Evasão escolar: Entenda esse conteúdo para o Enem

Compartilhar:

Evasão escolar

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Hoje em dia, mais que nunca é nítida a importância e o papel social, das instituições de ensino de qualquer grau, já que são essas “escolas” que dão inicio aos vínculos sociais, desenvolvimentos de habilidades físicas, e cognitivas do aluno. Porém, quando olhamos este assunto mais profundamente, podemos identificar que a realidade brasileira perante a educação é totalmente diferente do que esperamos que seja. Existem dificuldades e problemas diários dentro da sociedade e da própria educação que acabam, de fato, aumentando a chance das crianças e adolescentes não darem continuidade aos estudos, o que chamamos de ‘Evasão Escolar’.

Se pararmos para procurar as motivações por trás das situações de infrequência, abandono e evasão escolar, poderíamos passar horas em um grande debate. Dentro dessas questões, estão: a gravidez na adolescência, falta de conexão dos conteúdos com os interesses dos estudantes, necessidade imediata de geração de renda, entre outros.

De acordo com dados do IBGE e do MEC, os jovens que possuem uma baixa renda, em sua maioria negros, são forçados de maneira precoce a entrar no mercado de trabalho, ou engravidam na adolescência, esse é o grupo com maior propensão a evasão escolar. Além disso, é na adolescência que o problema se apresenta com maior intensidade, em 2019, 7% da população entre 15 e 17 anos já estava fora da escola.

Evasão X Abandono

Para compreender o problema de forma geral, é preciso ir além das motivações e entender as diferenças de conceitos de abandono e evasão escolar, que mesmo usados como sinônimos, acabam na maioria das vezes especificando casos diferentes.

Ao deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo, isso se caracteriza como abandono escolar. Já o caso em que o aluno, seja reprovado ou aprovado, não efetua a matrícula para continuar os próximos anos, entende-se como evasão escolar.

Quem são esses jovens e por quê evadem?

Depois de entender a diferenciação entre os conceitos, o próximo passo para compreender o assunto é saber mais sobre seu agente, os jovens. Os indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o PNAD, feita pelo IBGE, informam que o contexto familiar é um decisório ativo na personalidade do jovem  que abandona a escola.

Gráfico sobre evasão escolar
Gráfico sobre evasão escolar

Se compararmos o contexto familiar de uma família comandada por um homem branco, com escolaridade média completa e renda alta, a taxa de média de frequência, é de 79%.  Analisando este outro cenário: uma família chefiada por mulher, negra, e analfabeta, podemos perceber que a taxa de frequência em aulas é de no máximo 65%.

Dessa forma, pode-se entender que o avanço escolar está ligado às questões raciais e socioeconômicas. Enquanto pessoas brancas e de renda mais elevada alcançam níveis mais altos de escolaridade, pessoas negras e de renda mais baixa tendem a ter um menor índice de avanço escolar, consequente oportunidade de entrar em uma universidade, e conseguir uma vaga de emprego.

Exemplos de estratégias para evitar evasão e abandono.

A decisão da evasão escolar, não acontece de uma hora para outra. Evadir é um processo lento de desinteresse em relação à escola. Faltas, repetências, deixar de realizar tarefas, são demonstrações de desengajamento que podem identificar os alunos que precisam de um cuidado especial neste sentido e demonstrar uma necessidade de atuação direta com eles.

Desenvolver e implementar ações de busca ativa, incentivar e possibilitar maior participação juvenil –  consequente melhoria do clima escolar –, aproximar e envolver a comunidade escolar, promover maior diálogo com as famílias, além de desenvolver ações focadas na questão racial, são alguns dos exemplos das ações de combate ao abandono e à evasão.

Esses exemplos foram comprovados e aprovados pelo Diretor da Unidade Escolar Benjamin Batista, de Teresina – PI, Evandro Souza, que afirmou a redução de 19% para 1% de evasão escolar em 9 anos de aplicação.

Com certeza agora você está mais que pronto para escrever uma redação completa sobre o assunto, mas que tal dar uma olhadinha em mais coisas no nosso portal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?