Vale a pena cursar medicina pelo FIES?

Compartilhar:

medicina pelo FIES

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Muitas pessoas ficam confusas antes de entrar em uma instituição de ensino superior, ainda mais com os processos complicados que fazem a vida pré-graduação uma correria. A escolha do curso, a incrível rotina de estudos, a análise da vida financeira… e finalmente como ingressar de fato em uma Instituição de Ensino Superior – IES.

Existem muitos programas que facilitam o ingresso do candidato no curso superior que ele almeja. Esses programas podem ser públicos ou privados. Hoje nós vamos falar do programa mais famoso quando o assunto é financiamento – O FIES.

 

Confira a matéria completa e decida se vale a pena cursar medicina pelo FIES

 

Sisu x Prouni x Fies

Os programas federais sempre mobilizam a maior parte das pessoas. Todos eles possuem algo em comum… O Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é o grande divisor de águas que define quem vai ingressar de vez no curso e quem vai esperar mais um pouquinho. Confira a diferença entre cada uma delas.

  • Sisu

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um importante programa criado pelo governo federal, e que promove a seleção de estudantes para as mais diversas instituições de ensino superior nas esferas federal e estadual.

  • Prouni

Mantido pelo Governo Federal, o Prouni concede bolsas de estudos nas modalidades parcial, que corresponde à metade das mensalidades, e integral, que cobre todos os custos da graduação.

  • Fies

O Fies é concedido financiamento de parte do valor do curso. O Fundo de  Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que auxilia indivíduos de baixa renda a se formarem em instituições privadas de nível superior. Isso possibilita que pessoas sem poder aquisitivo paguem a mensalidade para financiar os pagamentos futuros.

 

Vale a pena estudar medicina pelo Fies

Medicina é um curso reconhecido pelo valor da sua mensalidade que costuma assustar um pouco. Mesmo com um financiamento é preciso ter uma organização bem elaborada para evitar alguns problemas no futuro.

Além disso existe um teto em relação ao valor que é possível financiar. A partir do segundo semestre de 2022 o valor do teto de financiamento para o curso de medicina é de R$ 52.805,66 Isso devido a um aumento de 22,8% em relação ao valor anterior. Para os demais cursos o valor permanece o mesmo: R$ 42.983,70

 

Então é importante ressaltar que o valor que exceder esse teto vai ter que sair do bolso do candidato. Para exemplificar: Se o seu Fies cobre 7.000 de mensalidade e o valor mensal do seu curso é de 9.000, os 2.000 restantes devem ser pagos por você.

 

Vale a pena para você?

Coloque todas as contas na ponta do lápis e pense no que é melhor para você! Se precisar de ajuda com essas coisinhas pode dar uma olhada no nosso portal que tem vários conteúdos sobre planejamento financeiro. Confira:

 

Quero cursar medicina mas não tenho dinheiro

Passei em medicina, como organizar o bolso?

 

Gostou do conteúdo sobre  medicina pelo FIES ? No nosso portal tem várias matérias que podem te interessar. Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?