Menores notas de corte do curso de Medicina no Brasil

notas de corte

Um dos pontos importantes para quem deseja ingressar em uma Universidade é ficar de olho nas notas de cortes de cada instituição. Neste caso, o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos critérios para a seleção e para conquistar a tão sonhada vaga em Medicina. Confira quais são as Menores notas de corte do curso de Medicina no Brasil.

As notas de corte de cada área variam de acordo com a instituição que oferta o curso, a região do país e o processo utilizado. Para explicar melhor, a nota de corte determina a menor nota dos candidatos inscritos nas vagas, lembrando que a nota de corte está dentro do número de vagas disponibilizadas e muda constantemente de acordo com a modalidade escolhida. Diante disso, quanto mais concorrida for a Universidade, maior a nota de corte desta instituição.

No entanto, a nota de corte é apenas uma base para que o aluno monitore as notas dos candidatos inscritos nos cursos, mas não garante a aprovação na vaga.

Ranking das menores notas de corte

Para o curso de Medicina, as menores notas de corte com cotas são da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com 622,28 pontos; seguido da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 627,65 pontos e em terceiro lugar, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com 634,98 pontos.

• UFMT: 622,28
  • UFRN: 627,65
  • UNIVASF: 634,98

Analisando a ampla concorrência, no ranking das três menores notas ficaram para a Universidade Federal Rural do Semi- Árido (UFERSA) com 753, 19 pontos; seguida da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com 765,69 e a Universidade Federal de Roraima  (UFRR), com 765,91 pontos.

• UFERSA: 753,19 pontos
  • UFPI: 765,69 pontos
  • UFRR: 765,91

As notas de corte determinam a menor nota de todos os inscritos nas vagas, por isso é muito importante que o estudante que pretende cursar medicina, se dedique aos estudos e a prova do Enem, principal porta de entrada para o Sisu, ProUni e Fies.

Como estudar?

No processo seletivo para o curso de Medicina, mesmo as notas mais baixas são altas. Para ter mais chances de passar é necessário adotar alguns hábitos de estudos, o bom desempenho no exame é a melhor oportunidade para a aprovação na Universidade. Além disso, é necessário se atentar aos prazos e as constantes modificações das notas de corte durante o processo seletivo

Para quem vai realizar o exame para as instituições, o primeiro passo para estudar para o processo seletivo de Medicina é a organização. Organizar os estudos e a rotina garantirá maior disposição ao candidato na realização do exame. Um cronograma de estudos vai auxiliar o estudante a conseguir estudar os conteúdos pedidos em cada área dos exames.

Além do cronograma, a utilização de bons materiais e a prática de redação junto aos simulados são aliados na busca da aprovação para a medicina. Os simulados auxiliam o estudante a se familiarizar com a linguagem e os conteúdos aplicados em cada processo seletivo. Isso facilitaa a administrar o tempo durante o exame.

A última dica e com grande importância, é treinar a redação. A redação possui o maior peso em um exame para ingresso na universidade, por isso o aluno deve estar atento à estrutura, ter base para argumentação e estar por dentro dos assuntos da atualidade. Para fazer uma redação excelente, nada melhor do que treinar.

Como funciona a nota de corte Sisu

Não é novidade que Medicina costuma ser o curso mais disputado dos vestibulares tradicionais e das seleções que usam o Enem como critério de classificação. Por isso, é importante entender como funciona a nota de corte Sisu, que consiste na pontuação mínima necessária para ser aprovado.

A nota de corte Sisu varia de acordo com alguns critérios. Para um medaholic, os seguintes:

• O curso escolhido: Medicina;
  • A instituição de ensino: que pode ser pública ou privada, dependendo do processo seletivo;
  • O turno: que na maioria das vezes é integral;
  • A unidade: o campus da faculdade;
  • Modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.

Atenção: a nota de corte Sisu é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Caso você não consiga ficar entre os classificados, pode tentar encontrar outra Escola Médica que exija uma nota de corte mais baixa ou outros programas como o Fies e o Prouni