Cursar Medicina em Universidades particulares, além da concorrência e o valor da mensalidade, há a dúvida de onde estudar Medicina. Esse post é dedicado a facilitar sua procura no que diz respeito à concorrência e número de vagas. Vamos dar um panorama das faculdades de medicina no Brasil e mostrar a realidade de cada região. Os dados da concorrência são do Censo da Educação Superior de 2019 e os dados das vagas são do E-MEc 2021. Vem com a gente!
Faculdades de medicina com o maior e menor número de vagas
A faculdade de medicina privada com o maior número de vagas no Brasil é a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. São 342 vagas oferecidas. A faculdade com o menor número de vagas fica no sudeste. A Faculdade Metropolitana São Carlos Bji, no município de Bom Jesus de Itabapoana, no Rio de Janeiro, oferece apenas 20 vagas.
Em nível nacional, a universidade privada com a maior concorrência por vaga é a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, em São Paulo. São 93 candidatos por vaga! Mas há universidades com a concorrência muito baixa que se aproxima de um candidato por vaga.
Faculdades de medicina com concorrência baixa
- Faculdade Ceres, em São Paulo – 120 vagas;
- Faculdade de Medicina de Olinda, em Pernambuco – 200 vagas;
- Centro Universitário Ingá , no Paraná – 100 vagas;
- Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco – 200 vagas;
- Centro Universitário São Francisco de Barreiras, na Bahia – 80 vagas;
- Centro Universitário Maurício de Nassau, em Pernambuco– 268 vagas;
- Escola de Medicina Souza Marques da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, no Rio de Janeiro – 192 vagas;
- Centro Universitário Uninovafapi, no Piauí – 171 vagas;
- Centro Universitário Saúde Abc, em São Paulo – 150 vagas;
- Centro Universitário Ceuni – Fametro, no Amazonas – 150 vagas;
- Universidade Alto Vale do Rio Do Peixe, em Santa Catarina – 120 vagas;
- União Das Faculdades dos Grandes Lagos, São Paulo – 100 vagas;
- Instituto de Ciências da Saúde, em Minas Gerais – 80 vagas;
- Centro Universitário Ubaense Ozanam Coelho, Minas Gerais – 60 vagas;
- Centro Universitário Campo Real, no Paraná – 55 vagas;
- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai E das Missões, no Rio Grande do Sul – 55 vagas;
- Faculdade Metropolitana São Carlos Bji, no Rio de Janeiro – 20 vagas;
- Faculdade Santo Agostinho De Itabuna, na Bahia – 85 vagas;
- Centro Universitário Christus, no Ceará – 196 vagas.
BAIXE AQUI NOSSO EBOOK COM TUDO SOBRE FINANCIAMENTO PARA MEDICINA!
Vagas das Faculdades de medicina por região
Nordeste
No nordeste, a escola de medicina com maior número de vagas é o Centro Universitário Dom Pedro II, com 300 vagas. A escola com o menor número de vagas é a Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, no município de Eunápolis, com apenas 37 vagas.
Quanto à concorrência, praticamente todas têm uma baixa concorrência por vaga. Fica na média de um candidato por vaga. A concorrência de algumas universidades não aparece nos indicadores Censo da Educação Superior de 2019.
Norte
No Norte, a faculdade de Medicina privada com maior número de vagas é Centro Universitário Ceuni – Fametro, no Amazonas, com 150 vagas. As escolas com os menores números de vagas são: Itpac Cruzeiro do Sul, no Acre, e Faculdade de Medicina Estácio de Castanhal, no Pará. Ambas com 50 vagas.
Quanto à concorrência, praticamente todas têm uma baixa concorrência por vaga. Fica na média de um candidato por vaga. A concorrência de algumas universidades não aparece nos indicadores Censo da Educação Superior de 2019.
Sul
Na região Sul, a escola de Medicina privada com maior número de vagas é a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, no município de Caçador, em Santa Catarina, com 120 vagas. As escolas com os menores números de vagas são: Centro Universitário Campo Real, em Guarapuava, no Paraná, e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em Erechim, no Rio Grande do Sul. As duas instituições oferecem 55 vagas no curso de Medicina.
Quanto à concorrência, praticamente todas têm uma baixa concorrência por vaga. Fica na média de um candidato por vaga.
Sudeste
Na região Sudeste a escola de Medicina privada com maior número de vagas é a Escola de Medicina Souza Marques da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, no Rio de Janeiro, com 192 vagas. A escola com menor número de vagas é a Faculdade Metropolitana São Carlos Bji, no município de Bom Jesus de Itabapoana, no Rio de Janeiro, com apenas 20 vagas.
Quanto à concorrência, praticamente todas têm uma baixa concorrência por vaga. Fica na média de um candidato por vaga.
Centro Oeste
Na região Centro Oeste a curso de Medicina com maior número de vagas é Faculdade Imepac de Itumbiara, em Goiás, que oferece 120 vagas. As escolas com a menor quantidade de vagas são: Faculdade Estácio do Pantanal, no município de Cáceres, no Mato Grosso, e Faculdade Unicesumar de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com 50 vagas cada uma.
A concorrência das graduações de Medicina do Centro Oeste não aparece nos indicadores Censo da Educação Superior de 2019.
Conclusão
Você viu um panorama de vagas e concorrência, mas há outros fatores que devem ser levados em consideração, como os indicadores de qualidade do MEC do curso de graduação que você pretende estudar. Afinal, esse investimento no futuro deve ser feito com qualidade!
Veja mais sobre o curso de medicina:
-
Baixe aqui as provas e gabaritos dos vestibulares de medicina mais concorridos do brasil!
-
Faça o nosso Simuladão para o Enem!
Uma resposta
Eu gosto dos vossos cursos