O futuro das tecnologias no universo médico!

Notícias
Reading Time: 2 minutes

Você já assistiu aqueles filmes futuristas onde a tecnologia é tão avançada que dá pra fazer quase qualquer coisa? Bem… a gente não tá num Blade Runner ou Altered Carbon da vida, mas a nossa tecnologia tem evoluído cada vez mais. Isso tudo também inclui, é claro, as tecnologias futuras no universo médico!

É certo que a tecnologia atinge e influencia vários setores, o meio médico não iria ficar de fora, por isso selecionei algumas tecnologias médicas que vão fazer você se sentir uns 70 anos no futuro.

 

IMPRESSÃO DE ÓRGÃOS 3D

Você lembra quando teve aquele auê todo por causa da impressora 3D? O pessoal pensando “Meu Deus, eu vou poder imprimir tudo”. E bem… parece que as coisas estão se encaminhando pra isso,né?

Agora com a tecnologia de Bioimpressão, praticamente dá pra imprimir tecidos orgânicos e aplicá-los em cirurgias para regeneração. A tecnologia ainda está em evolução, é claro. mas algumas vidas já foram salvas graças a ela!

 

Veja esse caso: Médicos usam impressora 3D para cirurgia cardíaca em recém-nascido

 

Quem sabe daqui a alguns anos os transplantes utilizem órgãos criados por impressoras 3D. Isso mudaria muita coisa na maneira de fazer medicina nessa área.

 

 

EXOESQUELETO

Se você assistiu o filme Elysium já sabe exatamente do que eu tô falando. O Exoesqueleto quer dizer basicamente um esqueleto do lado de fora do corpo. Isso já existe naturalmente em alguns insetos, Mas como nós não somos dotados disso, a tecnologia tá aí pra nos ajudar.

O objetivo do exoesqueleto é trazer movimentos pra quem não tem por meio de ligações neurais entre o indivíduo e o exoesqueleto. Ainda é um campo que está avançando lentamente devido à complexidade, porém cada dia a tecnologia vai ganhando mais forma.

 

 

E existem várias frentes trabalhando nisso. Confira esse vídeo aqui:

 

 

ROBÔ CIRURGIÃO

Esse aqui já é realidade! Se tratam de estruturas robóticas que ajudam médicos cirurgiões a realizarem cirurgias mais complexas de maneira mais segura, permitindo cortes muito mais precisos.

O robô cirurgião ainda demanda de um cirurgião para realizar cirurgias, porém fornece uma mobilidade bem maior. Por se tratar de uma tecnologia já presente nos hospitais a chance dessa tecnologia ganhar atualizações é bem maior.

 

Quer conferir outra tecnologia:

Entenda a telemedicina

 

MEDICAMENTOS PERSONALIZADOS

Imagina tomar um comprimido que foi feito exatamente pra vc? Ué? Como assim?

Um dos avanços na medicina é a manipulação em nível molecular, partindo de um pressuposto de que cada corpo é um corpo é que surge a necessidade de criar medicamentos específicos para atender necessidades específicas. Isso tem muito mais a ver com farmácia, né? Mas isso altera o meio da medicina ao prescrever uma receita, por exemplo.

 

IOT MÉDICA

Essa é basicamente a internet médica. Deixa eu explicar. è a rede conectada com os dados do paciente, facilitando o monitoramento da saúde. Mesmo fora do consultório o paciente tem seus dados médicos sendo monitorados, permitindo um atendimento mais personalizado.

 

E aí, medaholic? O que vc achou disso tudo? Quais tecnologias futuras no universo médico vc espera ver futuramente?

Comentários

  1. Ingrid Seemann disse:

    que interessante, lembrei de um episódio de grey´s anathomy, qnd Yang tenta imprimir uma válvula do miocárdio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
Blog

Faculdade de medicina: Como escolher a melhor para você?

Blog

Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Norte

Blog

Passei em medicina, como organizar o bolso?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina