Quando um estudante de Medicina começa a trabalhar?

curso de medicina

A faculdade de medicina é um sonho para a grande maioria de jovens estudantes em nosso país. E o que muitos deles se perguntam é quando um estudante de Medicina começa a trabalhar? Pois bem, medaholic, siga leitura que eu te respondo.

Eu sei que pode parecer tempo demais até começar a exercer a profissão, mas tenha foco. Afinal, graças a Medicina, você poderá ser financeiramente independente e colaborar com os familiares que te apoiaram na jornada. Valerá a pena e o Melhores Escolas Médicas estará sempre aqui na torcida, você sabe!

Para você: E-Book para saber como sobreviver ao Multiverso Med!

Por ano, mais de 30 mil alunos se formam em Medicina no Brasil. Esse é o número que as 310 Escolas Médicas brasileiras entregam no país que tem o maior número de vagas. Já no mercado de trabalho, existem mais de 500 mil atuando para atender a população de mais de 212 milhões de habitantes.

Em média, o médico que acabou de obter o seu registro após a graduação de seis anos começa atuando na área de Clínica Geral, recebendo uma remuneração mensal de cerca de R$ 6.940,00. Este rendimento pode alcançar algo em torno de R$ 10.527,00 hoje em dia, em determinadas regiões. Mas este profissional pode chegar a ganhar R$ 15.165,00 em um único vínculo.

No entanto, se quiser trabalhar em alguma das especialidades, ainda será preciso encarar mais dois ou três anos de especialização, ou residência médica. Neste post, falamos um pouco mais sobre a especialização.

Mercado de trabalho para Medicina

O mercado de medicina, embora concorrido, é promissor em todo o país. Ele oferece oportunidades em muitos municípios de todo o Brasil, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.

A empregabilidade da área, segundo o Ipea, chega a 97%. Por outro lado, tanto sucesso tem seu preço: os médicos estão entre aqueles que têm a jornada de trabalho mais pesada entre os profissionais de nível superior: 42 horas por semana.

Jornada do Estudante de Medicina

Em um curso de Medicina, os alunos são preparados para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação no campo clínico e nas várias especialidades e espaços de prática, seja na pesquisa, na saúde pública ou na gestão. Dessa forma, a escolha da universidade onde você vai cursar a graduação precisa ser acertada.

Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Sabemos que trata-se de um investimento elevado, embora tenha boas perspectivas de retorno. Por isso, todos os anos, a MEM realiza um mapeamento dos valores das mensalidades das faculdades de Medicina espalhadas em todo o país.

Aproveita os comentários e me conta o que achou ao descobrir quando o estudante de Medicina começa a trabalhar!

Seu sonho é seguir carreira em Medicina? A MEM te ajuda na sua preparação. Que tal começar acompanhando os detalhes dos próximos vestibulares? Clica aqui.