USP divulga datas das provas da Fuvest 2025

Fuvest 2025

Karla Thyale Mota

A Universidade de São Paulo liberou nesta segunda-feira, 18, as datas das provas do vestibular Fuvest 2025 que serão realizadas neste ano. Além disso, a USP também reafirmou as mudanças para o vestibular do curso de medicina nas próximas edições do processo seletivo.

As provas aplicadas em 2024 serão para ingresso no primeiro semestre de 2025. Nesta edição, a USP disponibiliza mais de 8 mil vagas para ingresso em 180 cursos da instituição. Para o curso de Medicina no campus de São Paulo, serão 175 vagas ofertadas; 100 para a faculdade de Ribeirão Preto e 60 para Bauru.

O calendário completo do processo seletivo não foi divulgado pela instituição. No entanto, de acordo com a Fuvest, em breve estará disponível para consulta através do site oficial do vestibular.

Calendário da Fuvest 2025

De acordo com o cronograma parcial da instituição, a 1ª fase será aplicada em 17 de novembro. Já a 2ª fase será aplicada nos dias 15 e 16 de dezembro

1ª fase: 17 de novembro;

2ª fase: 15 e 16 de dezembro.

Mudanças para o curso de Medicina

A partir da edição 2025, que acontecerá ainda este ano, o vestibular para o curso de Medicina passará por algumas alterações no processo de inscrições e concorrência das vagas. A informação foi divulgada em 8 de março pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

O vestibular de Medicina passará a ser unificado. Ou seja, os candidatos poderão concorrer às vagas para o curso nos três campi que ofertam a graduação e poderão escolher as unidades por ordem de preferência em qualquer um dos campi a seguir:

Portanto, caso não seja aprovado na primeira opção, os candidatos ainda estarão concorrendo às vagas nos outros campi que selecionaram no ato de inscrição. Essa é a primeira vez que esse método de concorrência é aplicado para Medicina, embora alguns cursos já utilizem dessa modalidade, como o curso de odontologia.

A Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é a responsável pela aplicação do vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, as provas são aplicadas em duas fases:

1ª Fase da Fuvest 2025

Na primeira etapa do vestibular, os candidatos respondem a 90 questões objetivas sobre conteúdos comuns no Ensino Médio, como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Física, Química e História, valendo 1 ponto cada questão.

2ª fase da Fuvest 2025

Os candidatos que alcançaram uma boa pontuação na primeira fase do processo seletivo, são selecionados para a fase 2. No entanto, é necessário que o candidato obtenha ao menos 30% de acertos na primeira prova.

Nesta fase, as provas acontecem em 2 dias seguidos. No primeiro dia, os candidatos respondem a 10 questões discursivas de português e 1 redação do gênero dissertativo-argumentativo. Além disso, no segundo dia, os alunos respondem a 12 questões de disciplinas voltadas ao curso escolhido.

Leituras Obrigatórias no vestibular da Fuvest 2025

A cada dois anos, a Fuvest disponibiliza uma lista com leituras obrigatórias para os candidatos ao vestibular. São 9 livros por edição que caem na prova em formato de questões objetivas chamadas de “questões de verificação”. Além disso, a leitura dessas obras também auxilia no repertório cultural do candidato.

Confira a lista das leituras necessárias para o vestibular Fuvest 2025:

Para a edição de 2026, esta lista passará por algumas atualizações. Na nova lista de livros, que contemplará os vestibulares de 2026 a 2028, haverá apenas obras escritas por mulheres brasileiras e estrangeiras. A partir disso, a USP tem como objetivo valorizar e destacar o papel das mulheres na literatura e, além disso, incentivar o consumo da literatura escrita por mulheres.

Veja a lista com os exemplares dos próximos vestibulares:

2026

• Opúsculo Humanitário (1853) – Nísia Floresta
  • Caminho de pedras (1937) – Rachel de Queiroz
  • O Cristo Cigano (1961) – Sophia de Mello Breyner Andresen
  • As meninas (1973) – Lygia Fagundes Telles

2027

• Opúsculo Humanitário (1853) – Nísia Floresta
  • Caminho de pedras (1937) – Rachel de Queiroz
  • A paixão segundo G. H. (1964) – Clarice Lispector

2028

• Conselhos à minha filha (1842) – Nísia Floresta
  • João Miguel (1932) – Rachel de Queiroz
  • A paixão segundo G. H. (1964) – Clarice Lispector

2029

• Conselhos à minha filha (1842) – Nísia Floresta
  • D. Casmurro (1899) – Machado de Assis
  • João Miguel (1932) – Rachel de Queiroz
  • Nós matamos o cão tinhoso! (1964) – Luís Bernardo Honwana
  • Incidente em Antares (1970) – Érico Veríssimo
  • A visão das plantas (2019) – Djaimilia Pereira de Almeida

O vestibular da USP é um dos mais concorridos do Brasil. Na edição de 2024 cerca de 111 mil candidatos disputaram as vagas disponibilizadas pela instituição. Para o curso de Medicina em São Paulo, o mais disputado dos três campi que ofertam o curso, foram cerca de 118 candidatos por vaga, ou seja, mais de cem pessoas tentando a aprovação em uma das vagas ofertadas.