculdade e estejam com disciplinas trancadas;
  • Já tenham sido beneficiado com o Fies antes;
  • Já possuam bolsa 100% do ProUni;
  • Não atenda aos critérios de renda per capita.