Como passar em medicina com nota baixa

Compartilhar:

nota baixa

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Passar em medicina é o sonho de vários brasileiros. Consequentemente a disputa por uma vaga no curso dos sonhos se torna mais acirrada e a nota de corte para passar em medicina vai lá pras alturas. Mas e o que fazer quando a sua nota não é alta? O que fazer quando não consegue a nota desejada? Esse texto é sobre como passar em medicina com nota baixa. Será que dá? Como conseguir? 

 

Confere esse texto até o final para entender →

Nota de corte para Medicina

Podemos dizer que a linha que separa a aprovação em medicina e mais um ano estudando é a nota de corte. Ela estabelece a nota mínima para ser aprovada de acordo com as vagas disponíveis. Vários fatores implicam no resultado da nota de corte, sendo eles:

  • Número de vagas;
  • Quantidade de instituições próximas;
  • Semestre letivo;
  • modalidade da inscrição;
  • E vários outros.

 

Viu como a nota de corte não é tão simples? É essencial entender como funciona a nota de corte e as variáveis que ela pode ter para aumentar a chance de sucesso na corrida para a aprovação. Você pode começar dando uma olhada nas notas de corte anteriores e conferindo os próximos vestibulares de medicina para entender o comportamento da nota de corte.

 

Próximos Vestibulares

  • Nos próximos vestibulares você vai encontrar bastante instituições com inscrições abertas, como a Universidade de Vassouras, que você pode se inscrever até o dia 22 de junho.

 

Valores das Mensalidades de Medicina

 

Aumentar a sua nota baixa

Se muitas pessoas desejam passar em medicina é natural que a nota de corte seja alta em diversas instituições. Uma solução é buscar maneiras de melhorar o seu desempenho no Enem e em vestibulares de medicina. E como fazer isso? Você pode adotar métodos de estudos que combine com a sua rotina e responder simulados que vão te avaliar e te dar indicações do que você precisa melhorar.

Existem métodos com aplicações diferentes que vão te ajudar a melhorar qualquer déficit, confira alguns:

 

Pomodoro

Nesse método a pessoa divide o estudo em ciclos de 25 minutos e pausas de 5 minutos entre esse tempo, totalizando cerca de 2 horas. Você pode utilizar o método pomodoro por mais tempo, mas lembre-se de que descanso também é uma parte fundamental para os estudos.

Ciclo EARA

Cada letra dessa sigla corresponde a uma etapa desse método.

  • E – estudo
  • A – aplicação
  • R – revisão
  • A – adaptação

Após ESTUDAR a pessoas APLICA o que aprendeu resolvendo questionários e simulados. Após isso ela REVISA o resultado do questionário, conferindo acertos e erros. Feito isso é o momento da ADAPTAÇÃO, onde a pessoa irá direcionar os estudos com base nos resultados obtidos.

Flashcards

Os flashcards são cartões que você pode fazer com o conteúdo que quer aprender. Esses cartões funcionam como resumos linkados à palavras chaves que vão te ajudar a fixar o conteúdo em sua mente.

Delta 4 MED

Através desse método você não precisa se debruçar nos livros com conteúdos que você já sabe. Esse método faz um diagnóstico da sua bagagem teórica com base nos pesos para ser aprovado em medicina. Após esse diagnóstico você recebe um relatório com os principais conteúdos que VOCÊ deve estudar, tornando assim um método pessoal onde o foco é o seu aprendizado e aprovação.

 

Você pode conferir mais desse método abaixo:

Delta 4 MED

 

Rotina – além dos estudos

E se eu te disser que descansar pode te levar ao sucesso? Não acredita? Então vamos lá!

Quando eu falo descansar eu não quero dizer para você não fazer nada e simplesmente esperar a aprovação cair do céu (Isso não vai acontecer). Descansar significa respeitar o seu tempo e se permitir viver de vez em quando. Não precisa ficar se sentindo a pior pessoa do mundo, pois isso vai te ajudar a absorver o conteúdo e a fixá-lo bem na sua cabeça.

 

Em uma matéria da BBC o descanso entre as atividades é apontado como benéfico para o cérebro. Essa afirmação é feita com base em um estudo dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH, na sigla em inglês), publicado em 2021 no periódico Cell Reports.

 

VocÊ pode conferir o estúdio aqui → sciencedirect

 

Atividade física

Não necessariamente você tem que ter o corpo de uma estátua grega para passar em medicina. Você já deve ter ouvido a frase – corpo são, mente sã. – Uma boa rotina saudável ajuda a aprimorar o funcionamento do seu corpo, incluindo a sua mente. Não é pra literalmente correr uma maratona hoje mesmo (tudo é processo), e sim adequar a sua rotina ao sonho da aprovação em medicina;

 

Gostou desse conteúdo sobre como passar em medicina com nota baixa? Confira outras matérias que podem te interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?