Aprovado em Medicina pelo Enem

aprovado em medicina pelo enem

Segunda-feira, você já sabe né medaholic, é dia da história do aprovado, e hoje vamos contar na íntegra a história de Allan Ribeiro, aprovado em medicina pelo Enem, na  Universidade Federal de Sergipe.

Quem é Allan Ribeiro?

“Olá!! O meu nome é Allan Ribeiro, tenho 24 anos e resido na cidade de São Cristóvão/Se. A princípio, cursar Medicina não era algo que eu pensava fazer ainda quando estava cursando o Ensino Médio, por achar intangível e, por vezes, não me achar o suficiente para um curso que exige muito do aluno, desde a concorridíssima entrada na universidade até a carreira profissional.”

Como a medicina encontrou esse estudante?

“Nessa perspectiva, costumo dizer que a Medicina me encontrou e me conquistou, em 2016, quando visitei uma feira de uma universidade particular de Aracaju, saí de lá encantado (até conferir o preço da mensalidade) hahaha. Não havia outra possibilidade para mim à época senão tentar em uma instituição pública.”

Um novo rumo

“Foi em 2016 que a minha caminhada ganhou um novo rumo. Entrei em um cursinho, onde consegui me desenvolver exponencialmente e alcancei várias aprovações, em Enfermagem, em Direito e em Odonto, mas a Medicina ainda estava me esperando. Confesso que pensei em desistir , por várias vezes…pois já estava bastante desgastado emocionalmente e, infelizmente, eu havia colocado a minha saúde mental em segundo plano nesses três primeiros anos. Eu ía muito bem nos simulados do cursinho, conseguia desenvolver as redações sem muita dificuldade, porém não era o que acontecia oficialmente na prova no ENEM. A frustração era uma constante.”

O ano que passei em Medicina

“Já em 2019, depois de três tentativas no ENEM, consegui uma bolsa de estudos em uma outra instituição e, juntamente com essa nova oportunidade, tive o acompanhamento de uma psicóloga, do próprio cursinho. Agora sob uma nova perspectiva, consegui alguns detalhes que faltavam e, em 2020, em meio a pandemia, estudando de forma remota, fui aprovado na Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão. SIIIM… NA MINHA CIDADEEE!!

Agora em Julho iniciarei o segundo período, semestre 2022.1 (Feliz Ano Novooo hahaha). O meu primeiro período foi marcado por uma série de experiências, desde o desespero em pensar que não daria conta dos inúmeros nomes em Anatomia, até conhecer várias pessoas incríveis…com histórias proporcionais!”

Allan tem um recado para você, medaholic.

“Para você que está na caminhada para a aprovação, acredite no seu processo!! Além de estudar muuuito, cuide da sua saúde mental…e internalize que há um tempo para tudo!! Quando na lista de aprovação o seu nome estiver, sentirá uma sensação única de que tudo valeu a pena.”

Dicas para passar em medicina

Já conferiu nossas dicas?