Entenda como funciona a nota de corte Sisu

MEM Responde
Reading Time: 3 minutes

Medaholics, do meu coração! Este post foi feito especialmente para você entender como funciona a nota de corte do Sisu. Isso mesmo. Estou falando dessa sequência númerica que tem o poder de tirar ou colocar alguém dentro de uma Escola Médica (rsrsrs). Brincadeiras à parte, é mais ou menos assim que funciona, não é mesmo? Bora de explicação. 

O Sistema de Seleção Unificada, ou Sisu para nós os mais íntimos, é uma das suas possibilidades de ingressar em um curso superior para realizar o seu sonho de se tornar médico.

Ele consiste numa plataforma eletrônica gerida pelo MEC (Ministério da Educação) onde são ofertadas as vagas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, inclusive para as Faculdades de Medicina. São 143 Escolas Médicas ao todo, tá. 

Em cada uma das duas edições anuais do Sisu, o sistema faz a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação. E é aí que entra a nossa querida nota de corte.

O Sisu na prática

No momento em que você realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, você escolhe até duas opções de curso. É possível alterar elas durante todo o período de inscrições. Nesse caso, a inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Nesse sentido, é bom ficar atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.

Como funciona a nota de corte Sisu

Não é novidade que Medicina costuma ser o curso mais disputado dos vestibulares tradicionais e das seleções que usam o Enem como critério de classificação. Por isso, é importante entender como funciona a nota de corte Sisu, que consiste na pontuação mínima necessária para ser aprovado.

A nota de corte Sisu varia de acordo com alguns critérios. Para um medaholic, os seguintes:

  • O curso escolhido: Medicina, óbvio.
  • A instituição de ensino: que pode ser pública ou privada, dependendo do processo seletivo.
  • O turno: que na maioria das vezes é integral
  • A unidade: o campus da faculdade
  • Modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência

O curso de Medicina possui as maiores notas de corte nas principais universidades do país. Para você ter ideia, essa concorrência é tão elevada que pode chegar a mais de 200 pessoas disputando uma única vaga.

Conseguir vaga em Medicina é um desafio até para o aluno mais bem preparado. Em edições recentes, algumas universidades registraram notas de corte próximas dos 900 pontos!

Enquanto o processo seletivo está rolando, as notas de corte vão mudando todos os dias. Por isso é bom ficar ligado. Mas, não há motivos para desespero.

Atenção: a nota de corte Sisu é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. 

Caso você não consiga ficar entre os classificados, pode tentar encontrar outra Escola Médica que exija uma nota de corte mais baixa ou outros programas como o Fies e o Prouni. Bora lembrar os calendários deles?

Se liga, medaholic! Tanto Prouni quanto Fies também utilizam nota de corte e, claro, Medicina está entre os cursos mais concorridos. Em geral, o desempenho no Enem precisa ser de mais de 700 pontos.

Inscrições no Sisu

A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet.

Todos os estudantes que participaram da edição do Enem mais recente antes do processo seletivo do Sisu, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro, estão aptos para se inscrever no Sisu.

Atualmente, é preciso ter um acesso.gov.br feito para poder ingressar na página de inscrição do Sisu. Daí, a primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o sistema entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição.

Agora que você já entendeu como funciona a nota de corte Sisu, que tal conhecer quais são as notas de Escolas Médicas em todo o país? Se liga!

Veja as notas de corte por região:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?