Estratégias para ter alto desempenho no Enem

Compartilhar:

estrategias-para-ter-um-alto-desempenho-no-enem

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Você já deve saber que a prova do Enem é a principal porta de entrada para as melhores universidades do nosso país. É o exame mais importante do ensino médio, ou seja, sua chance de entrar em medicina. No texto de hoje vamos falar sobre  estratégias para ter alto desempenho no Enem.

Lembrando que faltam menos de 3 meses para essa prova, então fica ligado.

1.Entenda a Teoria de resposta ao item

Começamos com a primeira dica de estratégias para ter alto desempenho no Enem, vamos falar sobre a TRI.

Para gerar a nota, o método observa o comportamento de resposta do aluno e a quantidade de acertos obtidos em uma determinada prova (Matemática, Linguagens, Humanas e Natureza). A redação não tem nada a ver com a TRI, para ela é utilizado um outro método de correção. As notas das provas do Enem são calculadas pela TRI tendo como princípio três grandes bases:

  • Quantidade de acertos obtidos em uma prova: a tendência é que quanto maior o número de acerto, maior seja a pontuação.
  • O parâmetro de dificuldade das questões: as questões são classificadas por nível de dificuldade na prova do Enem (25% das questões são consideradas fáceis, 50% de questões médias, 25% das questões são difíceis), para cada uma delas, existem pontuações distintas.
  • A coerência pedagógica: como a prova tem questões com níveis variados de dificuldade, espera-se que o aluno resolva as questões fáceis, o que for possível das questões médias e o que conseguir das questões difíceis.

 

2. Como a coerência pedagógica funciona?

Bem, a TRI entende que se o aluno não consegue dar conta daquilo que é mais fácil, ele também não será capaz de responder o que é mais difícil. Sendo assim, se ao responder a prova, ele acerta uma questão difícil e erra uma questão que é considerada fácil, o método identifica que está chutando as respostas e, por consequência, vai diminuir sua nota.

Dessa maneira, é a coerência pedagógica que faz com que candidatos com a mesma quantidade de acertos, tenham notas muito diferentes, por exemplo.

 

3. Como fazer na hora de responder a prova?

Muita atenção quando for realizar a prova, não resolva as questões na ordem em que aparecem, vai deixando para o final as que são mais difíceis. Como as questões fáceis e médias são aquelas que vão te exigir menos tempo normalmente, por serem mais simples, você acaba tendo tempo de voltar às questões difíceis no final. E caso tenha que chutar alguma coisa, você vai provavelmente chutar uma questão que vai impactar menos na sua nota de TRI.

Lembre-se sempre, medaholic, a sua coerência pedagógica é algo que você deve buscar o tempo todo na prova.

 

4. Como é que o Enem sabe o nível de dificuldade?

Todas as questões do Enem fazem parte do BNI  do INEP  (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) são chamadas de “pré-testadas”, pois já foram aplicadas em algum momento para um grupo de alunos. Assim, o Inep consegue ter uma ideia clara do que é fácil, médio e difícil e, por isso, é possível ter uma previsibilidade da prova do Enem. Por fim, uma vez que você entende todos os macetes da TRI, isso já aumenta bastante suas chances de conseguir uma boa pontuação.

 

5. Priorize conteúdos

Além de entender conteúdos, uma das estratégias para ter alto desempenho no Enem é sua estratégia de estudos, existem provas e conteúdos mais importantes!

Pesquise a faculdade que você quer, leia o edital, veja quais conteúdos têm mais peso na referida faculdade, não dá para começar a estudar sem isso. Tem que estudar “tudo de tudo”, mas focar no peso das provas do Enem que cada faculdade cobra, isso também vale para vestibular direto, certo?

 

6. Foque nessas disciplinas para o Enem

Redação e Matemática, elas são provas que podem colocar sua nota lá em cima.

Portanto, escreva uma redação por semana e corrija, praticar é fundamental.

Matemática, estude todos os dias, pelo menos 30 minutos por dia, comece pela matemática básica, para evoluir nos outros conteúdos. Foque nesses conteúdos: 

  • Trigonometria;
  • Geometria analítica;
  • Probabilidade;
  • Análise combinatória;
  • Algoritmos.

É comum ver esses conteúdos no Enem de forma mais complexa. Vale ressaltar que a matemática básica serve para outras disciplinas como biologia, física, química e geografia. 

 

7. Estude os conteúdos mais recorrentes

E como saber quais são esses conteúdos? Respondendo provas antigas do Enem. Além de conhecer os conteúdos, você vai saber como está seu desempenho, o que você domina e o que você precisa melhorar. Por isso, resolva as provas.

 

8. Organize sua rotina de estudos

 

Organize sua rotina de estudos. Esses conteúdos precisam estar bem distribuídos no seu dia a dia. Mais uma das estratégias para ter um alto desempenho no Enem.

Desde o começo do nosso processo de ensino aprendizagem, quando começamos a frequentar a escola, nos é estabelecida uma rotina. A escola define horários para chegar na escola, para o início das aulas, para o intervalo, e para ir embora. 

Essa é uma rotina básica que seguimos quase que mecanicamente, mas o grande desafio é manter uma rotina de estudos fora do ambiente escolar. Isso porque, organizá-la e mantê-la por conta própria não é uma tarefa nada fácil. 

 

9. Fixação de conteúdos

Nessa jornada de preparação, algumas ferramentas de estudos e dicas para passar em Medicina podem ajudar na fixação do conteúdo, mas nem tudo se encaixa nelas. O importante é fixar os assuntos e estar bem mentalmente na hora da prova para que o nervosismo e a ansiedade não causem os tão temidos “brancos”.

Lembrando que os estudos têm que ter momentos de pausa fundamentais para restaurar a concentração.

10. Coma, durma, e faça outras atividades

Eu sei que a ansiedade é forte, a vontade de passar em medicina faz você querer devorar os livros e só viver para medicina, mas lembre-se que nem tudo precisa girar em torno disso.

Por isso é necessário momentos de descontração, para aliviar o estresse e a pressão que passar no vestibular de medicina pode trazer.

Desopilar também é uma das estratégias para ter alto desempenho no Enem.

 

Importância do sono para os estudos.

Domine habilidade leitora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Conecte-se com pessoas que amam a medicina tanto quanto você.

Faça parte da maior comunidade de estudantes de Medicina do Brasil e tenha acesso a materiais exclusivos, grupos de estudo e muito mais.

Seja um membro da maior rede de estudantes de Medicina do país.

Preencha o formulário e faça parte da comunidade!

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.