Como não esquecer o que estudo: Parte II

Como não esquecer o que estudo?

Como não esquecer o que estudo? O papo hoje é para quem acha que tem o complexo de Dori, sabe aquele peixinho do filme procurando Nemo, que esquece tudo em segundos?

Você tem dificuldade de memorização, acha que vai chegar no vestibular ou no Enem e não vai lembrar de absolutamente nada? Talvez você esteja sem um direcionamento correto na sua rotina de estudos.

Separamos quatro dicas para você memorizar melhor esse conteúdo:

Tire dúvidas

Tire todas as suas dúvidas, preencha as lacunas que estão em déficit. em alguns assuntos é comum que eles estejam estruturados como um quebra cabeça, um evento leva a outro acontecimento.

Por exemplo, para entender as relações de trabalho que geralmente caem na prova de Sociologia, é necessário que você entenda Revolução Industrial, assunto recorrente da História.

Tirando suas dúvidas e entendendo o conteúdo( eu disse entendendo, não decorando), você consegue memorizar, e ainda aproveitar o que foi estudado para outras disciplinas, eu falei aqui sobre história e sociologia, porém com esses assunto você teria um bom embasamento para redação, caso o tema fosse acerca dos assuntos mencionados acima.

Estudante é diferente de aluno

Prefira ser o melhor estudante, do que o melhor aluno. O aluno está ali dentro da sala de aula, aprendendo com o professor, e não tem nada de errado nisso, é muito bom a troca de conhecimento, com seu mentor, ou com seus colegas de turma.

Ali você aprende coisas, tira possíveis dúvidas, certo? Agora deixa fazer outra pergunta: Quando você chega em casa? O que você faz?

Para absorver o conteúdo que foi passado, seja na sala de aula, ou de maneira remota (on-line) esse conteúdo que você acabou de ouvir, precisa ser fixado na sua memória, e como você faz isso?

Sendo um bom estudante, tendo disciplina, organização, fazendo exercícios de fixação, lendo sobre os assuntos abordados, fazendo resumos, escrevendo o que você conseguiu compreender do assunto ensinado, entendeu a diferença entre aluno e estudante?

Vá dormir!

Uma boa noite de sono vai fazer toda diferença, seu corpo, sua mente, e principalmente sua memorização agradecem.

Se você foi dormir 2h da manhã, estudando, vendo filme, ou no celular e precisa acordar às 6h, isso não vai dar muito certo. Você conseguiu dormir 4h apenas, e para conseguir um sono REM de qualidade, você precisa de mais horas de sono.

O sono Rem é fundamental para a manutenção das funções cognitivas, como memória, criatividade e a capacidade de aprender, além de proporcionar bem-estar.

Kd as revisões?

Elas são fundamentais para seu desempenho no Enem, ou em vestibulares diretos, temos várias gavetas no nosso cérebro, umas maiores, outras menores.

As revisões vão te ajudar nesse processo, de lembrar do que você precisa nas gavetas maiores de informação, nosso cérebro é pequeno, mas é incrível a quantidade de coisas que conseguimos armazenar nele, tipo um chip terabyte, se ligou?

Revisar o conteúdo é muito importante na rotina de estudos, além de você entender quais assuntos você já está dominando, e quais precisa melhorar, essa é uma excelente tática para memorização, seu cérebro entende que você já viu essa informação antes, e isso te ajuda a fixar tudinho na sua cabecinha.

Se possível faça uma revisão 24h depois do conteúdo que você estudou, essas informações estarão bem frescas na sua memória.

É isso aí medaholic, espero que tenha te ajudado com essas dicas de como não esquecer o que você estudou.

Por falar em estudo hoje é  dia nacional dos Profissionais da Educação, todos envolvidos que dedicam seu tempo para levar ou melhorar educação no nosso país.

Sabemos o quanto a educação é importante para sociedade, fica aqui nosso salve para esses profissionais.

Quer entender mais, então vai lá conferir nossa primeira parte do conteúdo “Como não esquecer o que estudo”, é só clicar aqui