Notas de corte de medicina do SISU 2022.2

Notas de corte

As notas de corte são da ampla concorrência

O SISU 2022.2 já liberou os resultados da chamada regular e com o resultado vem também as notas de corte. Foram ofertadas 1583 vagas de medicina distribuídas em 30 instituições de Ensino. Qual será que foi a maior nota de corte? E a menor?

Confira aqui as notas de corte!

Para ser convocado na chamada regular foi necessário ter tirado acima de 777 pontos no enem. Os cursos que tiveram a menor nota de corte no segundo semestre deste ano foram:

• UFPI, em Picos/PI: 777,44 pontos
  • UFDPar, em Parnaíba/PI: 779,96 pontos
  • UFCA, em Barbalha/CE: 784,24 pontos
  • UFBA, em Salvador/BA: 787,09 pontos
  • UESPI, em Teresina/PI: 787,29 pontos
  • UFMA, em Pinheiro/MA: 787,52 pontos
  • Unimontes, em Montes Claros/MG: 787,73 pontos
  • UFMA, em Imperatriz/MA: 788,30 pontos
  • Unipampa, em Uruguaiana/RS: 788,96 pontos
  • UFBA, em Santo Antônio de Jesus/BA: 789,30

As notas de corte são da ampla concorrência

No último ano, a menor nota de corte foi da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Para ser convocado na 1° chamada era necessário ter uma média de 772 pontos.

Lembrando que algumas Instituições podem oferecer um bônus para participantes da mesma região. Isso é um fator que pode aumentar a nota de corte de um curso.

A maior nota de corte

A instituição que apresentou a maior nota de corte foi a UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM com média de 912,57. A pessoa tem que ter acertado quase todas as questões do Enem e ainda ter caprichado muito na redação.

Como fazer uma redação nota mil

Notas de corte

A nota de corte indica a média mínima necessária para ser selecionado na chamada regular. A nota de corte pode variar bastante e depende de alguns critérios.

• O curso escolhido
  • A instituição de ensino
  • O turno
  • O campus
  • Modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência

O curso de Medicina possui as maiores notas de corte nas principais universidades do país. Para você ter ideia, essa concorrência é tão elevada que pode chegar a mais de 200 pessoas disputando uma única vaga.

Para entender mais é só dar uma olhada na matéria que a gente deixou para você:

Entenda como funciona a nota de corte Sisu

O QUE É O SISU?

“O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.”

-Acesso único-

E aí medaholic? Ficou surpreso com as notas de corte do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada?

Confira alguns conteúdos que podem te interessar:

Documentação do ENEM: Documentos digitais serão aceitos

Quais as diferenças do Fies para medicina?

Sisu 2022: MEC divulga resultados e abre lista de espera

O 5G no Brasil: A tecnologia vai chegar na medicina?