História do Aprovado: Medicina na Universidade Tiradentes

História do Aprovado: Universidade Tiradentes

A história do aprovado de hoje é da Sophia Cavalcante Mitidieri, 17 anos, estudante de medicina da Universidade Tiradentes.

A medicina não foi a primeira opção durante muito tempo na vida de Sophia, mas quando chegou no segundo ano do ensino médio a fagulha da profissão começou a se manifestar e Sophia identificou-se demais com a profissão, que já havia sido um sonho de infância.

“Durante a infância foi um sonho, ser médica seria a realização de tudo que gostaria de ser e fazer. Quando eu cresci, migrei entre inúmeras possíveis profissões tentando me encontrar, mas já não era mais um sonho. Até que voltou a ser durante o ensino médio e hoje é o sonho da minha vida. É a realização de tudo que sempre quis, sempre sonhei e do que sempre vou sonhar. Eu durmo e acordo pensando na transformação que isso faz na minha vida e na dos outros.” Comentou Sophia.

Sophia é estudante da Universidade Tiradentes, está cursando o primeiro período, porém o ingresso em medicina não foi na Unit, ela passou em uma universidade em Maceió (cidade vizinha), no entanto não conseguiu ficar longe da família, que é seu grande suporte e rede de apoio.

Sophia, contrariando as probabilidades e porcentagens dos alunos que passam em medicina, não esperou concluir o ensino médio. Quando estava no segundo ano do colégio, fez dois vestibulares, um em Aracaju e outro na Paraíba.

Método de estudos

Sophia além de estudar na sua escola, ela também fazia cursinho pré-vestibular na cidade onde mora e estuda, Aracaju, no estado de Sergipe.

Foi escolha dela fazer vestibulares tradicionais, não optou pelo Enem, mas não presuma que foi fácil, viu? Se liga na rotina de estudos dessa medaholic.

“Eu utilizei o método de adaptação por disciplina. Eu buscava uma metodologia distinta que se aplicasse para cada matéria, para focar nas minhas maiores dificuldades. Mas sempre priorizei a realização de questões. Fiz praticamente todas as provas da minha banca de 2013 a 2021 e foi a melhor metodologia que eu poderia ter adotado. Fazer questões antes e depois de estudar,  me ajudou a saber qual era a minha necessidade mais específica e quais eram os assuntos que eu mais precisava focar.” Afirmou Sophia.

E como essa metodologia ajudou Sophia na sua vida acadêmica?

Segundo Sophia, a rotina de hoje enquanto universitária, é a mesma de antes, sempre priorizando leituras ativas e muitas questões. Ela confessou para a melhores escolas médicas que estudar agora está sendo bem mais prazeroso e as questões de aplicação diária, são facilitadoras da retenção do conteúdo.

Sophia já pensa na especialização e tem um recado para quem está lendo esse texto:

“Gostaria muito de fazer oncologia, tenho uma paixão pela temática e desde o ensino médio, eu sempre gostei de estudar e pesquisar sobre o tema. Inclusive até fiz alguns cursos para me aprofundar.”

“Meu recado é que não desistam dos seus sonhos, sempre haverá tempo para que possamos lutar pelo que nos motiva a levantar da cama todos os dias. Confiem no processo de vocês, não é fácil, mas valerá a pena cada esforço. Estamos todos juntos nessa jornada. Por fim, lembrem-se sempre de estudar, mas também priorizar o autocuidado e as relações sociais. Não há aprovação que valerá a pena se você estiver sem saúde para aproveitá-la! Boa sorte, estou vibrando por vocês daqui!” Afirma Sophia.

Se inspirou nessa história do aprovado? Acesse a baixo outros relatos de aprovados em medicina e prepare-se para a sua aprovação.

Veja mais história do aprovado em medicina: