Menores notas de corte do curso de Medicina no Brasil

Compartilhar:

notas de corte

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Um dos pontos importantes para quem deseja ingressar em uma Universidade é ficar de olho nas notas de cortes de cada instituição. Neste caso, o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos critérios para a seleção e para conquistar a tão sonhada vaga em Medicina. Confira quais são as Menores notas de corte do curso de Medicina no Brasil.

As notas de corte de cada área variam de acordo com a instituição que oferta o curso, a região do país e o processo utilizado. Para explicar melhor, a nota de corte determina a menor nota dos candidatos inscritos nas vagas, lembrando que a nota de corte está dentro do número de vagas disponibilizadas e muda constantemente de acordo com a modalidade escolhida. Diante disso, quanto mais concorrida for a Universidade, maior a nota de corte desta instituição.

 

No entanto, a nota de corte é apenas uma base para que o aluno monitore as notas dos candidatos inscritos nos cursos, mas não garante a aprovação na vaga.

 

Ranking das menores notas de corte

Para o curso de Medicina, as menores notas de corte com cotas são da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com 622,28 pontos; seguido da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 627,65 pontos e em terceiro lugar, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com 634,98 pontos.

  • UFMT: 622,28
  • UFRN: 627,65
  • UNIVASF: 634,98

 

Analisando a ampla concorrência, no ranking das três menores notas ficaram para a Universidade Federal Rural do Semi- Árido (UFERSA) com 753, 19 pontos; seguida da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com 765,69 e a Universidade Federal de Roraima  (UFRR), com 765,91 pontos.

  • UFERSA: 753,19 pontos
  • UFPI: 765,69 pontos
  • UFRR: 765,91

 

As notas de corte determinam a menor nota de todos os inscritos nas vagas, por isso é muito importante que o estudante que pretende cursar medicina, se dedique aos estudos e a prova do Enem, principal porta de entrada para o Sisu, ProUni e Fies.

 

Como estudar?

No processo seletivo para o curso de Medicina, mesmo as notas mais baixas são altas. Para ter mais chances de passar é necessário adotar alguns hábitos de estudos, o bom desempenho no exame é a melhor oportunidade para a aprovação na Universidade. Além disso, é necessário se atentar aos prazos e as constantes modificações das notas de corte durante o processo seletivo

Para quem vai realizar o exame para as instituições, o primeiro passo para estudar para o processo seletivo de Medicina é a organização. Organizar os estudos e a rotina garantirá maior disposição ao candidato na realização do exame. Um cronograma de estudos vai auxiliar o estudante a conseguir estudar os conteúdos pedidos em cada área dos exames.

Além do cronograma, a utilização de bons materiais e a prática de redação junto aos simulados são aliados na busca da aprovação para a medicina. Os simulados auxiliam o estudante a se familiarizar com a linguagem e os conteúdos aplicados em cada processo seletivo. Isso facilitaa a administrar o tempo durante o exame.

 

A última dica e com grande importância, é treinar a redação. A redação possui o maior peso em um exame para ingresso na universidade, por isso o aluno deve estar atento à estrutura, ter base para argumentação e estar por dentro dos assuntos da atualidade. Para fazer uma redação excelente, nada melhor do que treinar.

 

Como funciona a nota de corte Sisu

Não é novidade que Medicina costuma ser o curso mais disputado dos vestibulares tradicionais e das seleções que usam o Enem como critério de classificação. Por isso, é importante entender como funciona a nota de corte Sisu, que consiste na pontuação mínima necessária para ser aprovado.

A nota de corte Sisu varia de acordo com alguns critérios. Para um medaholic, os seguintes:

  • O curso escolhido: Medicina;
  • A instituição de ensino: que pode ser pública ou privada, dependendo do processo seletivo;
  • O turno: que na maioria das vezes é integral;
  • A unidade: o campus da faculdade;
  • Modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.

Atenção: a nota de corte Sisu é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. 

Caso você não consiga ficar entre os classificados, pode tentar encontrar outra Escola Médica que exija uma nota de corte mais baixa ou outros programas como o Fies e o Prouni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?