Vestibular de medicina da Unesp

vestibular-de-medicina-da-unesp

Sonhando em cursar medicina em uma das faculdades mais tradicionais de São Paulo? Esse post é para você. Hoje vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o vestibular de medicina da Unesp.

Um dos vestibulares mais tradicionais do país, se o curso de medicina já é concorrido, imagina na Unesp, então se você sonha em fazer esse vestibular, vale dar aquele gás, e pegar várias dicas aqui no portal para aumentar deu desempenho.

Voltando para a Unesp, a universidade estadual paulista está com inscrições abertas. Por isso, continua a leitura.

Vagas e duração do curso

O curso de medicina da Unesp tem duração de 6 anos, e oferece 90 vagas por ano, lembrando que 50 % dessas vagas são destinadas ao Sistema de Reserva de vagas para Educação Pública, e nessa porcentagem também estão inclusos autodeclarados pretos, pardos, ou indígenas.

No último vestibular o curso teve 311 candidatos para cada vaga disponibilizada, por isso é um dos mais concorridos do país.

Confira mais sobre o curso de medicina da Unesp na estrutura curricular.

Vestibular da Unesp

O vestibular da Unesp é realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP, e ela fundação foi criada em na década de 1970 por ato do Conselho Universitário da Unesp.

No entanto o primeiro vestibular foi realizado em 1981, a partir desse vestibular, a Vunesp vem desenvolvendo concursos e vestibulares.

A única forma de ingresso na Unesp é o vestibular tradicional, eita ficou triste né? Achou que poderia entrar com o Enem? Pois é, infelizmente não é possível, Contudo, nem tudo está perdido.

Embora o Enem não seja um meio de ingresso, é possível utilizar a nota final como um complemento da primeira fase. Para tanto, é preciso indicar na ficha de inscrição se realizará esse exame.

Em suma, como outros vestibulares diretos, a Unesp possui duas fases no seu processo seletivo. Sendo a primeira classificatória e eliminatória, que vai fazer uma “peneira” para selecionar os melhores desempenhos para o ingresso na universidade.

• Período de inscrições: 5 de setembro a 10 de outubro de 2022
  • Resultado da 1ª chamada: 6 de fevereiro de 2023

1°Fase Unesp – 15 de Novembro 2022

E o que você vai encontrar aqui? A primeira etapa do processo seletivo possui 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área de estudo, em suma os candidatos têm o total de cinco horas para completar o exame. Se liga na divisão das disciplinas:

• 30 questões de linguagens e códigos: que abordam as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte.
  • 30 questões de ciências humanas: que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • 30 questões de ciências da natureza e matemática: que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática.

Ou seja, um pouco de tudo, por isso resolver provas antigas da Unesp é essencial para você ter um bom desempenho, e não acaba aí, ainda temos a segunda fase.

2°Fase da Unesp- 19 de Dezembro 2022

Lembrando que a primeira fase é classificatória e eliminatória, portanto, você só vai fazer  a segunda fase caso tenha passado pela “peneira” da primeira fase.

A segunda fase da prova é realizada em dois dias seguidos, com 4h30 de prova:

• 1º dia: são cobradas 24 questões discursivas, sendo 12 de Ciências Humanas (que abordam as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (que abordam as matérias de Biologia, Química, Física e Matemática).
  • 2º dia: são cobradas 12 questões de Linguagens e Códigos (que abordam as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e uma redação dissertativa argumentativa.

Redação

E o que é esperado na prova de redação da Unesp? Em suma, você vai ter que escrever um texto dissertativo argumentativo sobre o tema proposto, outro ponto importante na hora de construir sua redação, seu texto tem que ser  coeso e coerente, e tem que obedecer as normas da língua portuguesa, por isso vale dar uma reforçada em como estudar para redação e ficar atendo as normas gramaticais.

No entanto, diferente do Enem, não é necessário elaborar conclusões com proposta de intervenção na redação da Unesp.

• A redação será avaliada a partir de três critérios: tema, estrutura e expressão.
  • Textos muito curtos, com menos de 15 linhas, serão penalizados na correção.

Nota do Enem na Unesp

Embora o Enem não seja um meio de ingresso na Unesp, você pode usar sua nota do Enem 2022, como? Calma, vou te contar.

Se você fez o Enem, seu CPF está guardado lá na base de dados do MEC, certo? Ok, vamos para frente.

Quando você fizer sua inscrição no vestibular na Unesp, é necessário que você informe no ato inscrição que deseja usar sua pontuação do Enem, quando sair o resultado da primeira fase, o sistema da Unesp vai a procura do seu CPF na base de dados do MEC, vai conferir sua nota, e caso sua nota do Enem seja maior que a nota da prova da primeira fase, a nota do Enem prevalece. Contudo, se a nota for menor, você fica com sua pontuação da prova da primeira fase da Unesp.

Entretanto, se seu CPF não for encontrado na base de dados, as notas não serão consideradas, ou seja, você vai perder a pontuação.

Contudo, se a sua nota do Enem for menor que a nota de conhecimentos gerais, será considerada a nota da prova da Unesp.

Próximos vestibulares de medicina no Brasil