Qual a nota para passar em Medicina?

estudar Medicina em Santa Catarina

A faculdade de Medicina continua sendo uma das mais disputadas em todo o Brasil. E não é pra menos, afinal, a carreira médica possui umas das perspectivas mais consolidadas entre as profissões, além de ser um ofício onde é possível exercer o seu dom em benefício do próximo.

São diversas as possibilidades de ingresso numa Escola Médica. Você pode optar pelos processos seletivos tradicionais, se o seu desejo for estudar numa instituição particular, ou ainda pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um vestibular nacional que viabiliza o acesso em centenas de cursos públicos e também privados.

Sendo assim, uma pergunta feita por muitos dos medaholics logo que começam a preparação: qual nota preciso para passar em Medicina? Fica comigo que eu trouxe a resposta pra você.

Nota de Corte

O curso de Medicina possui a maior nota de corte nas principais universidades do país. Para você ter ideia, essa concorrência é tão elevada que pode chegar a mais de 200 pessoas disputando uma única vaga.

Conseguir vaga em Medicina é um desafio até para o aluno mais bem preparado. Em edições recentes, algumas Escolas Médicas registraram notas de corte próximas dos 900 pontos! Vem cá entender como elas são calculadas.

Para tentar uma vaga na carreira de Medicina oferecida na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o estudante precisou ter, no mínimo, média de 772 pontos no Enem 2021. Mas, ainda é possível conseguir a aprovação com uma nota menor do que essa! Várias universidades exigiram menos de 650 pontos.

Na MEM você encontra as notas de corte para medicina agrupadas por região!

Confira abaixo:

Que tal agora conhecer as 5 universidades com as maiores notas de corte em medicina? Clica aqui.

Preste atenção!

Como contei acima, existem universidades públicas e privadas que aceitam o Enem como complemento do vestibular tradicional. Fica ligado, porque as regras variam de uma instituição para outra e, portanto, é preciso ler o edital de cada processo seletivo.

Nas Escolas Médicas privadas que oferecem a graduação em Medicina, é comum que o vestibular para esse curso seja separado dos demais. O que isso significa? Além da quantidade maior de candidatos, o processo seletivo costuma ser mais criterioso e não se baseia apenas na nota do Enem.

Você está escolhendo qual Escola Médica cursar? Acompanhe o MEM nas redes sociais para saber mais sobre cursos, bolsas de estudo, notas de cortes e vestibulares de Medicina em todo o Brasil.