Vale a pena cursar medicina pelo FIES?

medicina pelo FIES

Muitas pessoas ficam confusas antes de entrar em uma instituição de ensino superior, ainda mais com os processos complicados que fazem a vida pré-graduação uma correria. A escolha do curso, a incrível rotina de estudos, a análise da vida financeira… e finalmente como ingressar de fato em uma Instituição de Ensino Superior – IES.

Existem muitos programas que facilitam o ingresso do candidato no curso superior que ele almeja. Esses programas podem ser públicos ou privados. Hoje nós vamos falar do programa mais famoso quando o assunto é financiamento – O FIES.

Confira a matéria completa e decida se vale a pena cursar medicina pelo FIES

Sisu x Prouni x Fies

Os programas federais sempre mobilizam a maior parte das pessoas. Todos eles possuem algo em comum… O Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é o grande divisor de águas que define quem vai ingressar de vez no curso e quem vai esperar mais um pouquinho. Confira a diferença entre cada uma delas.

• Sisu

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um importante programa criado pelo governo federal, e que promove a seleção de estudantes para as mais diversas instituições de ensino superior nas esferas federal e estadual.

• Prouni

Mantido pelo Governo Federal, o Prouni concede bolsas de estudos nas modalidades parcial, que corresponde à metade das mensalidades, e integral, que cobre todos os custos da graduação.

• Fies

O Fies é concedido financiamento de parte do valor do curso. O Fundo de  Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que auxilia indivíduos de baixa renda a se formarem em instituições privadas de nível superior. Isso possibilita que pessoas sem poder aquisitivo paguem a mensalidade para financiar os pagamentos futuros.

Vale a pena estudar medicina pelo Fies

Medicina é um curso reconhecido pelo valor da sua mensalidade que costuma assustar um pouco. Mesmo com um financiamento é preciso ter uma organização bem elaborada para evitar alguns problemas no futuro.

Além disso existe um teto em relação ao valor que é possível financiar. A partir do segundo semestre de 2022 o valor do teto de financiamento para o curso de medicina é de R$ 52.805,66 Isso devido a um aumento de 22,8% em relação ao valor anterior. Para os demais cursos o valor permanece o mesmo: R$ 42.983,70

Então é importante ressaltar que o valor que exceder esse teto vai ter que sair do bolso do candidato. Para exemplificar: Se o seu Fies cobre 7.000 de mensalidade e o valor mensal do seu curso é de 9.000, os 2.000 restantes devem ser pagos por você.

Vale a pena para você?

Coloque todas as contas na ponta do lápis e pense no que é melhor para você! Se precisar de ajuda com essas coisinhas pode dar uma olhada no nosso portal que tem vários conteúdos sobre planejamento financeiro. Confira:

Quero cursar medicina mas não tenho dinheiro

Passei em medicina, como organizar o bolso?

Gostou do conteúdo sobre  medicina pelo FIES ? No nosso portal tem várias matérias que podem te interessar. Confira: