5 competências da redação do Enem

Compartilhar:

História no Enem

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Você quer elevar sua nota no Enem? Então este texto é para você medaholic. Você está lembrado que você pode fazer mil pontos com a redação na prova do Enem, elevando sua pontuação final?! E isso pode fazer total diferença na sua aprovação. A redação é avaliada por critérios objetivos, então se liga nas 5 competências da redação do Enem, essas dicas podem fazer a diferença nos seus estudos.

5 competências da redação do Enem 

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa

O que é avaliado neste critério, você pergunta, e a melhores escolas médicas responde: o Enem vai avaliar se você está por dentro do uso correto da ortografia, acentuação, uso do hífen, separação silábica, concordância verbal e nominal, verbo, pontuação, uso de pronomes, crase. Ou seja, você precisa dominar o português, o básico que aprendemos desde o início da nossa vida escolar. 

  • Compreender o tema e não fugir do que é proposto

Vamos ser diretos, nada de “viajar na maionese” ou “encher linguiça”, se você não estiver afiado com o tema e como escrever uma boa redação, consequentemente não vai conseguir desenvolver o texto e sua nota vai lá para baixo. Sua habilidade de leitura integrada e escrita serão testadas.

  •  Argumentos em defesa de um ponto de vista 

Compreendeu o tema? ótimo! Agora você precisa ter argumentos para defender a ideia que você está escrevendo. Tenha coerência, clareza e objetividade do que você está escrevendo. E nada de “achismos”, tenha embasamento e organize suas ideias.

  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Aqui o Enem vai avaliar a estrutura lógica do seu texto, se você sabe usar os conectivos de coesão para construir seu texto. Como assim: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão precisam conversar entre si, não podem fugir do tema proposto e precisam se complementar. 

  • Respeito aos direitos humanos

Sua conclusão, sua solução para o problema, precisa respeitar os direitos humanos. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania.

Entenda bem esses critérios, isso vai te ajudar na construção da sua redação e lembrando que cada critério deste vale de zero a 200 pontos.  São seis níveis de desempenho, aqui você fica por dentro de todo critério da pontuação de cada item. 

Veja também:

Como estudar redação para o Enem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?