Monitoria na faculdade de medicina, você sabe o que é?

Compartilhar:

monitoria-na-faculdade-de-medicina-voce-sabe-o-que-e

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Para quem ainda não entrou na faculdade de medicina podem surgir várias dúvidas a respeito desse universo, tão sonhado e desejado né medaholics. Algumas dúvidas como será a rotina de estudos, as disciplinas a serem estudadas, os ciclos de aprendizado, método de ensino, são alguns exemplos. E  monitoria na faculdade de medicina,  você sabe o que é? 

A monitoria acadêmica é uma atividade muito popular entre os estudantes de faculdades aqui no Brasil, que buscam experiência voltada à sala de aula, ou que procuram atividades extracurriculares para dar aquele upgrade no currículo antes de concluir a graduação.

Em suma, o monitor vai estar presente no dia a dia das aulas do curso auxiliando o professor e os alunos que estiverem fazendo aquela disciplina durante o semestre de monitoria. Estar presente nessas etapas trará conhecimentos de como funciona o processo de aprendizagem em um curso de graduação e vai mostrar um pouco de como é a rotina de um docente na prática.

Ademais, o monitor vai se aprofundar nos conteúdos que ele estudou, enriquecendo seu conhecimento, e ainda é possível receber por isso, sabia? Te explico melhor, mais adiante neste texto. 

 

O que é monitoria acadêmica?

O foco da monitoria acadêmica é melhorar e apoiar o ensino na faculdade, uma atividade que aproxima o estudante da prática da docência e que tem, inclusive, amparo legal. A Lei 9.394/1996, diz que “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”. 

 

O que faz um monitor?

O monitor é responsável por dar apoio à dinâmica de ensino e aprendizagem de uma disciplina. Se liga em algumas atividades desenvolvidas pelo monitor:

  • Tirar dúvidas dos alunos;
  • Orienta os estudantes ao longo das atividades propostas;
  • Participa de trabalhos e estudos em grupo;
  • Interage com o professor para apresentar andamento da turma;
  • Aprender como é a rotina acadêmica dos professores.

O que é preciso para ser um monitor na faculdade?

Qualquer aluno que esteja cursando o ensino superior pode se candidatar à monitoria, caso tenha o desejo de participar dessa experiência, que segundos especialistas da área é uma excelente maneira de atuar na vida acadêmica do curso, e no caso dos alunos de medicina, ver na prática, algumas matérias específicas, que podem ajudar a decidir sua especialização médica, por exemplo.

Embora esteja disponível para todos os estudantes matriculados em um curso de graduação superior, os critérios de seleção variam de acordo com cada instituição, e vale ressaltar que seu histórico escolar também será analisado. Boas notas e participação ativa serão seus aliados. 

E por falar em critérios de seleção, a Universidade Tiradentes tem um edital próprio para esse processo seletivo de monitoria.

 

Existe vestibular de MEDICINA unificado englobando os polos da Universidade Tiradentes.

Para se inscrever no vestibular de medicina é só clicar AQUI e conquistar o seu sonho de ser MED!

 

E como funciona esse processo na Unit?

o aluno deve preencher o requerimento, e entregar a coordenação do curso, juntamente com a documentação exigida:

  • Histórico Escolar;
  • Curriculum vitae (modelo lattes)
  • Fotografia 3×4

 

E o processo seletivo:

  • Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo da disciplina- (peso 2)
  • Realização de prova prática ( se necessário) – peso 2
  • Análise curricular – (peso 1)
  • Entrevista- Eliminatória.

Essas informações são só para você ter ideia de como funciona um processo de seleção para monitoria, lembrando que cada faculdade tem a sua, beleza?

O monitor é remunerado?

Geralmente, o monitor recebe uma bolsa-auxílio da faculdade que pode ser ou em dinheiro para pagamento de despesas relacionadas à graduação ou já em descontos nas mensalidades dos cursos. Esse é outro benefício da monitoria acadêmica.

Isso vai depender de cada faculdade, essas informações estão sempre nos editais de seleção para monitoria.

Embora o curso de medicina seja integral, a monitoria pode ser uma oportunidade para ganhar uma graninha. É quase impossível trabalhar e estudar durante o curso, contudo, além de aprofundar seus conhecimentos, a monitoria pode te proporcionar essa renda extra.

Quanto tempo dura uma monitoria?

Na maioria dos casos, a monitoria acadêmica vai durar um semestre e vai acontecer ao longo da disciplina da turma que está cursando aquela matéria durante os seis meses. Contudo, o desempenho do monitor pode dar a oportunidade de continuar a atividade em outras disciplinas.

Embora tenha a possibilidade de continuar em outras disciplinas, algumas universidades exigem que você faça outro processo seletivo para entrar em outra monitoria.

Entenda sobre os ciclos da faculdade de medicina.

Monitoria na prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?