Vale a pena fazer cursinho para medicina?

Olá medaholic, como você está? Hoje vamos falar se vale a pena fazer cursinho para medicina. É essa sua dúvida, ou de alguém que você conhece? Então continue comigo nesse texto.

No percurso para passar entrar numa escola médica, são várias dúvidas e incertezas, e sabemos como a cabeça do estudante pode ficar nesse momento tão importante.

E agora? Como vou estudar para medicina? Estudo em casa, ou faço cursinho? Para ajudar a clarear sua mente, vamos dar algumas dicas se vale a pena fazer cursinho para medicina, pega a visão:

Quanto custa um cursinho para medicina? $

Sabemos que dinheiro não dá em árvore, infelizmente, imagina que sonho, um pé de dinheiro no quintal? Hahaha, tá bom de devaneios, vamos voltar ao que interessa.

Para você que está aí na dúvida se fazer cursinho vale a pena, tenha em mente que:

• Tem um custo, você, ou sua rede de apoio podem arcar financeiramente com isso?
  • A maioria dos cursinhos dão opções para você estudar, como assim? Você pode estudar matérias isoladas, por exemplo: matemática e redação, ou ciências da natureza e humanas, e por aí vai. Essa modalidade tende a ser mais barata, mas ainda há o custo, e se quiser fazer todas as disciplinas, aí custa um pouco mais caro.
  • E qual valor? Aí vai depender da sua região. Aqui no Nordeste a média de preço está entre R$1.000, 00 e R$2.000,00 reais.

Mas calma, alguns cursinhos oferecem bolsas de estudos, fazem seleções anualmente, então é bom ficar de olho nos cursinhos da sua região que oferecem bolsas parciais ou integrais.

Você tem disponibilidade de horário?

A maioria dos cursinhos são durante o dia, então se você trabalha, isso pode atrapalhar um pouco, a oferta de cursos noturnos é bem escassa. Mas vai depender da sua região.

Quantidade de alunos por turma

E o que a quantidade de pessoas vai influenciar? Sim! Em algumas coisas, pequeno gafanhoto! Imagine um professor para dar conta de uma turma com 300 pessoas? Todas no mesmo foco, que é passar em medicina, porém com dúvidas diferentes, desempenhos diferentes, sabemos que o aprendizado é individual.

Então, na hora de escolher seu cursinho, prefira os que possuem turmas menores, e que sejam agrupadas por áreas do mesmo interesse. Isso vai fazer diferença.

Você rende melhor sozinho ou em um cursinho para medicina?

São vários os perfis de estudantes, como disse anteriormente o aprendizado é bem individual. Tem gente que vai para o cursinho, assiste às aulas e depois vai para casa estudar, e tem aquele aluno que passa o dia no cursinho, assiste às aulas e fica por lá estudando. Na maioria dos cursinhos são disponibilizadas salas de estudos e biblioteca: são pontos positivos para te ajudar na concentração, se na sua casa o ambiente seja ruidoso ou te distraia facilmente.

Outro ponto, são os grupos de estudos formados nos cursinhos, geralmente os alunos se juntam para estudar coletivamente os mesmos assuntos, resolver questões ou provas antigas do concurso que você almeja.

Fácil acesso a mentoria e direcionamento de estudos

No cursinho você pode encontrar mentoria à sua disposição, pintou uma dúvida, um questionamento, existem mentores e professores que podem prontamente te auxiliar nesse momento.

Além da mentoria, você tem o direcionamento do estudo; no cursinho são disponibilizados conteúdos, novidades, simulados, tudo que envolva o concurso que você quer fazer, seja Enem ou vestibular direto.

Dessa maneira você sabe como estudar, desenvolvendo um melhor desempenho.

Outra coisa bacana é que na maioria dos cursinhos, eles simulam a provas de verdade, com a duração da prova, o número das questões, entre outras coisas. Isso faz com que você se prepare e esteja familiarizado com a prova.

Todo mundo no mesmo barco e unidos até o fim

Outro ponto positivo de fazer cursinho é que você cria laços e amizades com a galera da sua turma, isso te ajuda a manter o foco, e ter leveza durante o processo.

Além de estudar, você também está cuidando da sua saúde mental. Ter amigos, falar bobagem, rir, ter alguém para segurar na sua mão e te dar apoio.

Na maioria dos cursinhos são disponibilizados psicólogos, e psicopedagogos, para auxiliar na pressão e na ansiedade que esse momento pode gerar para alguns alunos.

E aí medaholic?! Espero que esse texto tenha te ajudado a decidir se vale a pena fazer cursinho para medicina.

VEJA DICAS DE ESTUDO PARA PASSAR EM MEDICINA: