Qual a melhor faculdade de Medicina do Nordeste?

Compartilhar:

O que é metodologia na Medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Agora que você já fez a escolha mais importante da sua vida. Se você é nordestino ou tem vontade de estudar nessa região, o MEM responde qual a melhor faculdade de Medicina do Nordeste.

Escolher a Escola Médica que você irá estudar, conhecer a estrutura e também a grade curricular de cada curso é importante. Mas ainda assim, lembre-se que a posição da universidade está diretamente relacionada à concorrência por vaga. Sendo assim, você precisa considerar o tempo e o planejamento que você vai dedicar aos estudos para conseguir ingressar na graduação de Medicina.

Os critérios para essa decisão podem variar um pouco, de acordo com as suas condições e necessidades específicas, mas um bom parâmetro são as avaliações de ranking nacionais. Para chegar a resposta utilizamos dois deles como base, tá? Primeiro, as notas do Enade do Ministério da Educação e também o ranking da Folha de São Paulo, que avalia 196 universidades do país com base em dados nacionais e internacionais.

Confira as notas de corte do SiSU para Medicina na região Nordeste.

A Faculdade de Medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará) é a instituição de ensino do Nordeste que melhor pontuou. A Escola Médica recebeu nota máxima do MEC e o curso de Medicina recebeu nota 4 na edição mais recente do Enade.

A faculdade de Medicina teve Fortaleza, em 1948, antes da própria fundação da universidade, em 1954, e atualmente funciona nos campus da capital cearense e em Sobral, no interior.

Além de ser considerada, a melhor faculdade de Medicina do Nordeste, ela também aparece como a 39ª melhor universidade da América Latina e a 131ª melhor do mundo em ranking do The Brics.

A UFC recebeu 84.389 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2022. O curso mais procurado foi Medicina, em Fortaleza, com 7.243 candidatos inscritos para 160 vagas, gerando uma concorrência de 45 candidatos por vaga.

Segundo a Escola Médica, um novo currículo foi implantado desde 2001 visando possibilitar “uma formação geral e humanista dos profissionais, integrando-os à equipe multidisciplinar de cuidados à saúde, com ênfase nas peculiaridades e necessidades específicas da região Nordeste, onde a nossa universidade está inserida, mas mantendo o olhar nas ações globalizadas de saúde”.

Jornada Médica

Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Sisu – O Ministério da Educação realiza duas edições do SiSU por ano e, em geral, a do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. Não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada faculdade.

A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. Já em relação à concorrência de cada vaga para uma Escola Médica, um parâmetro importante é a nota de corte. Aqui você encontra as Notas de Corte dos cursos de Medicina agrupadas por região do país.

Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.

Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.

O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Aqui no MEM você vai ficar sabendo quais são os próximos vestibulares de Medicina, como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais para sua jornada médica decolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?