A medicina mais próxima da cura da cegueira – Vai demorar?

Compartilhar:

Avanço medicina: Cura da cegueira

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

A visão é um dos sentidos mais importantes para os humanos (não que os outros também não sejam). É através da visão que conseguimos perceber um recorte da realidade visível e interpretar o mundo ao nosso redor.Existem alguns animais cegos por natureza, por exemplo, Toupeiras, morcegos, minhocas…  esses “enxergam” o mundo por outra perspectiva. Mas nós somos humanos, dependentes da nossa visão. A medicina e a evolução são quase sinônimos. Isso porque o universo médico está sempre avançando e evoluindo, buscando soluções para o que antes parecia não ter. Sabe a melhor característica da medicina? Ela está sempre evoluindo. O avanço na medicina fazem a gente acreditar que estamos cada vez mais perto da cura da cegueira.

 

Cegueira

A cegueira não é algo simples.Em primeiro lugar ela é uma condição que pode ser causada por vários fatores( sistema nervoso, sistema circulatório, acidentes…). Além disso, não é algo unilateral. Você pode ter graus diferentes de cegueira. Confira alguns tipos problemas visuais:

  • Cegueira parcial ou legal: Quando a pessoa enxerga apenas vultos ou percebe a presença de luz mas não consegue identificar fielmente os objetos;
  • Cegueira total: Quando a pessoa não consegue enxergar nada e nenhuma nuance de luz;
  • Cegueira noturna: Quando um ambiente com pouca luminosidade prejudica consideravelmente a visão;
  • Cegueira infantil: deficiência visual em crianças.

Existem fatores que são bem mais conhecidos e que levam a perda parcial ou total da visão, ou seja, pode levar aos seguintes problemas:

  • Glaucoma: “O nervo que liga o olho ao cérebro encontra-se danificado, geralmente devido à alta pressão ocular.”
  • Catarata: opacidade no cristalino (espécie de lente do olho)
  • Retinopatia diabética: “A retinopatia diabética é causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte traseira do olho (retina).”
  • Degeneração macular relacionada à idade: prejuízo na mácula (região da retina)
  • Tracoma: tipo de conjuntivite bacteriana
  • Tumores oculares
  • Deslocamento de retina

Fonte: Unimed

 

Sabia que você pode encontrar outro conteúdos ótimos la no nosso canal do Youtube? Clica aqui para assistir a gente

 

O avanço no  medicina e as opções de cura da cegueira

Não é de hoje que a medicina e a tecnologia procuram opções para encontrar a cura da cegueira. Uma das opções pode parecer que saiu de um filme de ficção científica.

  • A solução se trata de um chip implantado na cabeça atrelado a um óculos que tem a capacidade de transmitir as imagens para esse dispositivo. Esse projeto é uma pesquisa de um consórcio de cientistas de diferentes instituições de pesquisa, incluindo o Instituto Holandês de Neurociência, da Universidade de Twente, a Universidade Radburg, a Universidade de Maastricht e a Universidade de Tecnologia de Eindhoven.

*O projeto ainda não foi testado em humanos mas parece ser promissor.

 

A outra alternativa é bem mais orgânica que a anterior.

 

  • A Universidade Linköping realizou um ensaio onde utiliza córneas feitas a partir do colágeno do porco. Esse ensaio utilizou 20 pessoas com ceratocone, doença degenerativa que causa irregularidades na córnea. Desse ensaio 14 pessoas tinham perda total de visão e os 6 restantes possuíam baixa visão. O processo de transplante de córnea foi bem sucedido e restaurou a visão das 20 pessoas e não apresentou falhas até hoje.

 

“Isso nos ajuda a contornar o problema da escassez de tecido da córnea doadora e acesso a outros tratamentos para doenças oculares”, disse o pesquisador de oftalmologia da Universidade de Linköping, Neil Lagali. As cirurgias utilizando tecidos suínos têm nos proporcionado bons resultados. Um coração de porco foi transplantado em um paciente de 57 anos. O órgão foi modificado para não apresentar rejeição imediata. Quanto tempo você acha que a medicina vai levar para desenvolver uma cura totalmente eficiente. Será que a cegueira em breve virará coisa do passado? Uma coisa é fato… Estamos sem dúvidas caminhando para o futuro na construção de soluções para várias coisas. Olha umas aqui:

 

IMPRESSÃO DE ÓRGÃOS 3D

Você lembra quando teve aquele auê todo por causa da impressora 3D? O pessoal pensando “Meu Deus, eu vou poder imprimir tudo”. E bem… parece que as coisas estão se encaminhando pra isso,né? Agora com a tecnologia de Bioimpressão, praticamente dá pra imprimir tecidos orgânicos e aplicá-los em cirurgias para regeneração. A tecnologia ainda está em evolução, é claro. mas algumas vidas já foram salvas graças a ela!

 

EXOESQUELETO

Se você assistiu o filme Elysium já sabe exatamente do que eu tô falando. Da mesma forma do filme, o Exoesqueleto quer dizer basicamente um esqueleto do lado de fora do corpo. Isso já existe naturalmente em alguns insetos, Mas como nós não somos dotados disso, o avanço na medicina tá aí pra nos ajudar. Certamente trará bons frutos.

O objetivo do exoesqueleto é trazer movimentos pra quem não tem por meio de ligações neurais entre o indivíduo e o exoesqueleto. Ainda é um campo que está avançando lentamente devido à complexidade, porém cada dia a tecnologia vai ganhando mais forma.

Em conclusão, os avanços são significativos e prometem grandes melhorias para a medicina. Portanto, veremos coisas boas futuramente.

Quer ver as outras? Então confira o futuro das tecnologias no universo médico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?