5 competências da redação do Enem

Blog
Reading Time: 2 minutes

Você quer elevar sua nota no Enem? Então este texto é para você medaholic. Você está lembrado que você pode fazer mil pontos com a redação na prova do Enem, elevando sua pontuação final?! E isso pode fazer total diferença na sua aprovação. A redação é avaliada por critérios objetivos, então se liga nas 5 competências da redação do Enem, essas dicas podem fazer a diferença nos seus estudos.

5 competências da redação do Enem 

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa

O que é avaliado neste critério, você pergunta, e a melhores escolas médicas responde: o Enem vai avaliar se você está por dentro do uso correto da ortografia, acentuação, uso do hífen, separação silábica, concordância verbal e nominal, verbo, pontuação, uso de pronomes, crase. Ou seja, você precisa dominar o português, o básico que aprendemos desde o início da nossa vida escolar. 

  • Compreender o tema e não fugir do que é proposto

Vamos ser diretos, nada de “viajar na maionese” ou “encher linguiça”, se você não estiver afiado com o tema e como escrever uma boa redação, consequentemente não vai conseguir desenvolver o texto e sua nota vai lá para baixo. Sua habilidade de leitura integrada e escrita serão testadas.

  •  Argumentos em defesa de um ponto de vista 

Compreendeu o tema? ótimo! Agora você precisa ter argumentos para defender a ideia que você está escrevendo. Tenha coerência, clareza e objetividade do que você está escrevendo. E nada de “achismos”, tenha embasamento e organize suas ideias.

  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Aqui o Enem vai avaliar a estrutura lógica do seu texto, se você sabe usar os conectivos de coesão para construir seu texto. Como assim: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão precisam conversar entre si, não podem fugir do tema proposto e precisam se complementar. 

  • Respeito aos direitos humanos

Sua conclusão, sua solução para o problema, precisa respeitar os direitos humanos. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania.

Entenda bem esses critérios, isso vai te ajudar na construção da sua redação e lembrando que cada critério deste vale de zero a 200 pontos.  São seis níveis de desempenho, aqui você fica por dentro de todo critério da pontuação de cada item. 

Veja também:

Como estudar redação para o Enem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Entenda sobre antiguidade clássica para o Enem

Blog

Apps que ajudam a aumentar sua produtividade

Sala de Espera

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA A MEDICINA – SALA DE ESPERA #18

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina